YouTube terá de pagar até US$ 200 milhões por violar privacidade das crianças

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Na última sexta-feira (30), FTC votou a favor de pagar as acusações federais de privacidade contra o YouTube. O acordo oficial provavelmente será tornado público nesta semana.


Ninguém pode dizer que o YouTube não tentou: nos últimos tempos, a maior plataforma de vídeos da atualidade implantou várias diretrizes em prol do público infantil para se alinhar às exigências da Federal Trade Commission (FTC). Mudanças como a remoção de anúncios e de conteúdos violentos/ofensivos destinados às crianças foram algumas das tentativas do YouTube.

Os termos exatos do acordo ainda não foram divulgados, mas, dependendo do cenário, a Google pode ter de pagar multas entre US$ 150 milhões (R$ 620 milhões) e US$ 200 milhões (R$ 827 milhões). A empresa foi acusada de práticas de coleta e segmentação de dados no YouTube, algo que viola a Lei de Proteção à Privacidade Online para Crianças (COPPA).

No mesmo dia da votação, o YouTube divulgou a versão da web do YouTube Kids, assim como um conjunto de filtros de conteúdo direcionados a idades específicas, como a idade pré-escolar (até 4 anos), 5 a 7 anos e 8 a 12 anos. “Criamos o YouTube Kids para desenvolver um ambiente mais seguro para as crianças explorarem seus interesses e curiosidade, enquanto fornecemos aos pais as ferramentas para personalizar a experiência deles”, anunciou a empresa. Além disso, a plataforma também fez várias mudanças nas políticas em resposta ao acordo pendente nas últimas semanas.

Sobre a multa, de acordo com o jornal norte-americano Politico, um grupo de defesa do consumidor chamado Public Citizen apontou:

“Segundo a lei de privacidade das crianças, a FTC tinha autoridade para impor dezenas de bilhões de dólares em multas contra a Google. Uma penalidade de não mais de US$ 200 milhões falha totalmente na proteção dos direitos da criança. Não pune a Google adequadamente nem impede a Google ou outras empresas de futuras violações”.

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