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Vencedores desenvolveram soluções para saúde, educação e meio ambiente
A Hayek Global College, faculdade internacional com sede em Brasília, promoveu um torneio de inovação em parceria com a SUNY Alfred State University, instituição de destaque na área de tecnologia, localizada no estado de Nova York, nos Estados Unidos.
Liderado por Evan Enke, coordenador do curso de Tecnologia da Informação na Alfred State, o torneio desafiou os participantes a resolverem problemas reais, com criatividade e espírito de equipe.
“Este evento foi uma oportunidade para que os estudantes tenham acesso a um profissional que está em Nova York, com um altíssimo grau de conhecimento em tecnologia. O objetivo foi descobrir talentos aqui no Brasil que possam integrar o movimento tecnológico que está ganhando força com a inteligência artificial e as inovações mais modernas do mundo digital“, destaca Edson Agatti, diretor executivo da Hayek Global College.
Soluções inovadoras
No evento, os participantes foram organizados em equipes, fizeram um workshop e depois ficaram com a tarefa de criar um projeto de sistema a ser concebido ao longo da semana. Cada grupo apresentou sua solução a um painel de jurados.
O primeiro lugar foi dos estudantes Rebecca Walker, Gabriel Marques, Arthur Piana, Lauro Sodré e Rafael Takaki. Eles apresentaram o projeto Study Hub, uma plataforma colaborativa que tem como objetivo facilitar a vida do estudante universitário. A ideia é oferecer materiais acadêmicos gerados por outros estudantes, como resumos, mapas mentais, provas anteriores e outras ações. “Nossa solução apresentou, desde os requisitos funcionais e não funcionais, até a modelagem das entidades, passando pela criação de um protótipo funcional no Figma, até o desenvolvimento de uma inteligência artificial no Instagram para fornecer informações e interagir com os usuários“, explica Gabriel Marques.
Para ele, o desafio foi uma excelente oportunidade de aplicar seus conhecimentos e desenvolver uma solução tecnológica inovadora para um problema atual. “Durante a competição, tivemos uma semana para criar um sistema de TI que resolvesse uma questão relevante. Fiquei extremamente feliz e grato por termos conquistado o primeiro lugar, especialmente com a presença de tantos grupos qualificados e talentosos. A experiência foi enriquecedora e mostrou como soluções tecnológicas podem ter um impacto positivo na vida dos estudantes“, completa Gabriel.
Segundo lugar: tecnologia a serviço da saúde
O segundo lugar foi conquistado pelos estudantes Samuel Manzur, Davi Takami, Júlio Barros e Enzo Beck. Eles apresentaram a proposta do National Integrated Health Information System (NIHIS), um sistema nacional integrado de informações em saúde que visa solucionar um importante problema: 34% dos brasileiros não têm acesso à atenção básica à saúde.
A solução foi desenvolver um sistema integrado de informações em saúde para centralizar os dados dos pacientes em todos os níveis de atendimento, sincronizar os prontuários médicos entre as plataformas, reduzir tarefas administrativas redundantes, permitir comunicação em tempo real entre as unidades de atendimento e acompanhar a jornada do paciente para garantir a continuidade do cuidado. Entre os benefícios, diagnósticos mais rápidos, maior segurança do paciente, tomada de decisão baseada em dados e redução de custos.
Terceiro lugar: sensoriamento remoto e justiça ambiental
O terceiro lugar ficou com os estudantes Mariana Diniz, Ana Neto, Sayna Zahrai e Stella Andrade. A proposta foi desenvolver um sensoriamento remoto para a proteção de terras indígenas, uma tecnologia a serviço da justiça ambiental. “Espera-se que as tecnologias de sensoriamento remoto sejam eficazes na detecção e no acompanhamento da expansão das atividades ilegais de garimpo em terras indígenas na Amazônia.
Por meio da análise de séries temporais de imagens de satélite, nossa proposta visa demonstrar como evidências visuais e quantitativas da degradação ambiental, como desmatamento e abertura não autorizada de áreas de garimpo, podem ser identificadas e monitoradas por meio do sensoriamento remoto“, explicou Stella.
De acordo com a participante, o evento proporcionou uma experiência única. “Entre vários concorrentes com outros projetos, nós alcançamos o pódio e recebemos o terceiro lugar. Senti que todo nosso esforço foi significativo e apreciado, colaborando com nossa intenção de ajudar a preservar o meio ambiente. Com isso, todos nós saímos da zona de conforto e criamos projetos que ajudam a sociedade de várias maneiras através da tecnologia. Sou muito grata por ter vivido essa experiência com minha equipe“, disse a estudante.
Reconhecimento internacional
Para Evan Enke, coordenador do curso de Tecnologia da Informação da Alfred State University, as atividades de design são fundamentais para estimular o pensamento crítico e a imaginação, permitindo que os estudantes trabalhem nos resultados desejados e encarem os obstáculos como desafios superáveis.
“Fiquei impressionado com o entusiasmo que os participantes do NextGen trouxeram para as sessões e projetos em grupo. Eles demonstraram curiosidade e coragem ao lidar com conceitos e atividades totalmente novos, utilizando seus diferentes talentos e interesses na resolução de problemas. Estou muito satisfeito com as soluções que desenvolveram para questões relevantes que desejam enfrentar”, afirmou Enke.
Premiações
Todos os participantes receberam um Participation Award em reconhecimento pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo da competição. As equipes com melhor desempenho foram premiadas com valores em dinheiro: a vice-campeã recebeu R$1.000, enquanto a campeã foi contemplada com R$2.000. Além disso, a equipe vencedora conquistou um desconto de US$1.000 dólares no programa da SUNY Alfred State University, somado aos benefícios oferecidos pela Hayek Global College.
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