Tudo que você precisa saber sobre Bitcoin

[vc_text_separator title=”Tudo que você precisa saber sobre Bitcoin”]

Bitcoin é uma criptomoeda, uma forma de dinheiro eletrônico. É uma moeda digital descentralizada sem um banco central ou administrador único que pode ser enviada de usuário para usuário na rede bitcoin peer-to-peer sem a necessidade de intermediários.

Se você quer saber o que é o Bitcoin, como você pode obtê-lo e como ele pode ajudá-lo, sem entrar em detalhes técnicos, este guia é para você. Ele vai explicar como o sistema funciona, como você pode usá-lo para o seu lucro, quais golpes para evitar. Ele também direcionará você para recursos que ajudarão você a armazenar e usar suas primeiras moedas digitais.

O que é Bitcoin em poucas palavras

Não é de admirar que o Bitcoin tenha surgido em 2008 logo após oOccupy Wall Street acusar grandes bancos de abusarem do dinheiro dos mutuários, enganar os clientes, manipular o sistema e cobrar taxas incompreensíveis. Os pioneiros da Bitcoin queriam colocar o vendedor no comando, eliminar o intermediário, cancelar as taxas de juros e tornar as transações transparentes, para corromper a corrupção e cortar as taxas . Eles criaram um sistema descentralizado, onde você podia controlar seus fundos e saber o que estava acontecendo.

Bitcoin chegou longe em um tempo relativamente curto. Em todo o mundo, as empresas, da REEDS Jewelers , uma grande cadeia de joalheria nos EUA, a um hospital privado em Wa rsaw, na Polônia,aceitam sua moeda. Empresas de bilhões de dólares, como Dell, Expedia, PayPal e Microsoft também. Websites promovem, publicações como Bitcoin Magazine publicam suas notícias, fóruns discutem criptomoeda e trocam suas moedas. Tem sua interface de programação de aplicativos (API), índice de preços e taxa de câmbio.

Os problemas incluem roubo de contas, alta volatilidade e atrasos nas transações. Por outro lado, pessoas em países do terceiro mundo podem achar o Bitcoin seu canal mais confiável para dar ou receber dinheiro.

Principais destaques

  • 31 de outubro de 2008: Whitepaper Bitcoin publicado.
  • 3 de janeiro de 2009: O Bloco de Gênesis é extraído.
  • 12 de janeiro de 2009: A primeira transação Bitcoin.
  • 16 de dezembro de 2009: a versão 0.2 é lançada.
  • 6 de novembro de 2010: valor de mercado superior a US $ 1 milhão.
  • Outubro de 2011: Bitcoin garfos pela primeira vez para criar Litecoin.
  • 3 de junho de 2012: Bloco 181919 criado com 1322 transações. É o maior bloco até hoje.
  • Junho de 2012: Coinbase lança.
  • 27 de setembro de 2012: Fundação Bitcoin é formada.
  • 7 de fevereiro de 2014: Gox hack.
  • Junho de 2015: BitLicense é estabelecida. Este é um dos regulamentos de criptomoeda mais significativos.
  • 01 de agosto de 2017: Bitcoin garfos novamente para formar o Bitcoin Cash.
  • 23 de agosto de 2017: o SegWit é ativado.
  • Setembro de 2017: a China proíbe a negociação de BTC.
  • Dezembro de 2017: Os primeiros contratos futuros de bitcoin foram lançados pela CBOE Global Markets (CBOE) e pela Chicago Mercantile Exchange (CME).
  • Setembro de 2018: Criptomoedas caíram 80% de seu pico em janeiro de 2018, fazendo o crash da criptografia de 2018 ficar pior do que o colapso de 78% da bolha da Dot-com.
  • 15 de novembro de 2018: O valor de mercado da Bitcoin caiu abaixo de US $ 100 bilhões pela primeira vez desde outubro de 2017.
  • 31 de outubro de 2018: 10 anos de aniversário do Bitcoin.
  • 26 de dezembro: Bitcoin alcança o valor de R$ 142.000,00.

Entendendo o Bitcoin – O que é o Bitcoin em profundidade?

Na sua forma mais simples, o Bitcoin é uma moeda virtual ou uma referência à tecnologia. Você pode fazer transações por cheque, fiação ou dinheiro. Você também pode usar o Bitcoin (ou BTC), onde você encaminhou o comprador para a sua assinatura, que é uma longa linha de código de segurança criptografada com 16 símbolos distintos. O comprador decodifica o código com seu smartphone para obter sua criptomoeda . Colocado de outra forma; cryptocurrency é uma troca de informações digitais que permite comprar ou vender bens e serviços. A transação ganha segurança e confiança ao rodar em uma rede de computadores peer-to-peer semelhante ao Skype, ou BitTorrent, um sistema de compartilhamento de arquivos. .

