Elon Musk diz que está pensando em construir sua própria plataforma de mídia social

0

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, pode adicionar outra empresa à sua lista em breve.


Se ele estiver falando sério, é claro.

Em uma série de tweets no fim de semana, Musk disse que não está feliz com o quão democrático o Twitter é, e sugeriu que algum tipo de mudança é necessária.

Ele deu o pontapé inicial com uma pesquisa no Twitter, perguntando às pessoas se elas acreditam que o Twitter “adere rigorosamente” ao princípio da liberdade de expressão como “essencial para uma democracia funcional”. Ele pediu a seus seguidores que “votem com cuidado”, pois as consequências da pesquisa “serão importantes”.

Para lembrar como Musk leva a sério uma enquete no Twitter, lembre-se da época em que ele pesquisou seus seguidores sobre a venda de 10% de suas ações da Tesla.

Com mais de 2 milhões de votos, e a maioria de seus seguidores selecionando “não” na última pesquisa – o que significa que eles não acreditam que o Twitter adere rigorosamente ao princípio da liberdade de expressão ser essencial para uma democracia funcional – Musk perguntou : “É necessário uma nova plataforma?”

“Dado que o Twitter serve de fato como a praça pública da cidade, não aderir aos princípios da liberdade de expressão mina fundamentalmente a democracia”, ele perguntou. “O que deveria ser feito?”

E quando um seguidor perguntou se Musk consideraria construir uma nova plataforma social, “uma que consistisse em um algoritmo de código aberto, onde a liberdade de expressão e a adesão à liberdade de expressão tivessem prioridade máxima, onde a propaganda fosse mínima”, ele respondeu que ele está “pensando seriamente” nessa ideia.

Outras pessoas sugeriram que Musk deveria simplesmente comprar o Twitter, e Musk não rejeitou totalmente essa ideia, brincando sobre o quão legal seria se ele comprasse a gigante da mídia social e mudasse o logotipo do Twitter para o da criptomoeda Doge.

Que eu saiba, Musk nunca foi censurado pelo Twitter, embora tenha tido problemas com suas postagens várias vezes, principalmente quando twittou sobre “tomar Tesla privado” com quase nada para respaldá-lo. Mas o Twitter em várias ocasiões censurou certos tweets ou até baniu usuários da plataforma – mais notavelmente o ex-presidente Donald Trump, depois que a plataforma determinou que os tweets de Trump relacionados aos distúrbios do Capitólio dos EUA estavam incitando a violência.

Trump respondeu iniciando uma plataforma de mídia social própria, que não teve um grande começo.

Como sempre, não há como dizer o quão sério Musk é sobre isso. Embora o CEO tenha dirigido com sucesso empresas de software antes (seu primeiro grande sucesso foi o PayPal), administrar um site de mídia social está um pouco fora de sua área de interesse típica.

A ideia de um site de mídia social descentralizado, imune à censura e livre de publicidade não é nova e recentemente foi lançada no contexto da tecnologia blockchain. Vários projetos que afirmam ser descentralizados já existem, incluindo Steemit e Diaspora, mas nenhum conseguiu acumular uma grande base de usuários.

Notícia anteriorBarraco no Oscar entra no top trending do Twitter
Próxima notíciaVeja o processador Intel Core i9 mais rápido do mundo com velocidades de 5,5 GHz