Suposto Xperia Play 2 mostram como seria 2º celular gamer da Sony

0

Apesar de ter chamado bastante a atenção em seu lançamento, o smartphone Xperia Play não teve o sucesso esperado pela divisão de celulares da Sony — na época, SonyEricsson.


Mesmo assim, durante muitos anos circularam boatos de que o celular de 2011 tinha um sucessor em desenvolvimento e o modelo pode ter sido revelado em fotos divulgadas no fórum Reddit.

Segundo o autor da publicação, o aparelho foi anunciado em uma loja de produtos usados na China, a seção de classificados do site TaoBao chamada Idle Fish.

O celular segue o visual dos últimos modelos lançados pela SonyEricsson, caso do Xperia Acro (que possuía apenas o nome Sony na parte frontal, enquanto a traseira mostrava o logotipo da SonyEricsson), ou os primeiros modelos da Sony Mobile, como o Xperia Ion (que inclui os mesmos botões capacitivos do aparelho nas fotos).

Ao que tudo indica, o protótipo do Xperia Play 2 era mais fino que o antecessor e incluía os mesmos botões de ação, com direito ao L e o R. Ao lado dos dois gatilhos, o que parecem ser os botões L2 e R2 são, na verdade, as entradas para cartão de memória (novamente microSD) e SIM.

Ao lado do Select e Start, o Xperia Play 2 inclui dois botões: o primeiro replica a função menu usado na época pelo sistema Android, enquanto o segundo possui apenas a legenda “3D”. Esta opção sugere um efeito tridimensional semelhante ao usado no Nintendo 3DS e em alguns celulares, como LG Optimus 3D e nos aparelhos (fracassados) que marcaram a estreia da fabricante de câmeras RED e da Amazon no mercado de smartphones — o Hydrogen One e o Fire Phone, respectivamente.

“PlayStation Phone”

O primeiro (e único) Xperia Play mostrou algumas das melhores facetas da Sony, prometendo uma experiência de jogos caprichada, com direito a botões semelhantes aos dos joysticks da linha Playstation, em um aparelho com mecanismo similar ao do console portátil PSP Go, que escondia os controles sob a tela deslizante.

O Xperia Play também apresentava algumas das características inexplicáveis da Sony, como a falta de integração entre as diferentes divisões da empresa. Apesar dos controles físicos e dos botões que caracterizam a linha PlayStation (triângulo, círculo, quadrado e X), o Xperia Play acabou recebendo poucos jogos, boa parte deles lançada no app PlayStation Pocket/Mobile, disponível para outros aparelhos, inclusive de marcas rivais.

Além disso, apesar do uso do potente (para a época) processador Snapdragon S2, o Xperia Play contava com apenas 400 MB de espaço para armazenamento, compensado com a inclusão de um cartão de memória microSD de 8 GB.

A falta de espaço livre no aparelho contribuiu para que o celular ficasse preso à versão 2.3 (Gingerbread) do Android com a qual foi lançada, apesar de a SonyEricsson ter anunciado que o modelo receberia o Android 4.0 (algumas ROMs alternativas chegaram a oferecer o novo sistema, mas a instalação delas removia alguns recursos nativos para jogos).

Fãs da Sony que buscam um celular para jogos vão ter que se satisfazer com aparelhos como o recém-lançado Xperia 5 II, e conectá-los a um DualShock 4 — mas não no Brasil, já que a marca deixou de vender celulares oficialmente por aqui.

Curiosamente, o conjunto forma uma interessante opção para o serviço de streaming da Microsoft (também não disponível no Brasil) incluído com a assinatura Xbox Game Pass Ultimate, já que o serviço equivalente da Sony, o PlayStation Now, não chegou a ser lançado para celulares.

Apesar da atual moda de smartphones para jogos, a crise enfrentada pela divisão de celulares da Sony, que deixou o Brasil em 2019, não oferece muitas esperanças para quem ainda sonha com um novo PlayStation Phone.

Notícia anteriorWhatsApp pode estar perto de liberar uso de uma conta em quatro aparelhos.
Próxima notíciaSamsung anuncia nova linha de ar-condicionado sem vento