Propriedades transacionais de Bitcoin:

1.) Irreversível : Após a confirmação, uma transação não pode ser revertida. Por ninguém. E ninguém significa ninguém. Não você, não seu banco, não o presidente dos Estados Unidos, não Satoshi, não seu mineiro. Ninguém. Se você enviar dinheiro, você o envia. Período. Ninguém pode ajudá-lo, se você enviar seus fundos para um scammer ou se um hacker os roubar do seu computador. Não há rede de segurança.

2.) Pseudônimo: Nem transações nem contas estão conectadas a identidades do mundo real. Você recebe Bitcoins nos chamados endereços, que são cadeias de aproximadamente 30 caracteres aleatoriamente. Embora geralmente seja possível analisar o fluxo da transação, não é necessariamente possível conectar a identidade do mundo real dos usuários com esses endereços.

3.) Rápido e global: A transação é propagada quase instantaneamente na rede e é confirmada em alguns minutos. Como eles acontecem em uma rede global de computadores, eles são completamente indiferentes à sua localização física. Não importa se eu enviar o Bitcoin para o meu vizinho ou para alguém do outro lado do mundo.

4.) Seguro:  Os fundos de Bitcoin estão bloqueados em um sistema de criptografia de chave pública . Somente o proprietário da chave privada pode enviar criptomoeda. Criptografia forte e a magia dos grandes números tornam impossível quebrar esse esquema. Um endereço Bitcoin é mais seguro que o Fort Knox.

5.) Permissões : Você não tem que pedir a ninguém para usar criptomoedas. É apenas um software que todo mundo pode baixar gratuitamente. Depois de instalado, você pode receber e enviar Bitcoins ou outras criptomoedas. Ninguém pode te impedir. Não há gatekeeper.

Onde posso encontrar Bitcoins?

Você pode obter seus primeiros bitcoins de algumas dessas corretoras.

Cuidado! O Bitcoin é famoso por golpes, portanto, antes de usar qualquer serviço, procure por comentários de clientes anteriores ou poste suas perguntas no fórum do Bitcoin .

Como funciona o Bitcoin?

Sem entrar nos detalhes técnicos, o Bitcoin trabalha em um vasto livro-razão público, também chamado de blockchain , onde todas as transações confirmadas são incluídas como “blocos”. À medida que cada bloco entra no sistema, ele é transmitido para a rede de computadores peer-to-peer de usuários para validação. Dessa forma, todos os usuários estão cientes de cada transação, o que impede o roubo e a duplicação de gastos, quando alguém gasta a mesma moeda duas vezes. O processo também ajuda os usuários do blockchain a confiar no sistema.

Como posso armazenar meus bitcoins?

Para ver como o sistema funciona, imagine alguém chamado Carlos que está experimentando Bitcoins. Ele iria se inscrever para uma carteira de criptomoedas para colocar seus bitcoins dentro.

As carteiras de Bitcoin

Existem três aplicativos diferentes que o Carlos poderia usar.

  • Cliente completo – é como um servidor de e-mail autônomo que lida com todos os aspectos do processo sem depender de servidores de terceiros. Carlos controlaria toda a sua transação do começo ao fim sozinha. Compreensivelmente, isso não é para iniciantes.
  • Cliente leve – Esse é um cliente de email independente que se conecta a um servidor de email para acessar uma caixa de correio.Ele armazenaria bitcoins do Carlos, mas ele precisa de um servidor de propriedade de terceiros para acessar a rede e fazer a transação.
  • Cliente da Web – é o oposto de “cliente completo” e se parece com o webmail, pois depende totalmente de um servidor de terceiros. O terceiro substitui o Carlos e opera toda a sua transação.

Você encontrará carteiras que vêm em cinco tipos principais: desktop, celular, web, papel e hardware. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.

Como faço para comprar e vender coisas com Bitcoins?

Aqui está a coisa engraçada com Bitcoins: não há traços físicos deles como de dólares. Tudo o que você tem são apenas registros de transações entre endereços diferentes, com saldos que aumentam e diminuem em seus registros que são armazenados no blockchain.

Para ver como o processo funciona, vamos voltar para o Carlos.

