Marketing de influência aumenta em 48%, aponta estudos

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Atividade de marketing de influenciador do Instagram salta 48%, aponta estudo


  • A atividade de marketing de influência no Instagram aumentou este ano à medida que mais marcas se associam a personalidades de mídia social para alcançar consumidores mais jovens em seus smartphones, de acordo com um estudo da empresa de análise de mídia social Klear que foi compartilhado com o Mobile Marketer. O número de postagens com a hashtag #ad indicando que uma postagem do Instagram é patrocinada aumentou 48%, para mais de 3 milhões este ano.
  • A geração do milênio dominou o marketing de influenciadores, com mais da metade (54%) do conteúdo de influenciadores do Instagram criado por pessoas de 25 a 34 anos, enquanto apenas 34% da base de usuários do aplicativo está nessa faixa etária. Os micro-influenciadores, que normalmente têm de 5.000 a 30.000 seguidores no Instagram, receberam 90% das parcerias de marca no Instagram, descobriu Klear.
  • Os influenciadores também impulsionaram a adoção do Instagram Stories, que reúne várias imagens ou vídeos em uma única postagem que desaparece após 24 horas. O número de postagens do Instagram Stories por influenciador aumentou 20% este ano, para uma média de 3,6 por dia, indicando a crescente popularidade do formato. Beleza foi a categoria de produto mais popular mencionada em Stories, representando 25% dos posts patrocinados, seguida por 24% para moda e 19% para alimentos.

Discernimento:

O marketing de influenciadores continua a crescer à medida que os anunciantes procuram atingir os consumidores mais jovens onde passam o tempo, nomeadamente com aplicativos de mídia social como Instagram, Snapchat e TikTok. O estudo de Klear apóia outras pesquisas que apontam para um aumento no marketing de influenciadores, que deve crescer até US $ 15 bilhões em gastos até 2022, ante US $ 8 bilhões este ano, segundo dados da Mediakix citados no Business Insider .

Embora o marketing de influenciadores mantenha claramente o apelo com os principais dados demográficos, como a geração do milênio, as marcas podem precisar ser mais exigentes em relação aos seus parceiros. A empresa de análise de dados InfluencerDB informou no início deste ano que as taxas de engajamento para o conteúdo de influenciadores do Instagram estavam pairando perto de todos os tempos, em  meio a um dilúvio de conteúdo patrocinado na plataforma.  

Uma maneira de os profissionais de marketing tentarem manter sua abordagem atualizada é trabalhando com parceiros menores versus grandes estrelas sociais. A pesquisa de Klear destaca a importância dos microinfluenciadores em ajudar as marcas a alcançar públicos altamente engajados. Os microinfluenciadores  representam 40% dos  gastos anuais de influenciadores das marcas, contra 28% dos influenciadores de celebridades, uma pesquisa de março da Rakuten Marketing.

O Instagram solidificou sua posição como uma das principais plataformas de influenciadores, com quase 80% das marcas usando o aplicativo de compartilhamento de imagens com mais frequência em campanhas de influenciadores, tornando-o mais popular que o Facebook (46%), o YouTube (36%), o Twitter ( 24%) e LinkedIn (12%), por Influencer Marketing Hub . O papel do Instagram no espaço cresceu com sua base de usuários, que o pesquisador eMarketer prevê que aumentará em 5,4%, para 112,5 milhões de usuários nos EUA no próximo ano. 

Mesmo enquanto continua a subir como um destino influente, o Instagram fez ajustes que reconhecem sua apresentação avançada de estilos de vida frequentemente brilhantes e idealizados de celebridades e personalidades das mídias sociais que podem prejudicar a saúde do usuário. Ele está começando a remover o botão “curtir”, por exemplo, em uma alteração supostamente destinada a fazer com que as pessoas se sintam menos preocupadas com a postagem e, portanto, com mais frequência. Mas as curtidas também são uma métrica que ajuda a rastrear o envolvimento com o conteúdo dos influenciadores, o que provocou um debate sobre se sua remoção ajudará ou prejudicará o setor.

É menos claro quantas marcas adotaram o TikTok, Snapchat e Twitch para campanhas de influenciadores, com um estudo recente da Morning Consult sugerindo que as plataformas não são serviços dominantes para os influenciadores. No entanto, é importante não ignorar essas plataformas menos movimentadas, dado seu alcance e preferência entre a geração Z e o emergente contingente da geração Alpha. 

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