50 comerciantes compartilham suas melhores dicas de marketing para empresas locais

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Criar uma estratégia de marketing para sua marca é vital para seu sucesso. Mas às vezes, o marketing local é esquecido, aqui estão algumas dicas para incorporá-lo à sua estratégia.


Muitas pessoas costumam falar sobre estratégias de marketing de maneira muito superficial. Isso às vezes significa que nos esquecemos do marketing em nossa área local.

Como muitos negócios online, esquecemos que temos uma localização base e que, se dedicarmos um pouco de tempo e trabalharmos em nossa estratégia de marketing local, isso poderá abrir algumas novas portas para nós.

Por isso, decidimos entrar em contato e ver como os outros lidaram com o marketing local e quais canais de marketing se mostraram mais eficazes para atrair novos clientes.

Para coletar dicas sobre marketing de empresas locais, publicamos uma pesquisa com 4 perguntas curtas e 2 longas. 50 profissionais de marketing compartilharam seus insights, sucessos e arrependimentos relacionados ao marketing local. Nós cobriremos suas respostas detalhadas mais tarde no artigo. Mas primeiro, vamos dar uma olhada nas estatísticas surpreendentes que coletamos.

Crie uma página do Google Meu Negócio e reivindique listagens locais com o Google Maps para obter melhores resultados de pesquisa.

Quando perguntamos aos profissionais de marketing se todas as empresas locais deveriam ter uma página do Google Meu Negócio , os resultados foram impressionantes. 98% dos profissionais de marketing responderam “sim!”. O Google My Business ajuda sua empresa local conectando-se ao Google Maps para exibir sua localização.

Ele também permite que os clientes liguem para você com facilidade, enviem mensagens para você, acessem seu website e abram rotas quando eles procurarem por seu website. Mais importante, eles têm uma maneira fácil de deixar comentários positivos relacionados a você, para ajudar sua reputação. Além disso, você pode acompanhar com facilidade quantos usuários interagem com sua empresa por meio de sua listagem.

Além disso, quando perguntamos aos profissionais de marketing se eles acham que reivindicar listagens e citações locais ainda fornece um grande impacto na pesquisa local, 92% responderam afirmativamente. Então, certifique-se de reivindicar sua empresa no Google Maps para impulsionar seus rankings locais!

Melhor canal de marketing para empresas que acabaram de lançar o site: SEO

Quando perguntamos aos profissionais de marketing: “Se uma empresa acaba de lançar o site, em que canal de marketing eles devem se concentrar primeiro?”. O SEO venceu, com 32% dos profissionais de marketing nomeando-o.

Curiosamente, a pesquisa paga (o “oposto” da busca orgânica / SEO) foi o segundo canal mais mencionado, com 24%.

O conteúdo, um canal que trabalha de perto com o SEO, ficou em terceiro lugar, com 18%. Assim, empresas com uma nova presença na Web devem empregar uma estratégia de SEO localizada que inclua a criação de conteúdo de qualidade para as necessidades de seu público, para competir efetivamente nos resultados de pesquisa orgânica.

Outros canais nomeados por mais de um comerciante incluíram encontros locais (8%), e-mails e chamadas de saída (6%), social (4%) e boca a boca (4%).

4% dos profissionais de marketing chamaram vários canais, em combinações que incluíam as principais respostas da pesquisa de SEO, conteúdo e pagamento (suas respostas estão incluídas nas estatísticas acima).

6% disseram que o melhor canal de marketing depende da situação, tipo de negócio e / ou clientes alvo.

Canal de marketing mais eficaz para atrair novos clientes: SEO vence novamente

Em seguida, perguntamos aos profissionais de marketing quais canais de marketing eles consideravam mais eficazes para atrair novos clientes para seus negócios existentes. O SEO voltou a ser vitorioso, com 32% dos profissionais de marketing o nomeando. Isso demonstra a importância de manter o SEO do seu negócio regularmente.

Pago e social amarrado para o segundo mais eficaz, com 18% cada. Outros canais mencionados por mais de um profissional de marketing incluíram boca-a-boca (12%), conteúdo (8%) e encontros locais (8%), que também foram nomeados por mais de um profissional de marketing como um primeiro canal eficaz para empresas locais que apenas lançou seu site.

6% disseram que os canais mais eficazes dependem dos clientes, público e / ou tipo de negócio de uma empresa. Outros 6% nomearam uma mistura de métodos (quando especificaram esses métodos, suas respostas foram incluídas acima).

11 erros e arrependimentos a evitar ao começar a comercializar o seu negócio local

Em nossa primeira longa pergunta, pedimos aos nossos profissionais de marketing que compartilhassem os erros cometidos e lamentem o fato de terem começado a comercializar seus negócios localmente, para ajudar os novatos a evitar essas armadilhas.

1. Falhar em encontrar um equilíbrio com a mídia social

Alguns profissionais de marketing lamentaram que não aproveitassem bem a mídia social . Irena Zobniow, da Insightland , diz: “Eu lamento ter subestimado, ou melhor, que eu não coloquei esforço suficiente em atividades de mídia social como Facebook, LinkedIn e assim por diante. Hoje, sei que não há melhor maneira de atrair a atenção e construir o reconhecimento da marca do que a interação em tempo real com os clientes locais em potencial. Perfis de mídia social bem estabelecidos ajudam as atividades de SEO e permitem que os usuários entrem em contato com você de maneira mais fácil do que eles preferem. ”

Da mesma forma, Jacob Dayan, da Community Tax , nos disse: “Eu me arrependo de não ter pulado no trem de mídia social ainda mais cedo. Ter uma forte presença social é um símbolo de confiabilidade para os consumidores em potencial e também é uma ótima ferramenta para interagir com os clientes e responder perguntas. O Twitter tornou-se essencialmente a nova linha de atendimento ao cliente para muitas pessoas ”.