Exemplo de uma transação Bitcoin

Carlos quer usar seu Bitcoin para comprar pizza de Bob. Ele enviava à Bob sua “chave” particular, uma seqüência particular de letras e números, que contém a transação de origem das moedas, a quantia e o endereço de carteira digital de Bob. Esse “endereço” seria outro, desta vez, a sequência pública de letras e números. Bob digitaliza a “chave” com seu smartphone para decodificá-lo. Ao mesmo tempo, a transação de Alice é transmitida para todos os outros participantes da rede (chamados “nós”) em seu livro e, aproximadamente, dez minutos depois, confirmada por meio de um processo de certas regras técnicas e comerciais chamadas “mineração”. Esse processo de “mineração” dá a Bob uma pontuação para saber se deve ou não prosseguir com a transação de Carlos.

A transação entre Carlos e Bob

O que é Mineração Bitcoin?

Mineração, ou processamento, mantém o processo Bitcoin seguro, adicionando cronologicamente novas transações (ou blocos) à cadeia e mantendo-as na fila. Blocos são cortados quando cada transação é finalizada, códigos decodificados e bitcoins passados ​​ou trocados.

Os mineradores também podem gerar novos bitcoins usando um software especial para resolver problemas criptográficos . Isso fornece uma maneira inteligente de emitir a moeda e também fornece um incentivo para as pessoas minerarem.

A recompensa é acordada por todos na rede, mas geralmente é de 12,5 bitcoins, bem como as taxas pagas pelos usuários que enviam as transações. Para evitar a inflação e manter o sistema gerenciável, não pode haver mais do que um número total fixo de 21 milhões de bitcoins (ou BTCs) em circulação até o ano 2040, de modo que o “quebra-cabeça” fica cada vez mais difícil de resolver.

O que preciso saber para proteger meus Bitcoins?

Aqui estão quatro conselhos que ajudarão seus bitcoins a ir mais longe.

Como você faria com uma carteira normal, armazene apenas pequenas quantidades de bitcoins no seu computador, celular ou servidor para uso diário, e mantenha a parte restante de seus fundos em um ambiente mais seguro.

  • Faça backup de sua carteira regularmente e criptografe sua carteira ou smartphone com uma senha forte para protegê-la contra ladrões (embora, infelizmente, não seja contra hardware ou software de keylogging).
  • Armazene alguns dos seus bitcoins em uma carteira off-line desconectada da sua rede para maior segurança. Pense nisso como um banco, enquanto você, geralmente, guarda apenas parte do seu dinheiro na sua carteira.
  • Atualize seu software. Para proteção adicional, use o recurso de assinatura múltipla do Bitcoins que permite que uma transação exija que várias aprovações independentes sejam gastas.

Passar algum tempo nessas etapas pode economizar seu dinheiro.

Gráficos importantes de Bitcoin

Bitcoin Performance ao longo dos meses

O gráfico acima é uma representação em castiçal do preço da Bitcoin ao longo dos meses. Preste atenção nos últimos oito castiçais. De agosto de 2018 a janeiro de 2019, o Bitcoin teve seis candelabros vermelhos consecutivos. O que isso mostra é que, nesses seis meses, o Bitcoin está em perda. No entanto, os dois últimos meses são verdes, ou seja, foram meses lucrativos.

Total de taxas de transação coletadas (período de 10 dias em abril – 18/04 até 25/04 – Gráfico em Inglês)

24 de abril viu a maioria das taxas de transação coletadas com 131 BTC dadas como taxas de transação.

Total de transações realizadas (período de 10 dias em abril – 18/04 até 25/04 – Gráfico em Inglês)

Quando se trata do número total de transações enviadas por dia, podemos fazer algumas observações interessantes:

  • O total de transações diárias varia entre 300.000 e 400.000.
  • 24 de abril viu a maioria das transações em nosso conjunto de dados com 404,279.
  • Em 23 de abril, registramos a menor quantidade de transações em nosso conjunto de dados com 311.753.
  • Em nosso conjunto de dados, 24 de abril viu o maior número de transações e a maioria das taxas de transação coletadas.
  • Curiosamente, 23 de abril não coincidiu com o menor número de taxas de transação coletadas.
  • A menor quantia total de taxas de transação foi cobrada em 21 de abril, que também viu o segundo maior número de transações!

