O recurso mais valioso do mundo não é mais petróleo, e sim dados

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Há um século, o recurso em questão era o petróleo. Agora, preocupações semelhantes estão sendo levantadas pelos gigantes que lidam com dados, o petróleo da era digital.


Esses titãs – Alfabeto (empresa-mãe do Google), Amazon, Apple, Facebook e Microsoft – parecem imbatíveis. Eles são as cinco empresas listadas mais valiosas do mundo. Seus lucros estão aumentando: eles coletivamente acumularam mais de US $ 25 bilhões em lucro líquido no primeiro trimestre de 2017. A Amazon captura metade de todos os dólares gastos on-line nos EUA. O Google e o Facebook responderam por quase todo o crescimento da receita de publicidade digital nos Estados Unidos no ano passado.

Tal domínio levou a pedidos para que os gigantes da tecnologia fossem desmembrados, já que a Standard Oil estava no início do século XX. Este jornal argumentou contra essa ação drástica no passado. Tamanho sozinho não é um crime. 

O sucesso dos gigantes beneficiou os consumidores. Poucos querem viver sem o mecanismo de busca do Google, a entrega de um dia da Amazon ou o feed de notícias do Facebook. Essas empresas também não despertam o alarme quando testes antitruste padrão são aplicados. 

Longe de prejudicar os consumidores, muitos de seus serviços são gratuitos (os usuários pagam, na verdade, entregando mais dados). Leve em conta os rivais off-line e suas participações no mercado parecem menos preocupantes. E o surgimento de novatos como o Snapchat sugere que os novos participantes ainda podem fazer ondas.

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