Quando o assunto é inteligência artificial, grande parte das pessoas imagina filmes de ficção científica, em que os robôs dominam o mundo e subjugam os seres humanos.


Mas o que é exatamente a inteligência artificial? AI (do inglês artificial intelligence) é uma area da ciência da computação que visa a criação de sistemas que possam agir e reagir como os seres humanos.

Ela tem como objeto de estudo criar sistemas que sejam capazes de pensar de forma independente e aprender sozinhos. Nesse contexto, inteligência é a habilidade de adaptar-se a situações novas.

Dessa forma, diante dos avanços tecnológicos, é possível encontrar a sua aplicação em áreas como a de diagnósticos, fundamentados em programas com grande capacidade de análises probabilísticas, planejamentos logísticos, reconhecimento de linguagem e de voz, robótica, controle autónomo de veículos, jogos, mineração de dados, análise financeira, assessoramento de riscos, lógica incerta (técnica em que se raciocina com base em incertezas) entre outros.

Ademais, também podemos utilizar a tecnologia para realizar tarefas repetitivas e que levam tempo, bem como garantir decisões lógicas (uma vez que a inteligência artificial não é influenciada por emoções) além de aplicá-la como uma eficiente ferramenta educacional e de treinamento.

inteligência artificial teoria digital 2

Expectativas para o Futuro da Inteligência Artificial

Apesar dos inúmeros benefícios decorrentes do avanço da inteligência artificial, o assunto é também bastante controverso.

O futuro da AI preocupa muitos estudiosos, pois uma vez alcançada essa inteligência que pensa tal qual um ser humano, ela provavelmente será capaz de evoluir muito rapidamente e tornar-se mais inteligente que seus próprios criadores.

Além disto, não existem garantias de que a inteligência artificial irá compartilhar dos mesmos valores associados a sabedoria e o desenvolvimento humano.

inteligência-artificial-teoria-digital-3

Apesar de alguns pensarem na AI como algo de um futuro distante, esta já se começa a tornar bastante presente no nosso quotidiano. Por exemplo, quando temos um carro que possui piloto automático ou é capaz de estacionar sem inferência do condutor, ou ainda, quando fazemos o download de um bom antivírus capaz de analisar rapidamente milhares de arquivos e detectar quais estão infectados por algum tipo de vírus.

A tecnologia influencia constantemente as relações do homem, e altera o funcionamento da sociedade e da economia. Assim sendo, mesmo que uma inteligência artificial, que opere a nível humano, nunca seja desenvolvida, será preciso atentar para as diversas consequências que esse ramo da ciência traz consigo e adaptar-se às mudanças, para que ela não reduza, paradoxalmente, a qualidade de vida humana.

 

Notícia anteriorNokia 6 chega aos EUA no início de julho por US$ 229 na Amazon
Próxima notíciaSmartphone pode te deixar menos inteligente, diz novo estudo