Média de taxas de transação diárias (período de 10 dias em abril – 18/04 até 25/04 – Gráfico em Inglês)

Até agora, temos as taxas totais de transação coletadas e o número total de transações executadas. Agora, podemos usar esses dois para descobrir quanto foi a média das taxas de transação diárias. A fórmula é simples:

Taxas médias de transação = Total de taxas de transação coletadas / Número total de transações.

  • 24 de abril tem as maiores taxas de transação média diária com 0,00032 BTC.
  • O dia 21 de abril tem a menor taxa de transação média diária com 0,00012 BTC, apesar de ter o segundo maior número de transações em nosso conjunto de dados.
  • Após cálculos adicionais, descobrimos que as taxas médias de transação nos últimos 10 dias foram de 0,00022 BTC ou US $ 1,13.

Valor total da transação diária enviado (período de 10 dias em abril – 18/04 até 25/04 – Gráfico em Inglês)

  • Logo de cara, 24 de abril se destaca mais uma vez. Nesse dia, 279.421 BTC foram transferidos.
  • 21 de abril viu o menor número de Bitcoins transferidos com 65.431 BTC.
  • Apenas nos dias 20 e 21 de abril foram menos de 100.000 BTC transferidos.
  • Nos últimos 10 dias, a quantidade média de BTC enviada diariamente foi de 140.488 BTC.

O valor médio de cada transação (período de 10 dias em abril – 18/04 até 25/04 – Gráfico em Inglês)

Podemos usar uma fórmula simples para calcular o  valor médio de cada transação: total de BTC enviado naquele dia / número total de transações.

  • Em 24 de abril, o valor médio de cada transação enviada foi o maior em 0,473 BTC.
  • 21 de abril teve o mínimo com 0,167 BTC.
  • 17 e 23 de abril também obtiveram valores altos com 0,473 BTC e 0,477 BTC respectivamente.
  • Se tomarmos uma média de todos esses valores, obteremos 0,387 BTC ou US $ 2002 .
  • Podemos inferir que, para uma transação no valor de US $ 2002, precisamos enviar apenas US $ 1,13 em taxas de transação. Assim, as taxas de transação em nosso conjunto de dados são de 0,56%.
  • Para essa mesma transação, o PayPal teria cobrado US $ 58,30 (calculado via salecalc ).

Distribuição de Bitcoin

O gráfico acima mostra quantos endereços possuem um determinado intervalo de Bitcoins. Existem apenas cinco endereços que possuem mais de 100.000 BTC. 98 endereços possuem 10.000 a 100.000 Bitcoins. Uma grande parte dos endereços (45,5%) possui 0,0001-0,001BTC ou 0,001-0,01 BTC

O que mais eu preciso saber?

Proteja seu endereço: Embora a sua identidade de usuário por trás de seu endereço permaneça anônima, o Bitcoin é a forma mais pública de transação com qualquer pessoa na rede, vendo seus saldos e log de transações. Esse é um dos motivos pelos quais você deve alterar os endereços Bitcoin em cada transação e salvaguardar seu endereço.Você também pode usar várias carteiras para diferentes finalidades, para que seu saldo e histórico de transações permaneçam privados daqueles que lhe enviam dinheiro.

Sua pontuação de confirmação: Como dito, você recebe uma pontuação de confirmação de cerca de 10 minutos antes de fazer sua compra. Carteiras diferentes têm sua própria leitura.

Impostos e regulamentações do governo : O governo e os municípios locais exigem que vocêpague impostos sobre ganhos, vendas, folha de pagamento e ganhos de capital sobre tudo o que é valioso – e isso inclui bitcoins. O status legal do Bitcoin varia de país para país, com alguns ainda proibindo seu uso. Regulamentos também variam de acordo com cada estado. Na verdade, a partir de 2016, o estado de Nova York é o único estado com uma regra de bitcoin, comumente chamada de BitLicense . Como mostrado na Tabela acima, zero é o menor com o número 3 sendo o mais confiável para transferências médias de bitcoin. Se você está enviando ou pagando, algo valioso, espere até que você, pelo menos, receba um 6.

Quais são as desvantagens do Bitcoin?

Bitcoin começou com o pé errado, alegando uma pessoa apócrifa (ou pessoas), Satoshi Nakamoto como seu fundador. Nakamoto nunca foi encontrado.

Em relação às preocupações mais práticas, hacking e scams são as normas. Eles acontecem pelo menos uma vez por semana e estão ficando mais sofisticados. A complexidade do software da Bitcoin e a volatilidade de sua moeda dissuadem muitas pessoas de usá-lo, enquanto suas transações são frustrantemente lentas. Você terá que esperar pelo menos dez minutos para que sua rede aprove a transação. Recentemente, alguns usuários do Reddit relataram esperar mais de uma hora para que suas transações fossem confirmadas.

