Este dispositivo alimentado por bactérias poderia manter seu telefone carregado para sempre

0

Os desenvolvedores estão colocando todos os seus esforços para torná-lo escalável para smartphones.



Enquanto a Apple está trabalhando no lançamento de plataformas de carregamento sem fio, pesquisadores inventaram uma nova tecnologia usando bactérias com a qual você pode carregar o telefone usando o ar da sua sala.Pesquisadores inventaram um dispositivo apelidado de Air-gen que gera eletricidade a partir do vapor de água usando proteína natural. Neste artigo, veja como este dispositivo alimentado por bactérias poderia manter seu telefone carregado para sempre.

Usando bactérias para manter seu telefone carregado

O engenheiro eletricista e professor assistente da Universidade de Massachusetts, Jun Yao, disse que está tentando criar eletricidade “do ar”. Yao é acompanhado pelo microbiologista e professor Derek Lovely no desenvolvimento do gerador.

Um filme de escala nanométrica de cerca de um bilionésimo de metro é usado no gerador. Os fios de proteína do Air-gen são feitos a partir de Geobacter sulfurreducens, um micróbio capaz de manipular eletricidade. Pesquisadores conectaram os fios aos eletrodos e a eletricidade é conduzida usando o vapor de água presente no ar.

Anteriormente, as tecnologias existentes que podiam gerar energia a partir da umidade só eram capazes de produzir rajadas irregulares de energia que geralmente duravam no máximo 50 segundos. Nos testes, o Air-gen gerou com sucesso uma tensão sustentada de 0,5 volts em um filme de 7 micrômetros de espessura, com uma densidade de corrente de cerca de 17 microamperes/cm². Conectar vários dispositivos linearmente pode ampliar ainda mais a geração de energia.

Em breve nos smartphones

O Air-gen produz energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, ele é um dos usos mais exclusivos e surpreendentes dos nanofios de proteínas. Por enquanto, o Air-gen só pode fornecer energia suficiente para carregar pequenos dispositivos eletrônicos que não exigem muita energia para funcionar. Os desenvolvedores estão colocando todos os seus esforços para torná-lo escalável para smartphones.

Notícia anteriorFacebook Lite: modo escuro chega ao app da rede social
Próxima notíciaMenos tempo na tomada! Apple e Samsung devem adotar carregador turbo GaN