Inteligência artificial foi o principal tema da edição de 2025 do Brasília Mais TI

0
A Federação das Indústrias do DF (Fibra) apresentou o programa Hub da Indústria, que tem como objetivo promover a tecnologia na cadeia produtiva. Imagem: Reprodução

O Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF) realizou de 19 a 21 de agosto a 7ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI.


A edição deste ano, no Ulysses Centro de Convenções, teve o tema Como Humanos e Máquinas Podem Redefinir o Futuro Juntos. O Sistema Fibra foi um dos parceiros da iniciativa e apresentou em um estande serviços e soluções das instituições que o compõem.

Focada em inovação e desenvolvimento socioeconômico, a mostra incluiu painéis, palestras, oficinas, rodadas de negócios, torneio de robótica e hackathon. O Brasília Mais TI é o maior evento de tecnologia da capital do País. A programação é voltada a profissionais da área, empreendedores, estudantes e empresas em busca de soluções digitais e conexões de negócios.

A Federação das Indústrias do DF (Fibra) apresentou o programa Hub da Indústria, que tem como objetivo promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. No dia 21, promoveu o workshop Venda com Propósito: Liderança, Indicadores e Negociação na Prática, com Vanessa Prudêncio. O Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), por sua vez, orientou os visitantes sobre serviços de estágio e desenvolvimento profissional.

A Robot’s District, equipe de robótica composta por alunos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), exibiu o robô de porte industrial que levou em abril a Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos, para o torneio mundial de robótica First Championship 2025.

No torneio de robótica do Brasília Mais TI, 12 alunos da Rede Sesi-DF de Educação, divididos em três equipes, participaram das disputas. A equipe Asa Norte, composta por alunos da escola de Sobradinho, ficou em terceiro lugar na categoria Chão de Fábrica, em que o robô cumpre, no menor tempo possível, missões que simulam a rotina de uma indústria. O grupo recebeu troféu e R$ 1 mil. As outras duas equipes, Asa Sul e Hárpia, ficaram em quarto lugar.

O Senai-DF demonstrou ao público do evento a Mão de Imitação Gestual com o Uso de Inteligência Artificial (MIG), capaz de imitar em tempo real os gestos de uma pessoa, utilizando visão computacional e inteligência artificial. Além disso, divulgou cursos gratuitos oferecidos pela instituição.

Ainda no estande do Sistema Fibra, o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF (ISTCC-DF) divulgou aos empresários o Brasil Mais Produtivo — programa do governo federal que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o programa tem o Senai entre os parceiros.

21 8 2025 Premio Sinfor de TI no Brasilia TI Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 12Três painéis do Brasília Mais TI tiveram a participação do Sistema Fibra. No dia 19, a gerente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação, Luana Torres, mediou O Futuro da Energia: Como a Inteligência Artificial e as Fontes Renováveis Estão Transformando a Indústria, que teve o consultor de Iniciativas Nacionais do Senai-DF Shinnayder Carlos Veloso entre os painelistas. Luana também mediou Sustentabilidade Empresarial: Governança, Inclusão e ESG no Centro da Inovação, realizado no dia 21.

O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, participou no dia 20 do painel Talentos de TI – Capacitação e Formação de Recursos Humanos para o Setor de TIC. Ele também foi um dos agraciados com o Prêmio Sinfor de TI, na categoria Autoridade Destaque em Educação Tech no DF. A cerimônia de premiação marcou o encerramento da mostra, na noite de 21 de agosto.

Oportunidades tecnológicas

Na abertura da edição deste ano do Brasília Mais TI, em 19 de agosto, o presidente do Sinfor-DF, Carlos Jacobino, destacou o valor de reunir agentes do ecossistema de tecnologia e inovação para trocar ideias e compartilhar serviços e soluções.

“Todos os dias surgem novas tecnologias, impensáveis até pouco tempo antes, com ferramentas que ampliam a criatividade e a produtividade humana. Cada revolução tecnológica gerou novas profissões e oportunidades. A mostra contribui para que esse processo seja benéfico, com discussões sobre ética, sociedade, trabalho, inclusão, tecnologia e inovação”, enumerou.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou da solenidade. “Brasília tem infraestrutura inovadora e profissionais qualificados no segmento. Ou seja, temos vocação de ser vanguarda em tecnologia e capacidade de posicionar a capital do País como a cidade mais tecnológica”, afirmou.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, compareceu à abertura. “A juventude está cada vez mais ligada em novos mecanismos de interação e ferramentas tecnológicas, temos de aproveitar isso para fomentar o setor de forma positiva.

A mostra traz notoriedade, credibilidade e respeito para assuntos transversais de um tema que tem diversas possibilidades. É enriquecedor para quem participa da programação, que tem como um dos parceiros o Sistema Fibra, por exemplo, trazendo expertise e o que há de novidade no mercado”, destacou. O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação, Graciomário de Queiroz, também participou do evento.

Notícia anterioriPhone 17 no Brasil: valores especulados para os modelos da nova linha
Próxima notíciaDF cria Centro de Inteligência Artificial e se torna referência nacional em inovação em gestão pública