Notebook com placa RTX 2080 é melhor do que PS5 e novo Xbox, diz CEO a Nvidia

0

Nvidia afirma que versão MaxQ da placa usada em notebooks atuais é mais poderosa que novos consoles.



 

A Nvidia afirmou que os notebooks gamers equipados com a placa GeForce RTX 2080 são mais poderosos do que o Playstation 5 e Xbox Series X, futuros consoles da Sony e Microsoft. A revelação de Jensen Huang, CEO da fabricante, foi dada durante um evento anual da Nvidia, na China, na última sexta-feira. A declaração da Nvidia apimenta a rivalidade entre a marca e a “rival” AMD, responsável pelo desenvolvimento das placas dos futuros consoles, que devem ser lançados já em 2020. AMD e Nvidia competem pela hegemonia da fabricação de placas de vídeo que equipam computadores em todo o mundo. A placa “poderosa” pode ser encontrada no Alienware Area-51M, notebook da Dell lançado no Brasil em 2019.

A promessa de Huang, onde o CEO da Nvidia garante que um computador equipado com a placa GeForce RTX 2080 seria mais poderoso do que um dos novos consoles veio durante uma sequência de comparações apresentadas no evento. Segundo o representante da Nvidia, os saltos de performance, custo e eficiência energética promovidos pelo design MaxQ são melhores do que os dos videogames.

Apesar do impacto da declaração, a Nvidia não conseguiu provar sua superioridade em números já que, até o momento, as especificações finais de performance gráfica do PlayStation 5 e Xbox Series X ainda não são conhecidas.

As GeForce com o termo “MaxQ” no nome são versões com pé no freio das unidades convencionais. A ideia é sacrificar um pouco de performance para diminuir a geração de calor e consumo de energia. Essas vantagens técnicas tornariam as placas interessantes para notebooks finos e poderosos do ponto de vista gráfico.

Para exemplificar, Huang comparou duas gerações de notebooks gamer da Lenovo, com duas gerações diferentes de placas gráficas da Nvidia. O Lenovo Y900, de 2017, vinha com a top de linha GeForce GTX 980M. Já o modelo mais atual, o Lenovo Y740, usa a GeForce RTX 2080 MaxQ. Além de gráficos mais poderosos, o novo Y740 tem 21 mm de espessura e pesa dois quilos e meio. Já o Lenovo Y900, com a GTX 980M menos eficiente, tem 34 mm de espessura e seu peso passa dos quatro quilos.

Em notebooks, peso e espessura são funções da dissipação de calor: um laptop que precisa circular muito ar para controlar a temperatura interna de seus componentes tende a ser mais espesso e mais pesado de que uma máquina mais eficiente.

 

Notícia anteriorCES 2020: TCL marca coletiva para apresentar tecnologia Mini-LED de última geração para TVs
Próxima notíciaBrasil multa Facebook em R$6,6 mi em apuração sobre compartilhamento de dados