G Suite agora é Google Workspace e traz mais interação entre serviços

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O Google anunciou nesta terça-feira (6) que está atualizando o G Suite para Google Workspace.


 

E não foi só no nome que a plataforma ganhou uma repaginada: os ícones, símbolos e imagens também mudaram, dando um novo visual à suíte de ferramentas para trabalho e produtividade do Google Cloud que inclui serviços como Gmail, Drive Docs e Meet. As mudanças começarão a aparecer para todos os usuários já nas próximas semanas

Lançada originalmente em 2016, a G Suite foi apresentada como um serviço para empresas, funcionando no modelo de assinatura. As companhias interessadas pagam um valor mensal, que por sua vez dá acesso a algumas ferramentas para serem usadas por várias pessoas simultaneamente. Cerca de 6 milhões de empresas pagam por um plano mensal no Suite – bom, agora Workspace.

Além das novidades no nome e no design dos ícones, o Workspace também ganhou melhorias de integração entre aplicativos. Meet, Chat e Salas, por exemplo, passam a funcionar de maneira mais integrada, o que significa que todos os recursos usados entre esses apps estarão disponíveis de forma bem mais colaborativa.

Usuários poderão criar e colaborar em documentos em salas com pessoas convidadas, e divulgar uma prévia dos arquivos no Docs, Planilhas (Sheets) e Apresentações (Slides) sem ter de abrir uma nova aba no navegador. Além disso, ao mencionar alguém em um documento, o Workplace exibirá um card pop-up com informações de contato daquela pessoa e botões de ações rápidas para iniciar uma chamada de vídeo, mandar um e-mail, entre outras opções.

Outra funcionalidade é que o modo pitcure-in-picture, que diminui o tamanho da janela de uma chamada no Google Meet, agora também será compatível com Doc, Planilhas e Apresentações. Até então, o recurso só estava disponível no Gmail e Chat.

Novos planos

O Google também anunciou três novas modalidades de assinatura para o Workspace, todas elas voltadas para negócios que tenham menos de 300 licenças. Os preços valem apenas para novas assinaturas, então nada muda para empresas que já possuem o G Suite.

Estes são os planos e seus respectivos valores:

  • Business Starter: inclui e-mail comercial personalizado e seguro, videochamadas com 100 participantes, 30 GB de armazenamento em nuvem (por usuário), controles de segurança e gerenciamento, e suporte padrão. Custa R$ 27 mensais por usuário (R$ 24,30 em período promocional por tempo limitado);
  • Business Standard: inclui e-mail comercial personalizado e seguro, videochamadas com 150 participantes e gravação do conteúdo, 2 TB de armazenamento em nuvem (por usuário), controles de segurança e gerenciamento, e suporte padrão com upgrade para suporte aprimorado. Custa R$ 54 mensais por usuário (R$ 48,60 em período promocional por tempo limitado);
  • Business Plus: inclui e-mail comercial personalizado e seguro com e-discovery e retenção, videochamadas com 250 participantes e gravação e controle de participação, 5 TB de armazenamento em nuvem (por usuário), controles de segurança e gerenciamento incluindo o Vault e o gerenciamento corporativo de endpoints. Custa R$ 81 mensais por usuário.

Há ainda o Plano Enterprise que traz recursos extras, mas para obter o preço é necessário entrar em contato com a equipe de vendas do Google.

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