Engenheiros da UnB criam a 1ª moto elétrica do Brasil ​

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Esqueça os filmes de ficção científica. A tecnologia redefiniu os nossos padrões de futuro. Do celular que, hoje, cumpre quase o papel de um computador à mobilidade conectada a todos nós por meio de aplicativos.


Aos poucos, os veículos também se modernizam. Inclusive, existem, pelo menos, três modelos à venda, no Brasil. E vem mais por aí.
A novidade mais recente é a Origem X – 1ª moto 100% elétrica do país. A invenção saiu da cabeça de três amigos e engenheiros formados pela Universidade de Brasília (UnB).
O projeto, iniciado há cerca de um ano, está em fase de testes. Quer saber da maior? Nós já aceleramos o brinquedo. E, cá entre a gente, ela é bem legal de guiar, além de não fazer qualquer barulho.
A moto pensada pra cidade e com um porta objetos de 25 litros no lugar do tanque, tem velocidade limitada a 60 km/h e 90 quilômetros de autonomia. Para recarregar a bateria completamente, segundo os engenheiros, são necessárias cerca de 5 horas usando uma tomada padrão.
A grande sacada nisso tudo, visando também quem roda muito, é instalar pontos de troca de bateria pelas cidades. Você chega, tira a que estiver descarregada, pega outra e segue viagem.
Inicialmente, a Origem X, desenhada por um estúdio de design alemão, será alugada para empresas por R$ 1 mil/ mês. Isso com todos os gastos incluídos (pneus, manutenção, troca de peças etc). A venda ao consumidor final segue sem data definida.
Até agora, só falamos do modelo com capacidade para duas pessoas, mas haverá, ainda, duas configurações para o transporte de cargas (Y e Z). A previsão é de que as primeiras unidades estejam nas ruas, de São Paulo, em outubro deste ano. Brasília deve ser a segunda capital na lista. Quer ver a moto elétrica em movimento? Aperte o play e pegue carona com a gente.
Ficha técnica
Potência: 3kw
Torque: 182 N.m
Velocidade: 60 km/h
Bateria: 60 volts
Autonomia: 90 km com uma recarga
Ciclo de vida da bateria: 5 anos
Peso: 80 kg
Capacidade de carga no porta objetos (tanque): 25 litros
Freio dianteiro: disco/240mm
Freio traseiro: elétrico regenerativo
Mais informações: origem.xyz
Fonte: Vrum (Correio Braziliense).
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