Índice
Atividades seguem até o final de janeiro, com turmas no período matutino e vespertino, no estacionamento da Administração Regional.
O programa Incubadora Digital chegou a Planaltina nesta semana com cursos gratuitos de tecnologia, produção de conteúdo, empreendedorismo e muito mais. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), em parceria com o Instituto Sociocultural Humanidade Diversificada e Unida (Hdun).
As atividades começaram na última segunda-feira (5) e seguem até o final do mês, em uma carreta instalada no estacionamento da Administração Regional de Planaltina. Para participar, os candidatos devem ter mais de 14 anos e efetuar a inscrição em um formulário on-line, disponibilizado no Instagram. A confirmação da matrícula é enviada por e-mail ou WhatsApp pela organização.
O programa Incubadora Digital foi lançado em dezembro do ano passado com o objetivo de alcançar todas as 35 regiões administrativas com capacitação profissional gratuita. As carretas serão instaladas em pontos estratégicos e, futuramente, será inaugurada uma unidade fixa no Plano Piloto. Sobradinho será a segunda cidade deste mês, com início das aulas previsto para o dia 12, no estacionamento do ginásio.
As turmas ocorrem em dois turnos — das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os inscritos recebem uniforme e material educativo, e aqueles que concluírem os cursos ganharão certificados. As carretas são equipadas com laboratórios completos, incluindo computadores, drones, estúdios para gravação de podcasts e outros equipamentos de ponta.
A coordenadora de comunicação do programa, Gabriela Vieira, explica que o espaço tem capacidade para comportar 30 estudantes em cada turno, totalizando 60 pessoas diariamente. “A ideia é capacitar todos que tenham interesse em crescer e empreender no digital. As formações são voltadas para o empreendedorismo, como vendas on-line, produção de conteúdo, social media, software, automação, informática básica”, explica.
O administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca, destaca a localização da carreta, próxima a estabelecimentos com alto fluxo de visitantes e pontos de ônibus. “Aqui é o centro da cidade, onde nós temos um complexo esportivo, com cerca de 5 mil alunos, a rodoviária, comércios, equipamentos de justiça e o complexo escolar. Ou seja, a carreta está em um ponto visível e de fácil acesso”, observa.
Wesley Fonseca: “Aqui é o centro da cidade, onde nós temos um complexo esportivo, com cerca de 5 mil alunos, a rodoviária, comércios, equipamentos de justiça e o complexo escolar.
Ou seja, a carreta está em um ponto visível e de fácil acesso”
Novos horizontes profissionais
As formações oferecidas são: tecnologia e informática; marketing digital e produção de conteúdo; audiovisual; vendas online; empreendedorismo e modelos de negócio; drones e operações digitais; e inovação e desenvolvimento de projetos.
Responsável pelas aulas de produção de conteúdo, a professora Vanessa Neres afirma que o intuito é impulsionar os sonhos dos participantes, seja no mercado de trabalho ou de modo autônomo. “Aqui vão aprender na prática a criar conteúdo e a distribuir em plataformas específicas para cada modelo. Eles podem trabalhar como social media, com design, abrir o próprio negócio, produzir conteúdo, entre outras possibilidades, que criam formas de obter renda”, analisa.
Desempregado há pouco tempo, o técnico em segurança do trabalho Jacinto Alves, 51 anos, celebra a oportunidade de estudar gratuitamente do lado de casa. “Fiquei sabendo por acaso e vim para adquirir mais conhecimentos”, diz. “É importante demais preparar as pessoas, dar oportunidade para estar no mercado de trabalho, porque tem muita gente que não tem condições financeiras para isso.”
A estudante Eduarda Moreira, 15, está aproveitando as férias escolares para incrementar o currículo. “Quando vi que ia ter o curso de produção de conteúdo já quis me inscrever, porque gosto muito de gravar vídeos, tirar fotos, e quero me aperfeiçoar mais nisso”, disse.



























