Um consultor de marketing Digital, seja um contratado independente ou uma agência com equipe completa, é um investimento valioso para o crescimento de seus negócios, independentemente do tamanho.


O principal motivo para a contratação de um consultor de marketing digital é se beneficiar de sua experiência e conhecimento e permitir o crescimento dos negócios.

Com o ritmo acelerado das mudanças no mundo do marketing, é crucial contratar alguém com um nível de experiência que possa “assumir o controle” e permitir que você se concentre no seu negócio principal.

Principalmente agora que as pessoas estão trabalhando em casa, isoladas e perdidas sobre como divulgar e vender sua marca na internet.

O consultor de marketing certo (abordaremos isso mais adiante) pode delinear um plano de marketing detalhado, ajudar a determinar a mensagem de marketing de uma empresa e identificar o mix de marketing apropriado para transmitir a mensagem ao seu mercado-alvo. O tempo todo, funcionando como um monitor imparcial de seus esforços de marketing e seus resultados continuamente, estejam sendo executados internamente ou externamente no momento. Um consultor de marketing confiável terá seus melhores interesses de negócios e o ponto de vista de alguém de fora que pode ajudar a iluminar seu caminho para o sucesso.

Quando contratar um consultor de marketing

O assunto da contratação de um consultor de marketing externo surge frequentemente quando uma empresa atinge um determinado ponto de inflexão em qualquer estágio do seu ciclo de vida.

Uma nova empresa pode fazer uso de um consultor de marketing para ajudar a definir uma visão e objetivos claros da empresa, um plano de marketing de longo prazo e uma estratégia de lançamento de marketing digital de curto prazo.

“A presença digital é a forma mais rápida, prática e barata para mostrar o seu valor se relacionar com potenciais clientes.”
Afirma Arnaldo Alves, Especialista em Marketing Digital.

Qualquer empresa existente que deseje melhorar seu desempenho atual também se beneficiaria de um consultor de marketing digital. Um consultor de marketing digital pode ajudar a construir uma estratégia de marketing focada.

Essa estratégia de marketing pode melhorar os resultados atuais de marketing a longo e curto prazo. Isso pode incluir:

– Definir melhores métricas de sucesso e como monitorá-las para atingir as metas de negócios desejadas.

– Foco na melhoria das relações e lealdade com os clientes existentes, minimizando o desgaste.

– Trabalhando continuamente na otimização de conversões e na implementação de táticas de hackers de crescimento.

Uma empresa que busca entrar em novos mercados e atrair novos clientes também se beneficiaria de um consultor de marketing confiável com experiência relevante. Eles ajudariam a determinar a melhor estratégia de penetração no mercado, considerando a concorrência e a capacidade da empresa de estabelecer e alcançar metas realistas.

Função e responsabilidades do consultor de marketing

O papel principal dos consultores de marketing é usar seus conhecimentos para ajudar as empresas a definir e alcançar as metas de marketing. Eles fazem isso fornecendo um plano estratégico, supervisionando ou executando sua execução e monitorando seus resultados para progredir.

Os consultores de marketing on-line devem ter uma grande variedade de habilidades e conhecimentos úteis. Para assumir muitos papéis e responsabilidades, dependendo das necessidades de seu negócio.

As responsabilidades de um consultor de marketing digital podem incluir todo ou qualquer um dos seguintes itens:

  1. Avaliando sua estratégia de marketing atual e identificando novas oportunidades para sua empresa se expandir.
  2. Consultor de relações com clientes – como interagir com clientes existentes e formas inovadoras de atrair novos.
  3. Auditar, sugerir e / ou implementar alterações recomendadas nos ativos da marca e nos canais de marketing, como otimização de SEO; Presença e engajamento em mídias sociais; marketing de email; aparência e desempenho do site
  4. Coordenar sua estratégia de conteúdo entre plataformas e ativos para oferecer suporte aos seus KPIs (leads, vendas).
  5. Melhorar a estratégia e as mensagens da marca para aumentar o engajamento e as conversões do público.
  6. Preparando relatórios e apresentações de marketing.
  7. Produção de materiais de marketing necessários.
  8. Configurando sistemas de rastreamento de desempenho técnico, integrações de análise, rastreamento de pixels, CRM, campanhas de marketing por e-mail, etc.