No entanto, o equilíbrio é fundamental, como outros profissionais de marketing lamentaram a ênfase excessiva nas mídias sociais. “Passei muito tempo no Facebook e no Instagram quando comecei”, diz Jacob Landis-Eigsti, da Jacob LE Video Production . “Você precisa constantemente postar nessas plataformas para crescer e levou mais tempo do que valeu a pena. Eu também me concentrei muito em mim e no meu negócio, em vez de ajudar meus clientes em potencial de qualquer maneira que eu pudesse. Eu não esclareci precisamente quem era meu cliente ideal e adaptei meu conteúdo ao seu redor, o que foi um grande erro ”.

2. Não desenvolvendo conteúdo de qualidade

James Pollard, The Advisor Coach, aconselha pequenas empresas a investir em conteúdo de qualidade desde o início, em vez de cair na armadilha que ele fez. “Uma coisa que me arrependo é não gastar tanto tempo em marketing de conteúdo quanto deveria”, relata Pollard. “Eu achava que artigos curtos de 500 palavras me ajudariam a alcançar as perspectivas. Descobri que os clientes em potencial não passaram muito tempo no meu site e a taxa de rejeição era alta. No entanto, quando comecei a dedicar mais tempo e esforço ao meu conteúdo, recebi mais clientes em potencial e a taxa de rejeição diminuiu, o que significou que as pessoas estavam indo para outras páginas. ”

3. Falha em garantir a precisão das informações

Publicar um nome, endereço e número de telefone consistentes em vários diretórios é fundamental, como atesta Kevin Begola, do Titanium Buzz . “Eu sabia que os diretórios locais são fantásticos para ganhar links de qualidade, melhorar a visibilidade local e aumentar a classificação no pacote de mapas SERP, mas não levei em conta que a consistência e precisão das informações comerciais são cruciais. Eu deveria ter me certificado de que as informações da minha NAP (nome, endereço, telefone) aparecessem da mesma forma em todas as citações locais que eu criasse. Além disso, gostaria de ter criado uma lista completa de minhas contas em sites de citação locais porque, quando me mudei para uma nova loja, era difícil alterar meu endereço em todos os diretórios. ”

4. Não se concentrar em clientes existentes

Não se esqueça de que seus clientes atuais são seus melhores clientes! Não se concentrar nesses clientes leais pode ser um grande erro, porque você perderá as referências poderosas. “Lamento não me concentrar em redirecionar meus clientes atuais e passados ​​para ficar em primeiro lugar”, diz Tim Evans, da Brand You Local Marketing Agency. “É uma maneira simples de aumentar a retenção e as referências em seus negócios e gostaria de ter começado a fazer isso quando comecei meu negócio. ”

5. Não pedir comentários

Muitos profissionais de marketing se arrependem de não aproveitar o poder das avaliações imediatamente. Este foi um dos arrependimentos mais comumente expressos.

Rachael Jessney, do Atelier Studios, lamenta “não pedir a todos os nossos clientes uma revisão”. Ela continua: “As resenhas na sua página do Google Meu negócio são tão poderosas para melhorar a visibilidade local.”

Da mesma forma, Ben Lund, da DIY Digital Strategy, nomeia “esperando em pedir opiniões de clientes satisfeitos” como um dos seus maiores erros iniciais. Diz Lund: “As resenhas na sua listagem do Google Business adicionam credibilidade imediata e ajudam a classificar organicamente. Eu ouço isso de outras empresas, que impulsionam as resenhas deles para aumentar sua presença no Google e eles conseguem mais ação. ”

Ellen Sluder, da RingBoost, também diz que seu maior arrependimento é não pedir análises on-line mais cedo. Sluder continua: “Você tem que pedir repetidamente a todos que entrarem em contato com sua empresa para revisá-lo, porque poucos o farão. assim. Se você não perguntar, os consumidores que proativamente deixam comentários são aqueles que tiveram suas expectativas completamente excedidas ou ficaram totalmente desapontados. Pode realmente distorcer os resultados. Uma revisão negativa entre algumas revisões iniciais pode ter um impacto negativo, mas uma revisão ruim entre um grande número de críticas positivas é menos devastadora para um novo negócio ”.

6. Não se concentrar em SEO suficiente

Alex Nerney da Create and Go diz: “A maior coisa que lamento não estar focando em SEO o suficiente no começo. Minha co-fundadora, Lauren McManus, e eu sempre recomendamos o Pinterest para ganhar tráfego para sites de novos blogueiros e empresas, e é por isso que começamos. ”

Continua Nerney, “Embora continuemos recomendando o Pinterest, porque você pode obter uma“ vitória ”mais cedo em sua jornada de negócios, pois o tráfego é mais fácil de obter, não é a longo prazo nem o tráfego como qualidade. Os usuários do Google tendem a permanecer na página por mais tempo e são mais propensos a comprar. É uma vantagem para você criar conteúdo que venda seus produtos e se posicionar como uma autoridade para o Google no assunto de sua empresa. Eu não posso enfatizar o suficiente a importância de começar com alguma forma de SEO em seu site. ”

Eric Hoppe, da Crowd Content, aconselha que as empresas novas para o marketing priorizem o SEO, já que ele viu muitas pequenas empresas lutando contra isso. “A maior coisa que vemos nas empresas locais em dificuldades é não se concentrar na criação de conteúdo otimizado para SEO de alta qualidade para seus sites”, diz Hoppe. “O SEO leva algum tempo para melhorar as classificações, então, quanto mais cedo você conseguir criar o conteúdo, melhor. E o tráfego do SEO tende a converter melhor que o tráfego da maioria das fontes pagas, e a maioria dos usuários prefere clicar em links orgânicos em vez de em links pagos. Por essas razões, sempre recomendamos que novas empresas tenham a etapa fundamental de criar o conteúdo do site feito o mais rápido possível. ”

