AE NEWS Maia diz que concorda com Mourão sobre custo de excluir Huawei do 5G

0

O leilão do 5G no Brasil é alvo de pressões internacionais, envolvendo a disputa entre o governo americano e a empresa chinesa Huawei.


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta segunda-feira (7) que concorda com a avaliação do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) de que a instalação da tecnologia 5G no País vai custar mais caro se a chinesa Huawei não puder fornecer equipamentos.

“Hoje, 40% da infraestrutura que nós temos de 3G e 4G é da Huawei. Se a Huawei não puder fornecer o equipamento (de 5G), vai custar muito mais caro”, afirmou, mais cedo, o vice-presidente durante palestra comemorativa aos 126 anos da Associação Comercial de São Paulo. “Se desmantelar equipamentos (do 5G), quem vai pagar a conta somos nós, consumidores”, completou.

Apesar da fala do vice-presidente, o leilão do 5G no Brasil é alvo de pressões internacionais, envolvendo a disputa entre o governo americano e a empresa chinesa Huawei. A organização é líder no desenvolvimento do 5G, mas é acusada de fazer espionagem e trabalhar com o governo chinês.

Conforme o Broadcast apurou e noticiou em 29 de novembro, o governo de Jair Bolsonaro procura alternativas, dentro da lei, para limitar a participação da Huawei na implementação das redes do 5G no País. A ideia seria estabelecer uma barreira com base em requisitos técnicos ou de segurança, sem citar o nome da Huawei, mas que, na prática, impeçam a empresa de participar do mercado 5G.

Notícia anteriorCyberpunk 2077 vai receber grande update de 43 GB após lançamento
Próxima notíciaAE NEWS Maia diz que concorda com Mourão sobre custo de excluir Huawei do 5G