Quais habilidades os consultores de marketing devem ter?

Os consultores de marketing digital devem possuir uma mistura de habilidades técnicas e comportamentais . Eles precisam ser pensadores muito criativos, além de serem inclinados à análise de dados. De preferência, eles devem ter formação educacional em marketing, negócios ou outros campos relacionados. No mínimo, eles devem ter uma vasta experiência profissional neste último. Eles também devem ter conhecimento metodológico e técnico sobre como integrar várias ferramentas de marketing digital e plataformas de mídia social, para executar e monitorar efetivamente os esforços de marketing.

Seu escopo de conhecimento deve incluir:

  • Marketing de mídia social e plataformas populares de mídia social
  • Marketing e otimização de mecanismos de pesquisa
  • Gestão da reputação – relações públicas digitais
  • Gerenciamento de imagem e marca
  • Comportamento do consumidor e psicologia do cliente
  • Ferramentas de análise e soluções de software de marketing

Profissionalmente, um consultor de marketing digital confiável deve ser capaz de coletar e analisar dados e traduzir tudo isso em insights acionáveis ​​para sua empresa. O plano de ação do consultor de marketing será o ponto de medição, com o qual você não apenas mede seu próprio sucesso de marketing, mas também o sucesso deles. Por fim, seu consultor de marketing também deve estar no topo das melhores práticas e táticas de marketing digital atuais, pois elas mudam dinamicamente ao longo do tempo.

Em termos de personalidade, um consultor de marketing digital confiável terá ótimas ‘habilidades com as pessoas’. Eles precisam ter empatia o suficiente para se relacionar com os desafios de seus negócios e com os pontos problemáticos do seu público-alvo (para os quais sua empresa fornece uma solução). Seu consultor de marketing deve ser um bom ouvinte, um solucionador de problemas e ter qualidades de liderança quando for necessário.

Onde encontrar consultores de marketing e como identificar aqueles em que você pode confiar.

Encontrar serviços de consultoria de marketing de todos os tipos é bastante fácil, pois eles são oferecidos na Web em qualquer lugar, desde os resultados dos mecanismos de pesquisa até os grupos de mídia social e os quadros de trabalho do Marketplace. O melhor lugar para começar seria pedir referências de outras empresas do seu setor. Um conselho ainda melhor é encontrar e entrar em contato com vários (mas não muitos) consultores de marketing simultaneamente para lances (para comparar ofertas). Outra dica inteligente é procurar consultores de marketing locais, pois é mais fácil trabalhar com alguém no mesmo fuso horário que você e mantém as mesmas horas de trabalho, ainda mais se você puder se encontrar pessoalmente (ainda assim, não é obrigatório) .

A parte complicada é encontrar um consultor de marketing digital credível e confiável para suas necessidades comerciais específicas, que não apenas se ajustam ao seu orçamento e fornecem resultados, mas também funcionam bem com sua equipe. Analise as necessidades da sua empresa e as habilidades do consultor de marketing para obter um bom ajuste antes de contratar um consultor de marketing.

A seguir, são cinco etapas a serem seguidas para contratar com sucesso um consultor de marketing:

Decida que tipo de conhecimento de marketing você precisa

Desde o início, trabalhe na definição de quais áreas de especialização você procura, com base em seu setor, tamanho da empresa, desafios de marketing e canais. Isso o ajudará a restringir sua pesquisa a candidatos mais relevantes. Além disso, pergunte a seus candidatos sobre sua experiência relevante para corroborar suas classificações e informações de perfil profissional.

Defina sua história de sucesso

Ao pré-definir o que você espera alcançar com a assistência do seu consultor de marketing, você poderá acompanhar e medir o sucesso. Deseja gerar leads mais qualificados? Defina um número de meta. Deseja aumentar seu engajamento nas mídias sociais? Defina a taxa de engajamento desejada.

