Brasília Mais TI abre 7ª edição e projeta a capital como protagonista da inovação nacional

0
Integrantes da mesa de abertura da 7ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI, realizada nesta terça (19) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. (Créditos: Ascom FAPDF).

Com apoio da FAPDF, evento reúne autoridades, empresas e academia para discutir inteligência artificial, sustentabilidade e governança digital


Teve início nesta terça-feira (19), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 7ª edição da Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do Distrito Federal. Com o tema “Fronteiras da Inteligência: Como Humanos e Máquinas Podem Redefinir o Futuro Juntos?”, a programação segue até quinta-feira (21) com painéis, oficinas, batalhas de robôs, hackathon, arena gamer, torneio de xadrez e o tradicional Prêmio SINFOR de TI.

A realização do evento conta com o apoio da FAPDF, por meio do Edital Realiza, iniciativa voltada a fomentar grandes encontros de ciência, tecnologia e inovação no Distrito Federal.

A solenidade de abertura reuniu representantes do governo, setor produtivo e academia. Em sua fala, o presidente do Sindicato da Indústria da Informação do DF (Sinfor-DF), Carlos Jacobino, destacou a maturidade do setor em Brasília e defendeu que a capital seja reconhecida como polo tecnológico de referência. A vice-governadora Celina Leão afirmou que a tecnologia já é uma profissão do presente e ressaltou a construção de um modelo de gestão GovTech no DF para facilitar a vida do cidadão, em parceria com o setor produtivo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Marco Antônio Costa, enfatizou a união entre governo, academia e setor produtivo como eixo central das políticas de inovação. Ele destacou programas de capacitação para formação de mão de obra qualificada e reforçou que eventos como o Brasília Mais TI consolidam o DF como referência nacional em inovação. Representando a Vice-Presidência da República e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Pedro Guerra lembrou que a inovação é transversal e tem impacto em setores como saúde, agronegócio e indústria farmacêutica.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Leonardo Reisman, lembrou que Brasília já é palco de grandes eventos de tecnologia, como a Campus Party e o Innova Summit, e destacou que o setor representa cerca de 10% do PIB do DF. “É uma missão do governo, do setor produtivo e das universidades transformar pesquisa em startups que tragam resultados práticos e estejam presentes em estandes de eventos de tecnologia como este.”, afirmou.

A mostra reúne mais de 40 oficinas gratuitas, palestras nacionais e internacionais, rodada de negócios e espaços temáticos como o Espaço Maker e o Mulheres na TI, além de competições como torneio e batalha de robôs, hackathon e campeonato de xadrez.

Novidade: 1º Torneio de Xadrez

Estudantes participam do 1º Torneio de Xadrez da Mostra Brasília Mais TI, que une estratégia, lógica e inovação em uma disputa inédita no evento. (Crédito: Ascom FAPDF)

Tecnologia também é estratégia, lógica e decisão — como no xadrez! Pela primeira vez, a Mostra Brasília Mais TI abriu espaço para o 1º Torneio de Xadrez, reunindo estudantes, profissionais de TI e entusiastas em uma competição onde o cérebro é o protagonista.

Mais que um jogo milenar, o xadrez desenvolve habilidades essenciais na era da inovação: pensamento crítico, raciocínio lógico, concentração e planejamento. E tem tudo a ver com tecnologia — de algoritmos à inteligência artificial, foi o primeiro campo de testes para máquinas pensantes.A disputa vai distribuir R$70 $70 mil em prêmios para os melhores colocados.

O encerramento do evento será na quinta-feira (21), com a 14ª edição do Prêmio SINFOR de TI seguida por um coquetel institucional.

Serviço

7ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Horário: 8h às 19h
Tema 2025: “Fronteiras da Inteligência: Como Humanos e Máquinas Podem Redefinir o Futuro Juntos?”
Inscrições gratuitas: Brasília Mais TI

Notícia anteriorControles parentais das plataformas digitais são insuficientes para coibir crimes contra crianças, dizem autoridades
Próxima notíciaCâmara promove debate sobre proteção de crianças e adolescentes em ambiente digital