Alistair Dodds, da Ever-Increasing Circles, oferece observações e conselhos semelhantes: “Como profissional de marketing digital, encontro muito com novos clientes e é sempre o mesmo. Eles não dedicaram tempo e esforço para otimizar totalmente a listagem do Google Meu Negócio (GMB) e seus esforços mais amplos de SEO. A pesquisa natural é um componente tão importante de um plano de marketing digital, especialmente para empresas locais. Quando você tem um alcance de mercado geográfico finito, é essencial que você obtenha o maior número possível de leads e consultas de clientes em potencial que pesquisam seus produtos e serviços. Assim, você precisa estar aparecendo nos três principais resultados do Google Maps, além da busca natural pela maior intenção possível e palavras-chave relevantes. ”

7. Usando anúncios digitais pagos de forma irresponsável

Rodney Yo da Best Online Traffic School deseja que ele tenha gasto mais tempo em anúncios pagos. “Lamento me concentrar menos na criação de uma boa campanha de pesquisa paga para o meu negócio local”, diz Yo. “Eu confiei em outros canais, que eram baratos e, finalmente, bem-sucedidos, mas o crescimento foi lento. Pago era muito mais competitivo, mas eu teria aprendido rapidamente sobre o que funciona e o que não funciona ”.

No entanto, o foco excessivo no Google Ads também pode ser prejudicial, como relata Lane Rizzardini, da Marion Relationship Marketing . Em vez disso, as empresas devem espalhar seu foco em vários métodos de marketing diferentes. “Eu me arrependo de canalizar todos os clientes para o Google Ads”, diz Rizzardini. “Os clientes costumam ter de 4 a 7 interações com uma empresa antes de comprar, e essas interações acontecem em uma grande variedade de diferentes dispositivos e mídias. Eu acho que apostar sua presença em todos esses lugares online é muito mais eficaz do que colocar todos os seus ovos em um só ”.

E as empresas nunca devem usar anúncios pagos antes de estarem financeiramente prontos. “Tenho visto empresas pagando por anúncios e marketing antes de fazer o suficiente para suportar o custo”, diz Stacy Caprio . “É muito melhor começar pequeno com eventos como encontros locais, depois boca-a-boca, depois SEO, e a partir daí você pode começar a exibir anúncios pagos ou outros formulários de publicidade mais caros quando estiver pronto para expandir.”

Em vez de recorrer a anúncios pagos primeiro, as empresas locais devem escolher opções gratuitas e de baixo custo inicialmente, de acordo com Elaine Rose, da ReviewInc : “Como PR / Marketing Manager, vejo muitas empresas pagando por anúncios para trazer negócios antes. esgotando todas as opções gratuitas para atrair novos clientes. Em primeiro lugar, estabeleça a sua marca e tenha continuidade em todas as plataformas (Google, Yelp, Social Media, etc.) e, em seguida, em segundo lugar, dedique-se às avenidas pagas que mais beneficiam o seu negócio. Ser estratégico com seus gastos com anúncios economizará milhares de clientes. ”

8. Gastar dinheiro em anúncios não rastreáveis

Independentemente de sua empresa escolher anúncios pagos, gastar dinheiro em anúncios não digitais que você não pode acompanhar provavelmente deixará você arrependido, como Steven Sinatra, da World Pawn Exchange, descobriu: “Lamento gastar dinheiro em publicidade que não teve resultados . Fizemos alguns anúncios de TV que nos foram oferecidos por um bom preço, mas um cliente veio até mim e me disse: “Ouvi seu anúncio na TV às 3:00 da manhã de ontem”. Aqueles enganosos representantes de anúncios de TV. A maioria das formas de publicidade que você não pode acompanhar o ROI, mas com publicidade digital, você definitivamente pode.

9. Não usar segmentação específica

Falando da experiência, Josh Wardini, da Serpwatch, adverte que os esforços de marketing não direcionados para o seu público-alvo não produzirão resultados. “Quando comecei meu negócio, o plano era atender pequenas e médias empresas em Portland, OR, já que era onde eu estava. Eu coloquei o meu site em funcionamento, adicionei um monte de conteúdo que foram otimizados com palavras-chave que eu pensei que eu deveria estar seguindo, e até mesmo contratei um freelancer para obter uma campanha de criação de links em execução. O problema com isso foi, nenhum dos meus esforços de marketing foram orientados para o meu mercado-alvo, que era de pequenas e médias empresas dentro da minha área. Escusado será dizer que tive de renovar toda a minha campanha de marketing depois de apenas alguns meses. ”

Ollie Smith, da Energy Seek, também lamenta “não ter como alvo um segmento específico do mercado com marketing de alto valor. Em vez disso, concentrei-me em distribuir inúmeros discursos de vendas que não deram frutos e custaram à minha pequena empresa uma quantia considerável de tempo e dinheiro valiosos em sua infância. Se eu tivesse que começar de novo – essa é a única coisa que eu mudaria! ”

E os nomes de Ian Keir não direcionam e localizam PR imediatamente como um erro-chave: “Eu me arrependo de não fazer mais PR ao redor do lançamento da empresa. Este não é o PR onde você envia um comunicado de imprensa para um monte de sites de notícias, mas mais direcionados e mais locais PR (chegando a jornalistas locais, câmaras de comércio, etc, para gerar alguma publicidade em torno do lançamento de negócios).

10. Focando nacionalmente, em vez de localmente

A segmentação de palavras-chave nacionais em vez de locais inicialmente também pode ser dispendiosa, já que alguns dos profissionais de marketing pesquisados ​​descobriram o caminho mais difícil. “Eu me arrependo de não focar primeiro local”, diz Hannah Attewell da Force of Nature Coach . “Quando comecei, espalhei meus esforços em SEO e marketing em todo o país, o que significou que eu não tive um grande impacto em nenhum lugar. Depois que comecei a me concentrar localmente, comecei a ver minhas classificações de pesquisa e a visibilidade na área aumentava enormemente. Isso também significava que eu trabalhava localmente com mais frequência e encontrava pessoas cara a cara com mais frequência, onde antes eu estava perdendo vendas porque não conseguia ter uma reunião pessoal com clientes em potencial fora da cidade. ”

E muitas palavras-chave nacionais são muito competitivas para novas empresas locais classificadas inicialmente, o que algumas empresas descobrem da maneira mais difícil. “Eu tentei muito ir atrás de termos de palavras-chave nacionais que eram altamente competitivos e impossíveis de classificar com um site / empresa menor”, diz Thomas Jacobs, da Ledger Bennett . “Essa foi uma boa tática de ensino, pois era muito difícil competir e se classificar nos primeiros SERPs.”

