7 Principais Tendências de Marketing de Influenciador B2B para 2020

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Embora existam alguns que acham que a expressão “influenciador” é apenas para crianças no Youtube, o papel da influência nas decisões de compra B2B está super em alta.


De acordo com a Federação Mundial de Anunciantes, 65% das marcas multinacionais aumentarão os gastos com marketing nos próximos 12 meses.

O fato é que há boas razões para aumentar a confiança: Pesquisas de Preferências de Conteúdos informam que 95% dos entrevistados favorecem conteúdo confiável de influenciadores do setor, um aumento de 30% em comparação ano a ano.

No início deste ano, em um post sobre o Mercado da Influência para 2019, compartilhamos aqui as 5 tendências de marketing de influência, incluindo:

  • Influenciadores Micro e Macro
  • Centralizando Operações de Influenciador
  • Sempre no envolvimento do influenciador
  • Concentre-se nas métricas de qualidade x quantidade
  • Influenciador Marketing Software Investimento

Para empresas que operam no espaço B2B, aqui estão 7 tendências que vale a pena investigar para 2020 e além:

Maior uso de inteligência artificial

Desde encontrar os influenciadores certos, recomendar tópicos de conteúdo, formatos e canais e otimizar o desempenho, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina terão um papel muito maior no marketing de influência. Sinais de influência existem além das mídias sociais e reunir fontes de dados diferentes e automatizar a análise, a seleção e as oportunidades de envolvimento em um ambiente cada vez mais competitivo exigirão tecnologias mais robustas.

Influência Democratizada

A compra B2B é um esporte de equipe que envolve indivíduos em vários níveis, desde a compra de comitês conduzindo pesquisas e fazendo recomendações a executivos com orçamentos para decidir. Cada um desses indivíduos confia em centros de influência em torno deles à medida que descobrem, consomem e se envolvem com informações. Todo mundo é influente em algum nível e mais marcas vão aproveitar a influência de nicho de muitos, sejam eles funcionários, clientes, membros da comunidade da indústria ou influenciadores tradicionais.

Mídia Brandividual

O número de influenciadores profissionais que operam suas próprias mídias ou redes de múltiplos influenciadores com mídia e canais de distribuição aumentará e competirá com a mídia digital tradicional. Influenciadores com experiência em domínio complementar e redes que combinam forças podem oferecer a uma marca B2B o alcance de uma grande publicação, mas com a credibilidade e a confiança de influenciadores respeitados. Essas entidades de mídia influenciadoras podem assumir muitas formas, de uma rede de podcast a um grupo de criadores de conteúdo do YouTube a uma equipe de blogueiros que podem fornecer cobertura e promoção de eventos prontos para uso.

Mais engajamento de formatos de conteúdo

O B2B está evoluindo de entediante para negrito através de vídeo, conteúdo interativo e de realidade virtual. Essa tendência continuará com os influenciadores que criam e co-criam esses formatos com marcas B2B. Temos visto o interesse em aumentar o conteúdo de influenciadores de B2B aumentar drasticamente no ano passado, incluindo nossa primeira implantação de um ambiente de influência de RV para uma das maiores marcas de tecnologia B2B do mundo. Os white papers, ebooks e estudos de caso ainda mantêm o valor, mas não há mais motivos para limitar esse empacotamento de informações a páginas da Web ou formatos PDF estáticos.

Tecnologia Influenciadora

A integração com outras tecnologias de identificação, engajamento e identificação da Martech – Influenciador será cada vez mais integrada às plataformas de marketing na nuvem. À medida que as marcas B2B amadurecem em suas práticas de marketing influenciadoras, a necessidade de integração aumentará. A influência é uma parte importante da experiência da marca, então por que não facilitar a conexão e aumentar a influência da marca, facilitando a conexão com outras tecnologias de marketing? O exemplo mais simples seria possibilitar a coordenação de SEO, mídia social, relações públicas, anúncios e influenciadores e o alinhamento de uma narrativa por esses canais.

Consumerização de Influenciadores e Conteúdo de B2B

Usuários de negócios de software esperam uma experiência semelhante a de um consumidor, e esse mesmo conjunto de expectativas está transbordando em como os influenciadores de negócios criam conteúdo e engajam. Um exemplo simples é o surgimento de criadores de vídeos do LinkedIn. Influenciadores que publicam conteúdo de vídeo no YouTube criaram expectativas para o conteúdo de vídeo onde quer que ele possa ser encontrado, visualizado e engajado. O LinkedIn é um ótimo exemplo de onde as habilidades de vídeo do consumidor estão se desenvolvendo com conteúdo B2B. Pessoas como Goldie Chan, Michaela Alexis e Allen Gannett acumularam centenas de milhares de seguidores no LinkedIn e milhões de visualizações de vídeos. O lançamento contínuo de vídeo ao vivo no LinkedIn só atrairá mais comportamentos de vídeo parecidos com o B2C para o mundo dos influenciadores B2B.

Influencer Experience Management

À medida que as marcas aumentam seu foco na experiência do cliente e na experiência do funcionário, haverá um foco maior no gerenciamento da experiência dos influenciadores da marca. Muitas marcas B2B tratam suas relações de influenciador de forma transacional e em termos do que a marca pode obter do influenciador. Marcas B2B que fazem qualquer esforço para aprender mais sobre metas, preferências e capacidades de influenciadores em combinação com o fornecimento de oportunidades para se conectarem com outros influenciadores, irão percorrer caminhos para construir defensores da marca e inspirar comportamentos mais eficazes de influenciadores.

Se você está cansado ou conectado para o “marketing de influência”, não se engane: o crescimento da influência sobre a eficácia individual e organizacional no mundo do marketing B2B continuará por muitos anos. Aqueles que são influentes no mundo B2B têm o conhecimento de domínio em que suas redes confiam. Não ficar no topo de como o mundo do marketing influenciador está evoluindo é simplesmente deixar seus clientes abertos à influência de seus concorrentes.

Quais tendências de marketing de influenciadores B2B você adicionaria a essa lista?

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