
Índice
Evento ocorre até sábado (11) e conta com intensa programação cultural e painéis voltados a discutir tecnologia, inovação, sustentabilidade e política industrial.
Teve início nesta terça-feira, 7 de outubro, o Festival Internacional sobre Tecnologia e Sustentabilidade na Indústria – Curicaca – que ocorre no estádio Arena BRB, em Brasília (DF), e alcança outros pontos da capital federal. Idealizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o evento é gratuito e segue até sábado (11).
A previsão é que o evento receba cerca de 100 mil pessoas interessadas nas apresentações culturais, agenda gastronômica e programação que conecta tecnologia, inovação, sustentabilidade e cultura — temáticas que compõem as 6 missões da Nova Indústria Brasil (NIB).
Estão confirmadas participações de nomes como Itamar Vieira Junior, Edward Chen (Huawei), Mariano Gomide (VTEX), Kondzilla, Nathalia Arcuri (Me Poupe), Verena Paccola (Forbes Under 30), Mariana Vasconcelos (Agrosmart), além de shows de Olodum, Vanessa da Mata, Jorge Aragão, Nando Reis, Fernanda Takai, Alice Caymmi, MC Carol e MC Hariel, fora uma intensa programação descentralizada pela cidade. A agenda gastronômica é apresentada pelo Restaurant Week.
Presidente da ABDI e fundador do Festival, Ricardo Cappelli afirmou que trata-se de uma oportunidade para unir conhecimento, tecnologia e vocação produtiva do país. “É um espaço para pensarmos juntos soluções que integrem indústria e inovação, fortalecendo a economia e preparando a juventude para os desafios de um mundo em constante transformação. É celebrar a tecnologia e a inovação como motores de desenvolvimento e pilares para um salto civilizacional”, disse.
O “Curicaca” reunirá ativações de diversas empresas, demonstrações de tecnologia, interações imersivas e debates. Ainda segundo Cappelli, o festival envolve as empresas em torno de temas que incentivam a discussão da competitividade. “Trazer a fronteira da inovação a Brasília é mostrar que a indústria brasileira pode muito mais e precisa apostar em novas tecnologias. O Curicaca é isso: um despertar de um novo tempo para a nossa indústria, que deve ser protagonista na transição para um futuro mais sustentável e competitivo”.
PARCERIA — Em 2025, o Festival Curicaca acontece juntamente com a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica – Juventudes que inovam, Brasil que avança, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como foco contribuir para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social da modalidade e mostrando o crescimento da EPT por meio da integração de estudantes e profissionais, compartilhamento de projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes. A parceria visa o intercâmbio de ações entre a educação profissional e tecnológica e o setor industrial brasileiro.
» Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica começou terça (7) e segue até quinta (9)
PALCOS E ATRAÇÕES — A programação do Festival Curicaca é organizada em 10 trilhas de conhecimento, alinhadas às 6 missões da NIB. Dentro da Arena BRB, os participantes encontrarão um ecossistema de palcos temáticos com centenas de painéis e especialistas de destaque.
Cada palco apresenta encontros que promovem reflexões atuais e estratégicas sobre os rumos do Brasil:
Palco NIB Petrobras: O palco principal do evento reunirá keynotes internacionais e debates sobre o futuro do Brasil. Entre os confirmados estão Mariano Gomide (VTEX) e Verena Paccola (Forbes Under 30). Os temas incluem a estratégia da Nova Indústria Brasil, descarbonização, robótica e o potencial brasileiro no cinema e no turismo global.
Palco Futuro (Sebrae): Dedicado a explorar o impacto da revolução tecnológica no trabalho e na sociedade, contará com nomes como Samuraí Brito (Itaú) e Maria Paula (atriz e mestra em saúde mental). Inteligência artificial, novos modelos de educação e bem-estar digital estarão em pauta. Palco Indústria (BNDES): Voltado para tecnologia, capital e narrativas que moldam o futuro industrial, com Mariana Vasconcelos (Agrosmart), Camila Achutti (Mastertech), Daniel Balaban (ONU), Nina Santos (Políticas Digitais) e Billy Nascimento (Forebrain). Fundos de impacto, mobilidade, liderança digital e combate à desinformação serão debatidos.
Palco Inovação (Finep): Espaço para cases de empresas e startups que transformam pesquisa em impacto real. Entre os nomes confirmados estão Luana Raposo (Biotech) e Juliane Blainski (ManejeBem).
Palco Petrobras Cultural: Voltado à força da cultura brasileira, com shows, espetáculos e experiências que celebram a diversidade artística e a economia criativa.
IMERSÃO — Além dos palcos, a estrutura contará com experiências imersivas para toda família, como uma cidade futurística, experimentações científicas, feiras, desafios de inovação com startups e ativações do setor produtivo de todo o Brasil. A programação completa pode ser acessada no site da ABDI.
» As inscrições podem ser feitas no aplicativo do Curicaca para smartphones, disponível gratuitamente para download nas lojas App Store e Google Play.
ESQUENTA — Antecipando a programação cultural, o “Esquenta Curicaca” segue até 11 de outubro em diversos espaços culturais de Brasília. O line-up vai reunir artistas consagrados e novos talentos, passando por diferentes gêneros musicais. Entre os destaques estão Fernanda Takai, Odair José, Paula Lima, Leandro Sapucahy, Alice Caymmi, Ellen Oléria e MC Carol.
A programação ainda conta com a força do samba de nomes como Breno Alves (com participação de Fabiana Cozza), Samba da Tia Zélia, Sambadona, além de apresentações de grupos como As Fulô do Cerrado, 7NaRoda, Benzadeus e performances que conectam música e identidade cultural, como Jaloo, Febre90 e Dead Fish. As casas culturais que receberão a programação são: Infinu, Ordinário, Âmbar, Birosca, Teatro La Salle, Tia Zélia e Galpão 17.
ALIMENTAÇÃO — Em parceria com o grupo Restaurant Week, o Festival homenageia o Cerrado por meio de pratos que utilizam sabores da região central do Brasil. Batizado de “Tour Gastronômico Festival Curicaca”, o evento percorrerá 50 estabelecimentos de Brasília com um cardápio especial entre os dias 3 e 23 de outubro.
SIMBOLISMO — O nome do festival, que homenageia uma ave típica do Cerrado e que é conhecida por anunciar mudanças no tempo quando canta, segundo crença popular, simboliza o seu propósito: ser o anúncio de uma nova era da indústria nacional, mais verde, digital, conectada e sustentável.
APOIO — O Festival Curicaca tem o patrocínio cultural da Petrobras por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, além de parceiros como BNDES, Embratur, Embrapii, ABIMDE, CNI, Senai, Sebrae, CNI, Finep, Huawei, Embrapa, Universidade Católica de Brasília, IFB, UNB, P&D Brasil, Ministério da Fazenda, MEC e MDIC.
Secretaria de Comunicação Social