Xiaomi registra módulo de câmeras móveis para fotos com campo de visão ampliado

0

A fotografia em celulares avançou consideravelmente nos últimos anos e muito graças ao uso de mais sensores fotográficos em um mesmo aparelho.


 

Mas há casos em que a solução traz novos problemas, como as lentes ultrawide, que oferecem imagens com campo de visão maior com um pequeno defeito: as laterais ficam distorcidas.

Aumentar o campo de visão sem distorções não é um desafio novo em fotografia, e as famosas lentes olho de peixe utilizadas em câmeras profissionais apresentam esse “defeito”. Pois parece que a Xiaomi patenteou recentemente uma solução que pode resolver a questão.

A documentação, encontrada pelo site LetsGoDigital, foi apresentada ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos em outubro de 2019 e aprovada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual no último dia 30 de julho sob o nome de “‘módulo de câmera e terminal”.

Trata-se de um sistema com duas câmeras que operam em conjunto para registrar ângulo de visão maior sem apresentar distorções e que pode até se mover levemente para fora da traseira do dispositivo (veja imagem acima) — ao menos é o que promete o texto presente nos documentos do pedido de patente.

“A extensa documentação se refere à implementação de duas câmeras com ângulo de visão pequeno. As câmeras podem rodar em sincronia, ampliando significativamente o ângulo de visão efetivo”, explicou a publicação. “O módulo de câmera pode capturar imagens grande-angulares em alta qualidade, sem a lente grande-angular nem apresentar distorções”, concluiu.

Além disso, a documentação também descreve a possibilidade de registrar imagens em vários quadros, em vídeo ou não, com garantia de imagens em movimento suaves, sem precisar mexer o celular.

Não é a primeira vez que vemos uma ideia assim. Em junho, noticiamos uma patente da Samsung, pedida em dezembro do ano passado, que possui um sistema móvel parecido com este da Xiaomi. Qual das duas sairá na frente e lançará a novidade no mercado?

Notícia anteriorWindows 95 faz 25 anos: dez recursos que permanecem no sistema até hoje.
Próxima notíciaFacebook planeja lançar serviço de notícias no Brasil e outros países