Microsoft compra Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões

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A gigante dos jogos Activision Blizzard acaba de ser adquirida pela Microsoft em um acordo em dinheiro de US$ 68,7 bilhões, incluindo o caixa líquido da empresa.


É o maior impulso da Microsoft em jogos, e a empresa diz que será a “terceira maior empresa de jogos em receita, atrás da Tencent e da Sony” assim que o acordo for fechado.

A Microsoft planeja adicionar muitos dos jogos da Activision ao Xbox Game Pass. Com a aquisição da Activision, a Microsoft publicará em breve franquias como WarcraftDiabloOverwatchCall of Duty e Candy Crush. “No final, ofereceremos o maior número possível de jogos da Activision Blizzard no Xbox Game Pass e PC Game Pass, novos títulos e jogos do incrível catálogo da Activision Blizzard”, disse o CEO de jogos da Microsoft, Phil Spencer.

O Xbox Game Pass agora tem 25 milhões de assinantes, pois a Microsoft continua adquirindo estúdios para impulsionar o serviço de assinatura.

O acordo da Microsoft ocorre após meses de reclamações de assédio sexual contra a Activision Blizzard. Em julho passado, o Departamento de Emprego Justo e Habitação da Califórnia (DFEH) processou a Activision Blizzard por promover uma cultura de “assédio sexual constante”. Mais funcionários apresentaram mais alegações de má conduta sexual desde então, e a empresa chegou a um acordo de US$ 18 milhões com a Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA em setembro. Esse acordo está sendo apelado, e relatórios indicam que quase 40 funcionários da Activision Blizzard supostamente “saíram” da empresa desde julho passado.

A Microsoft não detalha exatamente como abordará a solução desses problemas, e a empresa diz que Bobby Kotick continuará atuando como CEO da Activision Blizzard por enquanto. 

Parece que Kotick não permanecerá assim que o acordo estiver totalmente fechado e após o período de transição para a Microsoft. Phil Spencer, ex-chefe de jogos da Microsoft, agora é CEO da Microsoft Gaming e a empresa diz que o negócio da Activision Blizzard se reportará diretamente a Spencer.

“Como empresa, a Microsoft está comprometida com nossa jornada para inclusão em todos os aspectos dos jogos, entre funcionários e jogadores”, diz o CEO de jogos da Microsoft, Phil Spencer. “Valorizamos profundamente as culturas individuais dos estúdios. Acreditamos também que o sucesso criativo e a autonomia andam de mãos dadas com o tratamento de cada pessoa com dignidade e respeito. Mantemos todas as equipes e todos os líderes nesse compromisso. Estamos ansiosos para estender nossa cultura de inclusão proativa para as grandes equipes da Activision Blizzard.”

O enorme acordo da Microsoft com a Activision Blizzard ocorre quase um ano depois que a empresa adquiriu a Bethesda (ZeniMax Media) por US$ 7,5 bilhões. Na época, essa aquisição reforçou os estúdios de jogos Xbox da empresa para um total de 23 e foi visto como um grande impulso para o Xbox Game Pass.

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