11. Desperdiçando dinheiro em entregas extravagantes

Paige Arnof-Fenn dos Mavens & Mogulsrecomenda “NÃO gastar dinheiro em coisas como folhetos extravagantes, papel timbrado, cartões de visita, etc. Até você saber que seu negócio é lançado”, diz Arnof-Fenn, “eu diria para colocar seu orçamento em coisas que ajudam a preencher seu pipeline com os clientes. Colocar seu URL e um site em funcionamento é fundamental. Criei artigos de papelaria on-line para propostas e faturas, encomendei meus cartões on-line e disponibilizei materiais para download como deixados para pessoas que procuram mais informações para me ajudar a encontrar clientes com mais rapidez. Conheço outros donos de empresas que gastaram milhares de dólares nessas coisas e descobriram que era um desperdício de dinheiro. Sua história evoluirá à medida que você encontrar seu mercado. Você precisa parecer profissional e ter um site a ser levado a sério, mas o papel em relevo com marcas d’água e cartões pesados ​​não acelerará seu ciclo de vendas. Encontre esses clientes de referência rapidamente, use-os para obter depoimentos e referências. Há muito tempo depois para vestir as coisas!

8 Estratégias e táticas de marketing que beneficiam empresas locais

Agora que abordamos as armadilhas que as empresas locais devem evitar ao começar a comercializar, vamos examinar as estratégias e táticas que estão atualmente funcionando bem para o marketing de empresas locais, compartilhadas pelos profissionais de marketing que pesquisamos.

1. Encorajar revisões, referências e outros comentários boca-a-boca

A técnica de sucesso mais mencionada foi, de longe, encorajar comentários positivos dos clientes. Como os possíveis clientes dependem das recomendações de seus amigos, colegas e outras pessoas que tiveram experiência com um produto, a coleta de depoimentos de clientes satisfeitos é uma maneira eficaz de aumentar sua base de clientes. O Word irá viajar rapidamente na sua comunidade, por isso certifique-se de que criou uma reputação positiva através de comentários!

“As análises de clientes são, sem dúvida, a ferramenta de marketing mais eficaz que uma empresa local pode empregar”, diz Jacob Dayan, da Community Tax. “As revisões são uma forma de marketing boca-a-boca, que é gratuito e extremamente valioso para qualquer negócio. Uma das primeiras coisas que as pessoas fazem quando compram produtos ou serviços on-line perguntam a outras pessoas sobre isso ou analisam opiniões, de modo que críticas positivas e honestas são críticas ”.

Como Liz Hughes, da Blue Bamboo , diz: “Você não pode vencer o poder do boca a boca. Cria confiança, o que dá aos clientes a confiança para escolher seu produto ou serviço. Além do tipo tradicional, as formas digitais de boca a boca que funcionam muito bem incluem análises do Google Meu negócio e depoimentos de sites / mídias sociais. ”

Christina Brodzky, da MediaSesh , disse: “Achei importante concentrar-me no gerenciamento de revisões e incentivar os clientes a deixar um comentário para minha empresa (e para os negócios de meus clientes) em sites como o Google Meu Negócio, Yelp e Facebook. Muitos clientes estão altamente motivados a considerar apenas uma empresa quando existem muitas críticas positivas, por isso, incentivo os outros a tornarem esta uma prioridade desde o início, uma vez que pode demorar algum tempo a acumular-se. ”

Thomas Jacobs, da Ledger Bennett, sugere clientes recompensadores por deixarem críticas. “Encoraje as revisões e o engajamento”, diz Jacobs. “É muito difícil encorajar comentários positivos, mas possivelmente oferecer um pequeno incentivo para deixar o Google, o Yelp ou outros tipos de resenhas melhorará muito sua visibilidade em cada plataforma e aumentará as chances de um usuário vir trabalhar com sua empresa!”

Então, certifique-se de pedir comentários de clientes satisfeitos sempre que possível, como Ellen Sluder no RingBoost faz. “Incluímos links para nossos sites de resenhas em todos os recibos e e-mails e treinamos nossos representantes de vendas e atendimento ao cliente para solicitar resenhas em todas as interações”, compartilha Sluder. “As revisões on-line são as próximas melhores coisas para direcionar referências / boca a boca. Entre em todos os sites de avaliações – Facebook, Google e quaisquer diretórios da comunidade local. Mesmo que o Yelp tenha um histórico de ser problemático com suas resenhas, ele pode ser ótimo para lojas de tijolo e argamassa. Quando uma resenha entra, extrai-a e usa-a na sua mídia social ou outro marketing. Sempre que você puder obter um endosso de um terceiro, sua credibilidade aumentará. ”

Da mesma forma, Kevin Begola, da Titanium Buzz , compartilha: “Peço a todos os meus clientes que deixem um comentário e forneçam um pequeno cartão comercial com links para o Yelp e o Google Maps. As empresas com avaliações on-line são melhor indexadas e parecem ser mais confiáveis ​​para os clientes. As avaliações on-line são incrivelmente importantes no marketing para novos clientes, porque a maioria dos consumidores confia nas avaliações dos clientes tanto quanto nas recomendações pessoais que são consideradas a forma mais confiável de publicidade. Revisões positivas podem ajudar os clientes a tomar uma decisão de compra. ”

As avaliações são uma ótima maneira de aumentar sua reputação no Google Meu Negócio, de acordo com Jeff Moriarty, da Gem Art de Moriarty. “Depois de estar ao vivo por alguns anos, nossa melhor tática agora é criar nosso perfil do Google Meu Negócio”, diz Moriarty. “Sempre que um cliente compra algo em nossa loja, enviamos um e-mail automaticamente para que ele nos revise no Google. O e-mail tem um link direto para o pop-up “Revisar” no Google, o que torna isso extremamente fácil. Isso nos permitiu construir uma tonelada de avaliações muito rapidamente em 2019. ”

