Chrome vai bloquear anúncios para priorizar desempenho

0

Caso o anúncio esteja exigindo muito processamento ou rede de dados, não será exibido


Os desenvolvedores do Chrome anunciaram uma medida importante para manter o desempenho do navegador ao acessar páginas variadas da internet, anúncios pesados serão automaticamente bloqueados para evitar sobrecarga, agilizando o carregamento do conteúdo. Segundo o time por trás do navegador, a decisão foi tomada seguindo o princípio do navegador, o “Chrome é desenvolvido para ser rápido e responsivo sem prejudicar ou atrapalhar a experiência”.

A medida vem com o plano de “Melhores Padrões de Anúncios” do Google, que colheu informações de usuários para tomar decisões importantes sobre como as campanhas são exibidas em páginas. De acordo com a descrição do estudo feito pelos desenvolvedores, ficou claro que é um incômodo para os usuários o carregamento de anúncios em algumas situações, as exibições publicitárias muitas vezes consomem bateria do dispositivo e aumenta o uso da rede de dados.

A decisão é tomada com uma programação que analisa o consumo de rede e o uso de processamento do processador, o “Chrome limitará os recursos que um anúncio poderá utilizar antes de um usuário interagir com ele”. Quando esse anúncio atingir um limite, em vez de carregado, ele apresentará uma mensagem de erro. Caso o item tente ultrapassar o consumo de 4MB ou exija o total de 15 segundos em um período de tempo de 30 segundos, será bloqueado.

Apesar de apenas 0,3% dos anúncios estarem dentro dessas características, eles representam 27% dos dados de rede usados por anúncios e 28% de todo o uso da CPU do anúncio. Essas medidas serão testadas nos próximos meses e devem fazer parte da versão estável do Google Chrome já em agosto deste ano.

Recentemente, vimos que o Google Pixel 4a pode custar cerca de U$349, menos que o Apple iPhone SE. Os rumores apontam que o smartphone da Google teria ainda armazenamento maior que o do rival, saiba mais nesta notícia.

Notícia anteriorFacebook compra Giphy e vai integrar plataforma ao Instagram
Próxima notíciaInstagram vai notificar prints? Possível atualização confunde usuários