Controle a credibilidade do seu profissional de marketing digital para entregar seus KPIs

Certifique-se de selecionar um consultor de marketing com um histórico de entrega dos resultados que deseja alcançar. Sinta-se à vontade para pedir que forneçam exemplos de seus sucessos anteriores. Um consultor de marketing confiável deve tê-los prontamente disponíveis. Verifique se eles estiveram ativos no ano passado, como um reflexo da compreensão das melhores práticas atuais.

Faça um test-drive

Os consultores de marketing digital oferecerão uma consulta inicial gratuita na esperança de conquistar o seu negócio. Essas são ótimas oportunidades para você ter uma idéia do seu potencial de química do trabalho e testar a relevância de seus conhecimentos para o seu setor, tipo de negócio, mercado-alvo, objetivos de marketing etc.). Outra opção, se possível, é contratar um consultor de marketing em um projeto de curto prazo, antes de contratá-lo para um projeto grande.

O escopo do trabalho

Defina claramente a expectativa de relação de trabalho que você tem do seu consultor de marketing. Qual será o seu processo de trabalho? Com que frequência você espera relatórios de progresso? como o planejamento e a execução serão distribuídos entre seu orientador e sua equipe ?. Além disso, o pagamento deve ser incluído aqui: você pagará um retentor mensal, resultados de taxa horária de derivativos ou alguma forma de uma mistura de todos eles ?. Tudo isso deve estar completo e acordado antes de começar a trabalhar com seu consultor de marketing digital.

Trabalhando bem com um consultor de marketing

A contratação de um consultor de marketing, como em qualquer relacionamento comercial, requer a definição adequada dos limites e expectativas de sua aliança confiável. Você está contratando um consultor que executará tarefas pontuais; gerenciar campanhas de marketing; ou um solucionador de problemas mais profundo que oferecerá conselhos e identificará oportunidades como parte de uma estratégia de marketing mais ampla? É claro que sua relação de trabalho pode mudar com o tempo. Como seu consultor se mostra confiável e profissional, você pode aprofundar o relacionamento e aumentar seu escopo de trabalho e o nível de influência de suas decisões.

4 dicas para trabalhar bem com um consultor de marketing digital

Seja claro e cooperativo

evite mal-entendidos antes que eles ocorram, definindo expectativas claras de trabalho para o processo de trabalho e os resultados desejados, prazo para alcançá-los etc. Observe que essa é uma via de mão dupla e que seu consultor de marketing também terá expectativas suas, isso permitirá que eles façam seu trabalho.

Ser justo

Avalie um bom trabalho e recompense-o com um feedback gentil, pague no prazo e motive continuamente seu consultor a ser proativo e oferecer conselhos além do escopo de trabalho originalmente definido; eles podem ter informações muito úteis do ponto de vista semi-externo.

Seja vigilante

Mesmo que você se dê muito bem com seu consultor de marketing, sempre mantenha o foco nos resultados e se eles ainda estão provando seu valor. Seus resultados comerciais e de marketing devem crescer continuamente e seus consultores de marketing devem continuar trabalhando para isso.

Seja paciente

Depois de decidir confiar no consultor de marketing contratado, dê uma chance real. Seja paciente e acredite que o processo deles obterá os resultados que você espera.

Conclusão

O marketing é o mecanismo de crescimento do seu negócio e pode ser difícil acompanhar as tendências e as melhores práticas que você deve aplicar. A contratação de um consultor de marketing em que você pode confiar é uma ótima solução que pode impactar rapidamente os resultados da sua empresa.

Encontrar o consultor de marketing certo para as necessidades atuais da sua empresa é um fator chave de sucesso na contratação de um. Antes de contratar um consultor É importante definir claramente quais são suas necessidades e objetivos de marketing de negócios (KPIs para medir o sucesso). Ao procurar contratar um especialista em marketing, verifique cuidadosamente a experiência, o conhecimento, a disponibilidade e o preço do candidato. Depois de decidir prosseguir e contratar alguém, você precisará estabelecer e manter uma boa relação de trabalho. Somente então você poderá colher os benefícios a longo prazo.

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