E essas avaliações podem ajudar sua empresa a subir no ranking do Google, como Tim Evans da agência de marketing local Brand You compartilha: “Sites de resenhas on-line de crowdsourcing como o Google Maps e o Facebook (entre outros) desempenham um grande papel na determinação do sucesso de pequenas empresas. É tão fácil para um possível encaminhamento verificar o negócio local on-line. Se você não tem avaliações on-line atuais, corre o risco de que a indicação vá para outro lugar devido à falta de credibilidade. As avaliações ajudam você a se conectar com seus clientes e podem ajudar a torná-los defensores de seus negócios. Um benefício adicional para os comentários do Google é que ele oferece suporte ao seu ranking e à autoridade do Google quando os clientes pesquisam o Google on-line sobre o que você faz e onde você o faz. ”

Chas Cooper da Rising Star Reviews sugere escolher os clientes que você encoraja a escrever comentários com cuidado, em vez de pedir opiniões indiscriminadamente. “As duas táticas mais poderosas para obter mais avaliações de clientes em sites como Google, Yelp e Facebook são a pontuação e os acompanhamentos de prontidão do cliente.”

Continua Cooper, “A pontuação de prontidão do cliente significa que só pedimos a um cliente que escreva um comentário se a empresa já fez o cliente feliz. Se ainda houver trabalho a ser feito para deixar o cliente feliz, então a “prontidão do cliente” ainda não está pronta, por isso pedimos um feedback particular. Então, ações podem ser tomadas para deixar o cliente feliz e ganhar essa avaliação de 5 estrelas. Ou, no mínimo, o feedback do cliente pode levar a insights e melhorias que tornam o negócio melhor, levando a clientes mais felizes no futuro que escrevem avaliações 5 estrelas. “Acompanhamento” refere-se à tática de enviar por e-mail ou mensagens de texto a um cliente para acompanhamento depois que ele não responde a um e-mail ou texto anterior. Descobrimos que muitas vezes podemos dobrar o número de avaliações de clientes simplesmente enviando 2 ou 3 follow-ups após o email ou texto inicial. ”

Além das revisões, outra técnica boca-a-boca eficaz é encorajar encaminhamentos de seus clientes existentes satisfeitos – outra maneira de usar a confiança que as pessoas depositam em seus colegas para sua vantagem. É claro que, para os clientes compartilharem seus negócios com seus colegas, você deve certificar-se de que eles estão satisfeitos!

“Metade dos nossos clientes são referências, de modo que o boca-a-boca ainda é de longe”, diz Jimmy Chan, da Pixelicious. “Anúncios, mídia social e SEO ajudam a preencher os espaços em branco, mas descobrimos que tratar os clientes existentes com o nível de serviço que eles merecem é a melhor maneira de conquistar novos clientes no futuro. Encontre maneiras de fazê-los voltar e não para um concorrente. ”

2. Criando conteúdo informativo voltado para o seu público

Outra maneira de fazer marketing com sucesso para os clientes locais é fornecer conteúdo de qualidade que atenda às necessidades do seu público. “Manter seu conteúdo no alvo é a maneira mais eficaz de ganhar e reter a confiança de seu mercado-alvo”, diz Ollie Smith, da Energy Seek. “Depois de pesquisar e identificar seu público, você deve criar e disseminar conteúdo valioso que informará e talvez encante esse público. Além disso, evite criar clickbait e vendas intermináveis ​​- isso não adicionará valor e acabará por alienar clientes em potencial ”.

Zack Reboletti da Web Focadadiz: “Escreva e publique conteúdo de blog útil e específico do local. A coisa mais comum que vejo nos blogs de pequenas empresas são dúzias – se não centenas – de posts finos e pouco úteis sobre os produtos, serviços e a empresa em geral. O problema é que este conteúdo não faz nada para atrair novos clientes em potencial para o seu site (e geralmente não faz nada para convertê-los quando eles estão lá também). Em vez disso, tente escrever um conteúdo mais longo e abrangente sobre sua área geográfica que seus clientes em potencial estejam realmente pesquisando. Tome imóveis, por exemplo – um corretor de imóveis local pode publicar o conteúdo do blog sobre os melhores cafés, restaurantes, academias, eventos e muito mais. Embora as pessoas que pesquisam esses tópicos possam não estar prontas para comprar uma casa no futuro imediato (embora algumas certamente o façam), eles podem participar do seu boletim informativo, seguir você nas mídias sociais e interagir com seu site e empresa em geral. Dessa forma, quando eles estão prontos para comprar ou vender sua casa, eles pensam em você! ”

Como Chloe Brittain, da Opal Transcription Services , atesta, a criação de conteúdo de qualidade deve andar de mãos dadas com a construção diversificada de links. “Eu encontrei o HARO como uma boa fonte de links relevantes e de alta qualidade. Nos primeiros meses de uso do HARO, vi um aumento significativo nos rankings e no tráfego. Lançar blogueiros no HARO e guest blogging em sites de alta qualidade ajudou a aumentar o tráfego do meu site constantemente no último ano. No entanto, quero continuar a diversificar o meu edifício de links, por isso, ao longo dos próximos meses, pretendo gastar menos tempo na publicação de comentários e mais tempo na criação de conteúdo para o meu próprio blog e na promoção social. ”

E marketing de conteúdo é mais do que criar seu próprio blog desde o início. “Sou um grande fã de Marketing de Conteúdo e Liderança de Pensamento, que são ótimas maneiras de construir a marca da sua organização, aumentar sua visibilidade de forma mais ampla, aumentar seu perfil e atrair mais clientes / clientes”, diz Paige Arnof-Fenn da Mavens & Moguls.

