Cientistas identificaram um metal que conduz eletricidade, mas não calor

0

Físicos da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) deobriram um metal com uma propriedade extremamente útil: ele é capaz de conduz eletricidade sem conduzir também calor.


Lei de Wiedemann-Franz

De acordo com a lei de Wiedemann-Franz, definida em 1853, a contribuição eletrônica para a condutividade térmica e condutividade elétrica de um metal é proporcional à temperatura.

Em outras palavras, um metal é geralmente tão bom em conduzir eletricidade quanto em conduzir calor, e é por isso que coisas como motores esquentam enquanto estão funcionando.

Até existem alguns materiais que conduzem eletricidade melhor do que o calor, mas estes só exibem tal propriedade em temperaturas centenas de graus abaixo de zero. Ou seja, são altamente impraticáveis no mundo real.

Dióxido de vanádio metálico (VO2)

Já o dióxido de vanádio metálico (VO2) é um achado inesperado: o material é condutor comumente apenas em temperaturas bem acima da ambiente, o que significa que ele tem o potencial de ser muito mais prático.

Para chegar à essa conclusão, os físicos analisaram a forma como os elétrons se moviam dentro da estrutura de cristal do dióxido de vanádio, bem como quanto calor estava sendo gerado.

Notícia anteriorUber: nova opção devolve troco em dinheiro como créditos no app
Próxima notíciaIrmão de Pablo Escobar lança smartphones e desafia Apple