Pesquisa revela melhores empresas de internet móvel do Brasil

0

Claro faz bonito em estudo da Opensignal e TIM sai na frente quando o assunto é 4G. Oi e Vivo não venceram nenhuma categoria.



Um estudo com base no velocímetro da Opensignal aponta que os clientes da Claro têm a internet móvel mais rápida do Brasil, com velocidade média de 27 Mb/s para baixar arquivos. Segundo o relatório, a operadora oferece velocidade duas vezes e meia mais rápida que a Oi. A Claro também aparece na primeira posição em velocidade de upload (envio de arquivos) com velocidade média de 7Mb/s.

Pesquisadores também avaliaram as experiências em serviços de voz, velocidade de download e upload, latência e disponibilidade e cobertura 4G. A Claro ficou em primeiro lugar nas categorias de experiência em vídeo e serviços de voz. Já a TIM conquistou o ouro em experiência de latência, disponibilidade 4G e cobertura 4G. Oi e Vivo não venceram nenhuma categoria.

O levantamento engloba as 36 maiores cidades do Brasil. A Claro foi eleita a internet mais rápida em 22 cidades e chegou à marca de 34,3 Mb/s de velocidade de download em Florianópolis. A capital de Santa Catarina é contemplada também pela velocidade de upload (envio de arquivos) mais rápida do Brasil: média de 12,7 Mb/s.

Além disso, o estudo aponta que a experiência de vídeos em internet móvel dos brasileiros melhorou em comparação com o último relatório. A empresa concluiu que os brasileiros passaram a assistir vídeos com menos interrupções e com tempo menor de carregamento. O recorte considera velocidade, consistência e qualidade das imagens.

TIM e Vivo receberam classificação “boa” neste quesito, assim como a Claro, que já tinha alcançado este patamar na avaliação anterior. Segundo a análise, a TIM foi a operadora que mais avançou na categoria. A Oi foi a única operadora que ficou na categoria “justa”.

Os analistas destacaram também a importância das redes 4G de 700 MHz. Segundo o estudo, a tecnologia contribuiu para que os clientes da TIM fiquem mais tempo conectados à rede de quarta geração. A Oi fracassa neste ponto por não oferecer a tecnologia.

O documento também cita a importância da implementação do 5G no Brasil. “Esperamos que a experiência da rede móvel continue melhorando à medida que o mercado amadurece”, afirmam os responsáveis pelo estudo.

Notícia anteriorFBI desbloqueia iPhone 11 Pro de criminoso sem a ajuda da Apple
Próxima notíciaBrasil é o 3º país do mundo em que pessoas passam mais tempo em aplicativos