Continua Arnof-Fenn, “Atividades como falar em eventos, escrever artigos, construir seus seguidores nas mídias sociais contribuem para aumentar sua conscientização com os clientes em potencial e construir sua credibilidade com uma comunidade maior. Em vez de tentar iniciar seu próprio blog ou boletim informativo, tente contribuir regularmente para blogs existentes com muito tráfego em seu setor ou para boletins informativos de organizações com interesses semelhantes que alcancem o mesmo público-alvo que você. Certifique-se de colocar seu URL ou informações de contato para que eles possam encontrá-lo e acompanhá-lo. Quando seus artigos ou palestras estiverem disponíveis on-line, envie-os pela mídia social para todos os seus amigos, seguidores e contatos. Comece pequeno e construa como você vai.

Não subestime plataformas de conteúdo como Reddit, Pinterest e Quora para aumentar sua reputação. “Tive muito sucesso em impulsionar o engajamento e a conscientização da marca por meio da geração de conteúdo útil que impulsionamos em clientes por meio de todas essas plataformas de anúncios” secundárias “, como Reddit, Pinterest e Quora”, diz Lane Rizzardini da Marion Relationship Marketing. “Eles ainda são incrivelmente baratos e uma maneira fácil de obter tráfego para o seu site que você pode cultivar e fazer o remarketing. Isso resultou em resultados de publicidade de pesquisa bastante aprimorados e a receita aumenta mês a mês. Levamos uma marca de literalmente zero negócios a 60-70 mil em receita mensal em seis meses na indústria de joias competitivas. ”

3. SEO, inclusive com o Google My Business

Muitos profissionais de marketing falam sobre o sucesso do SEO e sobre como o otimizaram. De fato, esta foi a segunda estratégia de sucesso mais citada, após análises encorajadoras. “SEO é uma estratégia que eu implemento diariamente”, diz Lisamarie Monaco, da PinnacleQuote Life Insurance Specialists . “Eu crio conteúdo significativo diariamente e otimizo meus artigos existentes diariamente. Um blog de sucesso com bom conteúdo é como eu estou gerando meus leads naturalmente. É imperativo manter o seu blog todos os dias de alguma forma ou forma. ”

A otimização para SEO local é fundamental – e as resenhas e listagens desempenham um papel importante na maneira como os negócios são classificados. “O número de listagens locais que uma empresa possui em vários diretórios, a quantidade de informações que cada listagem contém (fotos de texto, fotos e produtos, vídeos, políticas da loja, horas etc.) e o número de resenhas que afetam diretamente o SEO local. Diz Rio Rocket. “Empresas com classificação cinco estrelas recebem a maior visibilidade. O SEO local também pode ser aprimorado no local por meio do esquema comercial local. Esse é um código de marcação de dados estruturado adicionado ao site de uma empresa para ajudar os mecanismos de pesquisa a identificar o tipo de organização que você tem e o que ele oferece aos seus clientes. ”

Thomas Jacobs, da Ledger Bennett, recomenda otimizar para SEO nacional e local de uma só vez: “Otimize seu website em termos de tráfego nacional e inclua um geo qualifier na frente para diminuir o nível de concorrência e localizar. A capacidade de competir em nível local será muito mais fácil inicialmente quando um site for lançado para adicionar uma cidade ou um estado (ou combinação) por trás de sua oferta de serviço de maior valor. Este é um ótimo lugar para começar no primeiro ano de táticas de SEO. ”

Outra técnica frequentemente negligenciada, mas eficaz, é a otimização para pesquisa por voz. Irena Zobniow, da Insightland, diz: “Na minha experiência, uma das melhores táticas que está funcionando bem para mim é: otimizar o site para busca por voz, que é cada vez mais popular graças, por exemplo, ao Google Assistente. É o futuro, e precisamos estar preparados para isso o mais rápido possível, porque o impacto da pesquisa por voz já é visível ”.

Uma página do Google Meu Negócio, que a grande maioria dos profissionais de marketing concorda que toda empresa local deveria ter, também é essencial para os melhores resultados de SEO. “A listagem de sua empresa no Google Meu Negócio pode ser de grande ajuda para aumentar suas chances de classificar sua empresa no Google”, compartilha Manvi Agarwal, do SocialPilot . “Clientes adoram histórias e detalhes, e o GMB está me ajudando exatamente a fazer isso. Uma das estatísticas do Google afirmou que “as empresas que continuamente atualizam as fotos em suas listagens tendem a receber 42% a mais de solicitações de rota no Google Maps. Eles também recebem 35% a mais de cliques em seus sites. ”

Jacob Landis-Eigsti da Jacob LE Video Production declara que “adicionar 100 fotos à minha página do Google Meu Negócio aumentou significativamente meu número de visualizações e chamadas. Certifiquei-me de que a listagem do Google Meu Negócio e Yelp incluía as palavras que as pessoas pesquisam que aumentaram o número de chamadas que recebi. Obter backlinks de agências de notícias, diretórios e blogs relevantes e locais tem sido útil para uma classificação mais alta na pesquisa. Aumentar meu tráfego da web e redirecionar os anúncios usando um pixel do Facebook e o Google Analytics aumentou drasticamente meu número de leads para minha empresa local. ”

David Alexander, do Mazepress, também compartilha: “As melhores táticas que têm funcionado bem para o SEO local nos últimos anos e permanecem fortes incluem o Google Meu Negócio. Certifique-se de que você está gerando um volume saudável de comentários que mantenha sua classificação geral o mais próxima possível de cinco estrelas. Crie citações locais para enviar sinais positivos quanto à sua autoridade e localização. Endereços e detalhes consistentes são essenciais para otimizar essas oportunidades. Use campanhas de press releases para gerar backlinks. Além disso, use o PPC com o Google Adwords para testar o que funciona e o que não funciona em um curto espaço de tempo. Os dados que você pode coletar usando essa abordagem em 1 a 3 meses ajudarão você a refinar seu SEO orgânico que pode levar vários meses para começar a dar frutos ”.

