Chrome 90: Google anuncia mais funções para nova versão do navegador

0

O Google já lançou a versão estável do Chrome 90 há alguns dias com algumas novidades, mas a lista de mudanças divulgadas ainda não estava completa.


 

Diversas funcionalidades estão sendo anunciadas somente hoje no blog oficial do Google. Veja agora o que mais está mudando no navegador mais utilizado no mundo.

Começando pelo leitor de PDF integrado ao navegador, temos um novo modo de apresentação, que oculta todos os demais elementos da interface para que as pessoas foquem no conteúdo do documento.

Falando em menus, o leitor agora tem elementos redesenhados e otimizados, incluindo uma barra de ferramentas, visualizador de páginas e um menu superior renovado, que tornam tudo mais intuitivo e agradável visualmente.

Agora notificações de sites também serão desativadas automaticamente durante apresentações, compartilhamentos de tela, evitando distrações.

Outra nova função é o Link para Texto, que cria um link do Chrome especial, que abre a página mas destacando o texto selecionado. Essa função deve ser particularmente útil quando você deseja que a pessoa vá diretamente para um conteúdo na página.

Para usar a nova função, basta ativá-la na página de Experimentos do Chrome, para isto, acesse:

  • chrome://flags#copy-link-to-text

Mude o marcador de “Default” para “Enabled”. Feito isto, basta acessar qualquer página, selecionar o texto que você deseja que fique em destaque e clique com o botão direito do mouse na seleção. Selecione a opção “Copiar link para texto destacado” e pronto. Um link para a página com o trecho destacado será copiado automaticamente para a área de transferência.

Há ainda melhorias de desempenho que reduziram o uso de CPU, o uso de até 100MB de RAM por guia aberta. No Mac, a eficiência pode ser ampliada em até 65% com a priorização das guias abertas ao reduzir o uso de CPU em 35%.

Já no Android a otimização faz com que o navegador abra até 13% mais rapidamente mesmo com muitas guias abertas em segundo plano.

Além disso tudo, o Chrome em breve receberá o recurso de suspender guias em grupos recolhidos.

Notícia anteriorSamsung lidera, Huawei desaparece e Xiaomi ameaça vice da Apple no mercado global
Próxima notíciaDiscord termina negociações de compra com a Microsoft