O conteúdo que você está assistindo é ‘digitalmente nutritivo’ para o seu cérebro?

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Preso. Solitário. Coberto de pesadas dobras de tédio. É assim que muitos de nós se sentem após semanas de quarentena e distanciamento social obrigatório.


O que vem a seguir, em termos de voltar a uma forma normal, ainda não está claro. O que está claro é que, quando procuramos preencher nossos dias, as telas agora são constantes em nossas vidas.

Obviamente, o tempo de tela não era suficiente antes do surto de COVID-19. Os pesquisadores estimam que as pessoas devorem 12 horas e sete minutos de ativos digitais todos os dias. Isso é em média. É mais tempo do que dedicamos a imperativos biológicos, como comer, beber e dormir – combinados. Até o momento, os relatórios de abril indicam que o jogo já aumentou 75% desde o início de março, enquanto o fluxo de conteúdo aumentou 85%.

Os impactos em cascata do COVID-19, decorrentes da alienação, isolamento e incerteza no futuro, têm o potencial de desencadear a mais grave crise de saúde mental já registrada.

Além disso, ainda não sabemos qual o papel que nossa confiança crescente e crescente no conteúdo digital desempenhará nesta crise cada vez mais profunda.

Eu entendo esses desafios em um nível pessoal. Como sofredor vitalício do transtorno bipolar II, experimentei mudanças rotineiras de humor influenciadas pela escolha do que assisto e quando o assisto. Por isso me senti compelido a criar uma empresa encarregada de tornar os encontros digitais mais fáceis de navegar e mais transparentes.

Os perigos potenciais do consumo indiscriminado de conteúdo não dependem apenas do volume ou da frequência da exposição. É a natureza dos próprios materiais que mais importa. Quando se trata de saúde mental, o conteúdo do seu conteúdo é essencial. O que escolhemos assistir pode prejudicar nossa saúde, tornando-nos vulneráveis ​​ao estresse, ansiedade e depressão.

Um estudo de 2017 publicado na Clinical Psychological Science pesquisou cerca de 500.000 adolescentes nos EUA e descobriu que as taxas de suicídio e depressão aumentaram de 2010 para 2015 (mais significativamente no sexo feminino). Essas taxas mais altas foram correlacionadas com o uso prolongado de smartphones, tempo de mídia social e outro consumo de conteúdo virtual.

Felizmente, nem todo o conteúdo é tóxico. De fato, certos tipos de música, filme, televisão e mídia digital podem realmente oferecer benefícios psicológicos reais e mensuráveis.

Muitos espectadores se perguntam por que, quando observamos segmentos do planeta Terra, certas seqüências parecem nos levar a um estado de calma semi-meditativa? A resposta simples é a química do cérebro.

Existe um corpo crescente de literatura revisada por pares que demonstra uma correlação entre certos tipos de materiais digitais e a liberação de neurotransmissores específicos para alteração de humor em seu cérebro.

Um estudo de 2011 da Nature Neuroscience examina o impacto de sons “selecionados” em sistemas cerebrais profundos que são responsáveis ​​pela regulação da produção de dopamina. 

Da mesma forma, sabemos que os filmes – com trilhas sonoras únicas e música de fundo que acompanham cenas específicas – também foram associados à ativação desses mesmos caminhos de recompensa no cérebro. 

A antecipação ou expectativa de pistas musicais afeta fortemente esses sistemas cerebrais, o que explica grande parte de nossa resposta emocional aos sucessos de bilheteria de Hollywood. Você já tentou assistir a um filme de terror com o som desligado? Não é mais tão assustador.

Vídeos populares do ASMR (é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response ou, em bom português, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma) em plataformas como YouTube e Instagram também têm sido um tópico importante no mundo da ciência. Um estudo de 2015, por exemplo, explorou as agradáveis ​​sensações de “formigamento da pele” que essas mídias de áudio e vídeo evocam em nós neuroquímica e fisiologicamente.

Isso significa que devemos aplicar limites mais rígidos ao que assistimos? Com o objetivo de “filtrar o ruído” e apenas sintonizar programas com classificações emocionais positivas ou impactos químicos positivos em nossos cérebros? A escolha, acreditamos, é melhor deixar para os consumidores. No entanto, a capacidade de selecionar cuidadosa e inteligentemente materiais digitais para promover a saúde emocional e a resiliência é uma preocupação relevante para o público digital em todos os lugares – principalmente agora. Em vez de sujeitar o conteúdo a ferramentas grosseiras de restrição, devemos elevar os produtos digitais usando o poder de uma estrutura simples, chamada “nutrição digital”.

Na AeBeZe, com o apoio do ex-presidente do Comitê do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia, Dr. Hans Ringertz e outros especialistas líderes, nossa empresa define nutrição digital assim: “Dois comportamentos distintos, mas complementares. O primeiro é o consumo saudável de ativos digitais, ou qualquer conteúdo positivo e proposital, projetado para aliviar o sofrimento emocional ou maximizar o potencial humano, a saúde e a felicidade. O segundo comportamento é a tomada de decisões mais inteligente, auxiliada por uma maior transparência em torno da composição e das consequências comportamentais de tipos específicos de conteúdo digital. ”

Além disso, a tabela de nutrição digital – que deliberadamente se assemelha à tabela periódica de elementos – está atraindo a atenção de empresários e líderes educacionais próximos a nós, no Vale do Silício. “Rótulos nutricionais digitais”, um conceito desenvolvido por nossa empresa, pode ajudar os consumidores a construir uma saúde comportamental e emocional mais forte ao consumir mídia.

São necessárias mais pesquisas para tornar essas ferramentas mais compreensíveis, comumente disponíveis e aplicáveis, mas a nutrição digital ainda pode criar um caminho positivo durante esses tempos de tela pesada.

Este próximo período de nossas vidas exigirá uma tremenda quantidade de resiliência. Se aplicarmos os princípios de medição cuidadosa e consumo consciente, e os estendermos à Web, aplicativos móveis e serviços de streaming, poderemos transformar nossas vidas digitais para melhor.

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