NASA completa teste de motores de foguetes que podem, eventualmente, enviar humanos para a lua

0

A NASA completou na quinta-feira um teste de oito minutos dos motores de um foguete construído pela Boeing para missões Artemis que visam retornar astronautas americanos à Lua em 2024, mais de meio século desde a última caminhada lunar.


 

A NASA conduziu o teste de fogo quente na quinta-feira do estágio central do foguete Sistema de Lançamento Espacial (SLS) para simular um lançamento acionando os motores enquanto ancorado a uma torre em seu Centro Espacial Stennis, no Mississippi.

Os quatro motores RS-25 ganharam vida durante todo o teste e encheram a área circundante e o céu com nuvens de fumaça branca. Depois que os motores foram desligados, os funcionários da NASA puderam ser ouvidos aplaudindo no vídeo ao vivo da agência espacial.

Um teste anterior em janeiro terminou após cerca de um minuto – bem abaixo dos cerca de quatro minutos que os engenheiros precisaram para coletar dados suficientes.

A NASA pretende devolver astronautas americanos à Lua até 2024, mas o programa SLS está três anos atrasado e quase US $ 3 bilhões acima do orçamento. O último astronauta a andar na lua foi Eugene Cernan em dezembro de 1972.

Espera-se que o Sistema de Lançamento Espacial vá para o Centro Espacial Kennedy na Flórida para integração com a espaçonave Orion da Lockheed Martin Corp.

O fogo quente é o oitavo e último teste da série Green Run para garantir que o estágio central do foguete SLS esteja pronto para lançar as missões Artemis à lua. Artemis I está programado para orbitar a lua em novembro com uma espaçonave não desenhada, mas essa data provavelmente mudará.

SpaceX de Elon Musk e Blue Origin de Jeff Bezos estão correndo para enviar suas próprias missões tripuladas ao espaço pela primeira vez.

Notícia anteriorChefe do WhatsApp acusa Apple de boicote e diz não ter medo do Signal
Próxima notíciaTinder vai expor antecedente criminal como tentativa de proteger usuárias