Starship da SpaceX é finalmente apresentada, mas calma na empolgação

0

A SpaceX finalmente apresentou montada a Starship, sua nova nave espacial, mas calma no andor, ela é linda mas ainda há muito trabalho pela frente.


Elon Musk conseguiu cumprir uma promessa; apresentou uma atualização da Starship da SpaceX, com direito à nave montada, em pé, ao vivo e a cores, em um evento para imprensa, convidados e funcionários, mas nem tudo são flores espaciais.

Os funcionários da SpaceX viraram noite para que tudo estivesse pronto, montaram a nave a toque de caixa, mas não se preocupe, ela vai ser desmontada. Nem mesmo os motores estavam conectados, a importância do evento era mostrar como será a Starship completa, como ela se parecerá daqui a um ou dois meses.

O projeto, que vem sendo tocado com 5% dos recursos da SpaceX é a base da visão interplanetária de Elon Musk, e a meta é não uma nave mas uma frota inteira, que serão usadas para missões em Marte e na Lua, transporte suborbital e para dizimar completamente toda a concorrência em lançamentos de satélites.

A imagem não dá um bom senso de escala, mas a Starship da SpaceX é enorme, são 50 metros de altura, isso é maior do que o primeiro estágio de um Falcon 9, com o agravante kidbengalesco que o Falcon 9 tem 3.7 metros de diâmetro. A Starship tem nove.

Você Não Viu Nem a Metade

A Starship é só parte do foguete total, ela é o segundo estágio. Para atingir órbita ela voará acoplada a um foguetão chamado de Super Heavy, que no total terá uma massa de 5 mil toneladas, mais pesado que um navio de guerra, com 68 metros de altura.

 

A beleza é que esses dois monstros, assim como cascos de coca-litro são retornáveis, e mais que isso: São projetados para reutilização imediata, são as primeiras naves espaciais que foram pensadas como veículos de uso contínuo.

Segundo Musk a Starship pode fazer quatro vôos por dia, e o Super Heavy até 20 viagens diárias. Em termos de veículos espaciais isso é… insano.

A amortização de custo que isso vai trazer, se der certo, tornará o espaço acessível a qualquer zé ruela (leia-se nós), E tudo está acontecendo muito, muito rápido. A Starship foi construída em 4 ou 5 meses, o projeto como um todo tem menos de um ano, que foi o tempo para a SpaceX abandonar a idéia de construir a nave com fibra de carbono e passar a usar aço inoxidável, que além de ser 10 vezes mais barato, não sofre com problemas térmicos como a fibra e estruturas de alumínio.

Nem tudo São Flores na Starship da SpaceX

A linda, linda nave mostrada ainda não é uma nave. Assim como um klingon morto, é apenas uma casca vazia. A SpaceX vai levar um ou dois meses para remover, testar e reinstalar os motores, montar os computadores, tubulações, fiação, sensores, atuadores hidráulicos, tanques secundários para o nitrogênio dos jatos de manobra, bola de acrílico com caranguejo dentro na alavanca de mudança e tudo mais necessário para um foguete funcionar.

Uma espiada debaixo da saia da Starship da SpaceX

Elon diz que o protótipo Mark 1 voará até o final do ano, e que o Mark 2 já está sendo construído e também voará provavelmente em Novembro.

O Mark 3 começará a ser construído em Outubro, e o Mark 4 deve ficar pronto em Janeiro de 2020.

Cada um desses terá avanços planejados e aprendidos com os protótipos anteriores. Um exemplo são os módulos cilíndricos que compõe o casco. Hoje eles são soldados com placas, no Mark 3 ou 4 eles sairão do alto-forno em uma fita contínua de aço, dobrada em forma circular e com uma única linha de solda.

O Gargalo que ameaça a Starship da SpaceX

No momento a SpaceX tem um problema sério: A linha de produção dos Raptors, os motores usados pela Starship e pelo Super Heavy ainda não está dando conta. Cada Starship usa seis motores, cada Super Heavy pode ter até 37 deles, e por enquanto eles ainda estão longe de produzir certificar e testar motores suficientes.

Isso resolvido, Musk imagina que o primeiro lançamento orbital de uma Starship seja provavelmente com a Mark 4 ou Mark 5, em uns 6 meses, e o primeiro vôo tripulado, em um ano.

Freedom!

A Starship tem o azar de ser uma nave terrestre. Nós somos um dos piores lugares do Sistema Solar para uma nave decolar; temos muita gravidade e muita atmosfera. Por isso a necessidade do Super Heavy, mas fora Terra e Vênus, a Starship consegue entrar em órbita sem problemas de qualquer outro lugar pousável, antes que algum palhaço pergunte se ela decola de Júpiter.

Starship da SpaceX é uma EcoNave!

A Starship é movida a metano e oxigênio, e o plano da SpaceX é reabastecer in loco, usando energia de painéis solares para converter CO2 da atmosfera marciana e H2O do solo ou das calotas polares em CH4 e O2, e no futuro o mesmo método pode ser usado na Terra, tornando a Starship da SpaceX uma nave espacial com zero pegada de carbono.

O Excesso de Otimismo

Elon Musk é obcecado em tornar a Humanidade uma espécie interplanetária, ele não quer que tenhamos o mesmo destino dos dinossauros e dos kryptonianos. Quando ele fala, ouvimos um clássico nerd, com problemas de timidez e sonhos ambiciosos, cheio de impaciência por não poder fazer mais em menos tempo, mas o que o faz um pioneiro e desbravador, também é seu calcanhar de aquiles.

Musk é ótimo em estabelecer metas, e péssimo em definir cronogramas. Tudo é previsto com excesso de otimismo. O Falcon Heavy por exemplo era para ter voado pela primeira vez em 2013, só foi lançado em 2018. Ao prometer muito muito rápido, Musk corre o risco de alienar seus fãs, e principalmente, seus investidores, e é evidente pelas perguntas que muita coisa eles nem começaram a pensar, como o equipamento para usar a Reação de Sabastier para produzir metano e água.

Quando perguntado se ele poderia ainda levar 100 passageiros na Starship, e se estavam pesquisando os sistemas de suporte de vida para isso, Elon disse que ainda não, mas isso era trivial.

Não é, Elon, não é. A Biosfera 2 que o diga.

Eles vão Conseguir?

A SpaceX tornou rotina o pouso do primeiro estágio de foguetes, algo que ninguém faz, e tem a única nave americana capaz de retornar da Estação Espacial e pousar. Eles batem cabeça, mas acabam entregando o prometido, vide o Falcon Heavy.

Vão cumprir os prazos? Duvido, aposto um saco de pitombas e duas Narjaras Turettas que a Starship não voa antes de Março, mas ela vai voar, sim senhor, vai voar. Afinal, A SpaceX fez uma caixa d´água cheia de remendos voar, eles podem fazer qualquer coisa.

Notícia anteriorYouTube Music recebe novidades para competir com o Spotify
Próxima notíciaiPhone SE 2 pode chegar no início de 2020