Além disso, a diversificação com o SEO é fundamental. Eric Hoppe, da Crowd Content, afirma: “Estamos vendo muitos clientes sendo bem-sucedidos criando páginas de cidades para todos os metrôs que servem. Um grande foco do SEO local é otimizar sua conta do Google Meu Negócio e obter destaque no pacote local nos resultados de pesquisa, mas isso é apenas parte dela. Em muitos setores, os pesquisadores preferem procurar fora do pacote local ao pesquisar, portanto, a classificação nas listagens orgânicas abaixo do pacote local é essencial. Pense no exemplo das pessoas que procuram lares de terceira idade – é provável que não vão clicar no mapa e, em vez disso, consultem os sites das empresas. Em contraste, as pesquisas por restaurantes quase que exclusivamente clicam no mapa. ”

Hoppe prossegue dizendo: “Muitas empresas também atendem a metrôs onde não têm um local físico, o que significa que não podem obter uma conta do GMB para essa área. Para eles, a classificação nos resultados orgânicos abaixo do mapa é a melhor maneira de capturar o tráfego de pesquisa local. Em ambos os casos, criar páginas de destino locais e páginas de cidades é uma maneira eficaz de começar a classificar nos resultados orgânicos para os termos de pesquisa local de alto valor. Vimos muitos clientes ver melhorias drásticas no ranking em questão de meses depois de adicionar as páginas da cidade para os metrôs que eles servem ”.

4. Segmentação local específica

A segmentação local também é fundamental, realizada por meio de SEO local e por outros métodos. “Palavras-chave baseadas em localização realmente ajudaram a classificar meu site e atingir meu mercado-alvo”, diz Josh Wardini, da Serpwatch. “Eu tenho uma página de destino para todas as palavras-chave baseadas em localização que estou segmentando. Isso ajuda a manter minha página inicial limpa enquanto ainda traz leads qualificados. E, não importa o que alguém diga, as listagens de diretórios desempenham um papel vital na comercialização de [pequenas e médias empresas]. Atualmente, os clientes recorrem a aplicativos de diretório ou sites para encontrar as informações de que precisam sobre uma empresa local. Dito isso, é importante reivindicar sua listagem e garantir que as informações estejam atualizadas. ”

Ben Lund, da DIY Digital Strategy, recomenda um conjunto diversificado de métodos de segmentação. “As listagens locais ainda são relevantes e têm um grande impacto, especialmente no Google Business Listings. Lund também recomenda “remarketing”. É simples: se alguém visitou seu site e não agiu, envie um anúncio para recuperá-lo no seu site. Inicie os anúncios da Rede de Pesquisa do Google, mas apenas para um conjunto muito específico de palavras-chave relevantes para sua empresa. Além disso, use os anúncios do Facebook, segmentados localmente para públicos relevantes. ”

Hannah Attewell, da Force of Nature Coach, afirma que o conteúdo e a rede localizados são essenciais para a segmentação local e podem até compensar por não ter tantos backlinks: “Concentre-se não apenas no SEO local, mas também no foco local. comunidade local. Da mesma forma, torne-se parte da comunidade empresarial local à moda antiga com a rede presencial. Isso, por sua vez, permite mais conteúdo local. Classifico na página 1 como minhas palavras-chave locais de destino, apesar de ter menos backlinks do que meus concorrentes. Eu coloco isso em copywriting que liga ao local sem se sentir forçado. Também descubro que recebo uma quantidade significativa de tráfego a partir de imagens bem otimizadas – incluo a localização em meus nomes de arquivo e tags alt para ter uma ótima visibilidade em pesquisas locais. ”

Além disso, nunca subestime o poder das mídias sociais para segmentar seu público local. Jeff Arnett da Arnett Credentials diz: “O marketing de negócios do Facebook é incrível. O Facebook é capaz de atingir clientes em potencial, não apenas com base em informações demográficas comuns, como localização e idade, mas detalhes muito específicos, como status de relacionamento, cargo, pontos de vista políticos e eventos de vida recentes como um casamento ou nascimento de um filho. Descobrir o público-alvo de seu produto ou serviço e colher os benefícios de tudo que a plataforma de marketing de negócios do Facebook tem a oferecer. ”

Alistair Dodds, da Ever Aumenting Circles, recomenda que as empresas locais “ponham algum orçamento para promoção social paga no Facebook / Instagram. Configure uma campanha de lead ou tráfego que esteja segmentando seu público-alvo local, ”diz Dodds. “Ofereça-lhes um cupom especial para os madrugadores ou algum tipo de incentivo que seja de interesse para o seu mercado. Configure uma campanha de alcance para segmentar aqueles que participaram de sua campanha de lead ou de tráfego, mas que não concluíram a ação de registro desejada. Esse retargeting lhe dará uma chance maior de converter aqueles que mostraram interesse inicial e suas ações devem custar apenas centavos tipicamente ”.

5. Construindo relacionamentos

Mas nunca perca de vista a humanidade da comunidade na qual você faz negócios. Criar relacionamentos genuínos e off-line é crucial, como atesta Christina Brodzky, da MediaSesh. “Acho que participar de encontros locais e eventos de networking é uma maneira incrivelmente poderosa de promover o meu negócio”, diz Brodzky. “Embora seja 2019 e a era digital esteja prosperando, esses eventos de rede têm sido uma maneira mais acessível e eficaz de obter o nome da empresa em crescimento por aí. Eu também dediquei tempo para ter reuniões individuais 1 a 1 com pessoas de encontros locais, para que pudéssemos nos conhecer melhor e desenvolver um relacionamento comercial confiante. Afinal, por que alguém colocaria seu nome na linha e o encaminharia se não o conhecessem tão bem, e vice-versa? ”

“Construir relacionamentos com pessoas que são influentes com meu público-alvo é extremamente eficaz”, concorda David Sanchez, da Mammoth Web Solutions. “Não estou falando sobre marketing de influência social, no entanto, estou falando de pessoas reais que conheço e que trabalham dia e noite com meu público-alvo. Eu construo relacionamentos com eles e os ajudo, pedindo nada em troca. Mas, como resposta a uma preocupação genuína, construindo relacionamentos e ajudando-os, pessoas de influência encaminham pessoas para mim regularmente e promovem ativamente o meu negócio. ”

