Biden enfrenta teste importante em disputa comercial de bateria EV

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As empresas, LG Chem e rival SK Innovation Co, passaram meses tentando tirar proveito de investimentos anteriores e prometidos dos EUA, e laços com políticos.


 

O presidente dos EUA, Joe Biden, enfrenta um prazo final de domingo para decidir se intervirá em uma disputa comercial entre dois fabricantes sul-coreanos de baterias para veículos elétricos que poderia impactar uma fábrica da Geórgia e seu impulso por mais veículos elétricos.

O governo Biden, por meio do escritório do Representante de Comércio dos EUA, deve decidir já na sexta-feira se tomará a rara medida de reverter a Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC), a menos que as empresas coreanas de baterias cheguem a um acordo de última hora.

A Casa Branca não quis comentar na quinta-feira.

O ITC em fevereiro ficou do lado da LG Chem em suas reivindicações de segredos comerciais, mas permitiu que a SK importasse componentes para baterias para o programa Ford EV F-150 por quatro anos e os EVs norte-americanos da Volkswagen por dois anos.

O CEO da Volkswagen of America, Scott Keogh, disse na quarta-feira que a intervenção de Biden foi crítica: “A Casa Branca pode acelerar o futuro de veículos com emissão zero e empregos verdes, ou ameaçar reduzir a capacidade da bateria dos EUA e atrasar a transição para veículos elétricos”.

A indústria automobilística global está correndo para desenvolver EVs. Biden propôs US $ 174 bilhões para impulsionar as vendas e carregamento de EV.

A menos que a Casa Branca intervenha, SK diz que a decisão da ITC a forçaria a suspender a construção de uma fábrica de US $ 2,6 bilhões na Geórgia, onde dois senadores democratas recém-eleitos são a base da pequena maioria democrata de Biden no Congresso.

No mês passado, o governador republicano da Geórgia, Brian Kemp, pediu a Biden que interviesse, observando que a fábrica da SK empregará quase 2.600: “Simplificando: o sustento de milhares de georgianos está agora em suas mãos”.

O senador da Geórgia, Jon Ossoff, manteve inúmeras reuniões com os fabricantes de baterias coreanos e a administração Biden, confirmou seu escritório, e enfatizou “a necessidade urgente de ambas as empresas virem à mesa de negociações e concordar com um acordo para salvar a fábrica da Geórgia”, disse uma porta-voz disse.

A unidade de bateria da LG, a LG Energy Solution, está quase concluindo uma fábrica de células em Ohio com a General Motors e está perto de anunciar planos de construir uma segunda instalação de US $ 2,3 bilhões no Tennessee, disseram fontes à Reuters.

A LG planeja investir pelo menos US $ 4,5 bilhões na produção de baterias nos EUA nos próximos quatro anos. A LG insiste que pode atender às necessidades de baterias das montadoras se a SK abandonar sua fábrica na Geórgia.

SK argumenta que a LG não conseguiu lidar com os contratos da VW e da Ford e avisa que os fabricantes chineses podem substituir a capacidade perdida da bateria.

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