Ainda vale a pena comprar o Echo Dot de 3ª geração com Alexa?

0

Aqueles que procuram uma caixa de som inteligente sempre acabam esbarrando na família de smart speaker com Alexa, fabricado pela Amazon.


 

Os chamados Echo são aparelhos que recebem comandos de voz e respondem através da assistente virtual Alexa, oferecendo uma série de recursos úteis para o dia a dia.

É possível, por exemplo, consultar a previsão do tempo, pedir para tocar uma música, criar um evento no calendário da família, fazer pesquisas no Google, organizar uma lista de compras e muito mais. O dispositivo Echo Amazon é muito útil para quem quer praticidade e começar a automação da casa.

Não faz muito tempo que a Amazon lançou um novo Echo Dot, na 4ª geração, para os consumidores. Mas quais são as diferenças desse modelo para o antecessor? Será que vale a pena o investimento nesse smart speaker ou o melhor é comprar o Echo Dot de 3ª geração?

O que mudou de uma geração para outra?

Para entender qual dispositivo Echo Amazon você deve comprar, precisamos compreender quais foram as mudanças de uma geração para outra.

Design

Essa talvez seja a maior mudança do Echo Dot 4ª geração, que agora possui um formato circular. O modelo anterior tinha a forma de um disco bem discreto e pequeno, sendo bastante interessante para ambientes como quarto ou para pessoas que preferem mais sutileza.

Com exceção dessa mudança no formato, os dois modelos ainda contam com os mesmos botões, acabamento de qualidade e dimensões bem compactadas para qualquer ambiente.

Qualidade sonora

O formato do novo Echo Dot favoreceu a reprodução de som, já que o áudio direcional ajuda a potencializar a música e a voz da assistente Alexa. Alguns usuários destacam a qualidade superior do Echo Dot 4ª geração diante do antecessor, embora ambos ainda possuam um alto-falante de 1,6 polegada, o que garante graves equilibrados e um som com vocais bem nítidos.

Se você possui um ambiente pequeno ou médio, o Echo Dot de 3ª geração ainda é uma boa pedida, pois sua potência sonora (e de captação) é bem desenvolvida. Na verdade, foi pensando em cômodos maiores que a Amazon desenvolveu os outros produtos da linha de smart spekaer com Alexa, como o Echo e o Echo Studio.

Processamento

A Amazon aproveitou a atualização do novo Echo Dot para mudar o processador do aparelho, que agora conta com o chip chamado AZ1 Neural Edge Silicon Module. O componente promete melhorias na velocidade de resposta e na compreensão dos comandos emitidos pelos usuários.

O Echo Dot de 3ª geração não possui esse processador mais avançado, mas ainda dá conta do recado para aqueles que precisam de um smart speaker com Alexa. O dispositivo responde a uma velocidade incrível, além de conseguir trazer respostas mesmo para perguntas complexas e que exigem um contexto prévio.

Recursos

No aspecto das funcionalidades, podemos dizer que os dois modelos empatam. Afinal, o ecossistema do dispositivo Echo Amazon é integrado e oferece as mesmas funcionalidades para todos as gerações. O mesmo comando que você faz para o novo Echo Dot pode ser atendido pelo aparelho antecessor sem dificuldades.

Vale destacar que a assistente pessoal Alexa têm crescido em suas Skills. São milhares de aplicativos compatíveis e que podem te ajudar a fazer mais com apenas alguns comandos de voz. Dá para pedir comida no iFood ou solicitar uma corrida pelo Uber em instantes.

Qual modelo escolher?

Como pudemos observar, as mudanças de uma geração para outra do smart speaker foram sutis, embora perceptíveis em alguns aspectos. No entanto, isso significa que a 3ª geração do Echo Dot ainda é uma boa escolha para quem precisa de uma caixa de som inteligente para controlar outros dispositivos e quer economizar na compra.

Porém, se você faz questão de usufruir dos recursos mais modernos da Amazon, o novo Echo Dot com certeza é a escolha certa para você. O modelo de 4ª geração foi lançado há menos de um ano e com certeza terá mais tempo de suporte que o seu antecessor.

Notícia anteriorApple adia polêmica tecnologia de análise de imagens no iPhone
Próxima notíciaRedmi K50 deve vir acompanhado de carregador com potência inédita para a marca