6. Anúncios pagos

Embora nem sempre sejam a opção mais econômica para novas pequenas empresas, os anúncios pagos podem ajudar você a segmentar rapidamente e coletar dados sobre o que funciona para seu público-alvo. “Estamos gastando algum dinheiro em anúncios pagos e isso está funcionando particularmente bem”, diz Alex Nerney da Create and Go. “Isso nos ajuda a nos posicionar em frente ao nosso mercado-alvo e faz isso a um custo que é muito mais atraente do ponto de vista do ROI do que os canais de marketing mais tradicionais. Apesar de custar dinheiro adiantado, especialmente se você nunca anunciou antes e não tem uma compreensão das plataformas de publicidade nos diferentes canais de mídia social, você pode validar seu conceito muito mais rapidamente e obter vendas mais cedo. ”

7. Mensagem de texto (SMS) marketing

Não negligencie o marketing por mensagens de texto, também conhecido como SMS marketing, devido à necessidade de os clientes optarem por participar. O aspecto opt-in tem muitas vantagens, como atesta Robert Bentz, da Purplegator . “Se você só pode fazer uma coisa com o marketing móvel, deve ser o marketing de mensagem de texto SMS”, diz Bentz. “Marketing de mensagens de texto é marketing opcional, o que significa que você deve primeiro ter permissão para enviar um cliente ou prospectar um texto. Esse fato muitas vezes mantém as pequenas empresas afastadas, porque parece uma tarefa assustadora obter licenças dos consumidores. Mas é precisamente por isso que funciona tão bem. Quando mais você ouve falar de clientes pedindo para receber sua publicidade? ”

Chas Cooper de Rising Star Reviews também pode atestar o poder do marketing por SMS, com base na experiência. “Somos uma empresa global de SaaS que ajuda empresas locais a se promoverem. Nos primeiros dias, não conseguimos ver o poder do marketing por SMS ”, diz Cooper. “Usamos o email marketing para ajudar empresas locais a obter mais avaliações de seus clientes satisfeitos em sites como o Google, Yelp e Facebook. Mas nós não usamos mensagens de texto SMS além do email. Achamos que as mensagens de texto SMS seriam muito “interruptivas” para os clientes e transformariam clientes satisfeitos em clientes insatisfeitos. Em seguida, um dos proprietários de empresas membros fez um caso muito atraente para o SMS. Ele costumava perguntar a todos os clientes qual método de comunicação eles prefeririam. A maioria disse que prefere o SMS por email. Isso mudou completamente nossa perspectiva. Por isso, implementamos um novo recurso que permite que as empresas enviem mensagens de e-mail ou SMS para seus clientes para solicitar revisões. Desde então, mais da metade dos nossos membros agora usam o SMS. Eu só gostaria que tivéssemos visto a luz mais cedo e apoiado SMS desde o início. ”

8. Usando uma mistura de técnicas

Finalmente, as empresas locais nunca devem colocar todos os seus ovos de marketing em uma cesta. Em vez disso, eles devem usar uma variedade de técnicas adaptadas ao seu público comunitário, como compartilha Steven Sinatra, do World Pawn Exchange. “Estamos postando no Facebook regularmente, para ficarmos no topo da nossa comunidade local”, diz Sinatra. “Também fazemos brindes de vez em quando, e isso gera muita empolgação e gostos de página. Também compartilhamos nossos posts em um grande grupo local do Facebook que tem notícias sobre a comunidade. Ficamos expostos a muitas pessoas que nunca ouviram falar de nós antes disso. Também fazemos criação de conteúdo, que dobrou nosso tráfego para o nosso site nos últimos 6 meses. Publicamos semanalmente em nossa listagem do Google Meu Negócio e adicionamos fotos regularmente. Estamos recebendo mais de 13 mil visualizações de fotos por mês, e nossa área tem apenas cerca de 30 mil pessoas. ”

Continua Sinatra, “os anúncios do Google são muito eficazes. O Google tem certeza disso porque é como eles ganham dinheiro. O boca a boca positivo é sempre o mais sólido porque você está recebendo referências de fontes confiáveis. Usamos o Google Ads, mas fizemos o certo. Nós nos certificamos de que só apareceríamos para as pesquisas que desejamos exibir. Também pesquisamos para ver o que as pessoas procuravam e usavam em nossa pesquisa. Naturalmente, a principal coisa é ser um bom negócio. Você pode fazer tudo perfeitamente e ainda falhar. Trate seus clientes muito bem, seja justo e você se sairá bem. ”

Principais descobertas

Começando a comercializar o seu negócio localmente? Use essas estratégias com base nas recomendações de nossos profissionais de marketing pesquisados.

  • Certifique-se de pedir opiniões de clientes satisfeitos, para melhorar sua reputação online e offline.
  • Segmente seu público com cuidado. Concentre-se em seu mercado local – não aponte apenas para um público nacional mais amplo.
  • Concentre-se em melhorar os resultados de SEO, especialmente os locais, criando conteúdo valioso para o seu público, garantindo a precisão das informações do seu diretório e enfatizando sua localização no seu site. Esta é uma maneira eficaz e de baixo custo de atrair novos clientes
  • Crie um perfil do Google Meu Negócio, atualize-o regularmente com fotos e aproveite o recurso de Comentários do Google.
  • Reivindique listagens locais em sites como o Google Maps.
  • Crie relacionamentos offline significativos em sua comunidade.
  • Lembre-se de que seus clientes existentes são seus melhores clientes.
  • Seja cauteloso sobre como você usa anúncios digitais pagos e não escolha anúncios off-line “não rastreáveis”.
  • Considere o marketing por SMS, pois os clientes optam por optar por participar.
    Equilibre seu uso das mídias sociais com cuidado.
  • Aproveite o poder do marketing de referência e do boca-a-boca em sua comunidade.

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