Google disponibiliza Developer Preview 2 do Android 12

0

Oficializado em fevereiro com o lançamento da primeira versão destinada a desenvolvedores, o Android 12 promete ser uma das maiores atualizações do Android desde a chegada da versão 5.0 Lollipop.


 

O sistema deve receber diversas melhorias na interface, com bordas arredondadas, animações mais consistentes e possivelmente um motor de temas mais robusto, além de aprimorar seus recursos de privacidade e segurança.

Sem muito alarde, nesta quarta-feira (17) a Google liberou a Developer Preview 2 do sistema do robozinho, segunda versão ainda destinada a desenvolvedores, e apesar de ser voltada para os aprimoramentos de código, algumas novidades interessantes dedicadas à interface foram adicionadas e podem nos dar uma ideia do que esperar para a versão final.

Melhorias de segurança

Grande foco do update de hoje, as melhorias de segurança começam com uma nova permissão que habilita os apps a impedirem a exibição de outras janelas sobre suas próprias, algo que poderia significar um risco aos usuários e aos dados do aplicativo.

Outra grande novidade são os controles de visibilidade de notificações, que permitem a configuração de ações de notificações que exijam autenticação de usuário mesmo na tela de bloqueio. Na prática, um app de mensagens, por exemplo, pode exigir a autenticação de digitais quando o usuário solicitar a ação “marcar como lido”.

Por fim, métodos mais simples e eficientes para que desenvolvedores verifiquem a integridade de um app instalado foram implementadas. Esse último deve ainda ganhar uma versão retrocompatível, que futuramente será disponibilizada como parte da biblioteca Jetpack do Android.

Suporte a bordas arredondadas

Partindo então para melhorias focadas na interface, temos um novo recurso que permite a um aplicativo verificar se um determinado smartphone conta com bordas arredondadas e então capturar suas características. Com esses dados em mãos, o app pode reajustar sua interface para ficar mais bem acomodado e ser exibido de maneira otimizada, independente do formato do display do telefone.

Novidades no modo Picture-in-Picture (PiP)

Conforme haviam revelado rumores datados de antes do lançamento do Android 12, a DP2 começa a adicionar novas animações ao modo PiP. Os aplicativos podem agora ativar a função seamless resize para dar ao sistema permissão de redimensionar a janela PiP sempre que necessário. A novidade também garante que a transição de um app para o modo PiP não seja atrasada pela animação reproduzida quando o usuário volta à tela inicial do Android. Por fim, foi implementado o suporte à função que esconde a janela PiP nas laterais da tela.

Updates no sistema de apps para vestíveis

Visando facilitar o funcionamento de apps companheiros necessários para o funcionamento apropriado de smartwatches e pulseiras inteligentes, a Google implementou na DP2 uma nova API que promete manter esses aplicativos funcionando e devidamente conectados aos vestíveis sempre que estes estiverem próximos ao smartphone. Fora isso, um novo perfil no sistema facilita o processo de conexão entre o celular e o acessório.

Aprimoramentos de rede

A DP2 do Android 12 também facilitou o processo da estimativa de largura de banda para desenvolvedores. Na prática, isso significa que um aplicativo tem agora acesso a dados mais precisos das velocidades de internet atingidas pelo smartphone de acordo com a operadora de telefonia, com o SSID do Wi-Fi conectado, com o tipo de rede utilizado e com a força do sinal, para todos os usuários.

Novos efeitos visuais

Completando o conjunto de adições para desenvolvedores está a classe RenderEffect, que promete facilitar a aplicação de efeitos visuais em aplicativos. Será possível aplicar efeitos como blur e filtros de cor, ou ainda combiná-los para criar uma experiência de usuário mais robusta e agradável.

Modo escuro mais claro?

Por fim, como notou o site 9to5Google, o modo escuro na DP2 do Android 12 parece ter ficado ainda mais claro do que antes. Muitos usuários e desenvolvedores que tiveram acesso à DP1 notaram que o recurso não contava com o preto profundo presente no Android 11, amigável para tela AMOLED, mas sim com uma tonalidade acinzentada. Agora, com a DP2, um tom ainda mais claro de cinza foi adotado. Ainda não se sabe o motivo para que isso tenha ocorrido.

Quando será lançado o Android 12?

Seguindo a estratégia de sucesso do Android 11, o Android 12 será liberado aos poucos em atualizações por períodos, começando com as versões Developer Preview, passando para a beta pública e então sendo disponibilizado em versão final. A próxima Developer Preview está prevista para chegar em abril, enquanto a primeira beta pública deve estrear em maio. A versão definitiva do Android está prevista para o fim do terceiro trimestre de 2021, possivelmente entre os meses de setembro e outubro.

Notícia anteriorFacebook corre para lançar óculos “smart”, mas só avança em mouse de pulso.
Próxima notíciaWhatsApp pode liberar mais 4 novas funcionalidades.