Golpes a tomar cuidado

Os quatro esquemas mais comuns de Bitcoin são os esquemas Ponzi, os golpes de mineração, as scam wallets e as trocas fraudulentas.

  • Golpes Ponzi : Golpes Ponzi, ou programas de investimento de alto rendimento, engancham você com juros mais altos do que a taxa de mercado vigente (por exemplo, 1-2% de juros por dia) enquanto redirecionam seu dinheiro para a carteira do ladrão. Eles também tendem a se abaixar e emergir sob nomes diferentes para se protegerem. Mantenha-se longe de empresas que lhe forneçam endereços de Bitcoin para pagamentos recebidos, em vez dos processadores comuns de pagamento, como o BitPay ou o Coinbase.
  • Bitcoin Mining Scams : Essas empresas se oferecerão para minerar quantidades exorbitantes de bitcoin para você. Você terá que pagá-los. Isso é o último que você verá do seu dinheiro (sem bitcoins para mostrar, também).
  • Scams do Bitcoin Exchange : Scams do Bitcoin Exchange oferecem recursos que as típicas carteiras de bitcoin não oferecem, como o processamento do PayPal / Cartão de Crédito, ou melhores taxas de câmbio. Escusado será dizer que esses golpes deixam você no jeito enquanto eles sugam seus dólares.
  • Scams Bitcoin Wallet : As carteiras Scam Bitcoin são semelhantes às carteiras online – com uma diferença. Eles te pedirão seu dinheiro.Se ladrões gostam da quantia, essa é a última vez que você verá o seu depósito. O endereço, em outras palavras, leva a eles, e não a você.

De todos esses, os golpes de carteira são os mais populares, com golpistas conseguindo beliscar milhões.

Quais são as vantagens do Bitcoin?

A melhor coisa sobre o Bitcoin é que ele é descentralizado, o que significa que você pode fechar acordos internacionais sem mexer nas taxas de câmbio e taxas extras. O Bitcoin é livre de interferência e manipulação do governo, portanto não há um Sistema de Reserva Federal para aumentar as taxas de juros. Também é transparente, então você sabe o que está acontecendo com seu dinheiro. Você pode começar a aceitar bitcoins instantaneamente, sem investir dinheiro e energia em detalhes, como configurar uma conta de comerciante ou comprar hardware de processamento de cartão de crédito. Bitcoins não podem ser falsificados, nem o seu cliente pode exigir um reembolso.

Não é de admirar que os usuários chamem o Bitcoin de “Money 2.0” ou que Bill Gates chamou de “techno tour de force”.

Para onde eu vou daqui?

Aqui estão vários recursos que irão direcioná-lo para os melhores lugares para encontrar carteiras , lojas que aceitam bitcoins, trocas para negociação de Bitcoin , e notícias, preços, gráficos, guias e análises, entre outras informações.

O Bitcoin passou por vários obstáculos recentemente com o fork do Bitcoin Cash e a implementação do SegWit . O Bitcoin, nos últimos 11 anos, realmente prejudicou a economia e os sistemas financeiros do mundo. Dito isto, este é apenas o começo. A revolução do Bitcoin ainda tem muitos quilômetros pela frente. Vai ser super emocionante ver onde vamos continuar a partir daqui.

  • 99Bitcoins –  99Bitcoins fornece vídeo e texto tutorial sobre como comprar Bitcoins com Paypal, cartão de crédito, cartão de débito e muito mais.
  • Bitcoin.org – Escolha sua carteira Bitcoin de 12 diferentes aplicativos móveis, de desktop e hardware.
  • Coinmap – Para bitcoiners que desejam gastar seu BTC em locais físicos, a Coinmap encaminha você para centenas de varejistas que aceitam bitcoin em suas lojas físicas.
  • Blockchain.info – Informações de blockchain são o lugar para verificar as transações no razão. Você pode verificar quanto dinheiro a sua carteira contém ou, quanto a isso, quanto BTC é armazenado em qualquer endereço específico da carteira.
  • Bitnodes – Executado pela Bitcoin Foundation, o Bitnodes estima e visualiza o tamanho da rede bitcoin.
  • Wizbit – Wizbit mostra todas as transações e blocos recém minados em tempo real em um globo giratório atraente.
  • Nós Usamos Moedas – Weusecoins.com é uma lista de trocas confiáveis ​​para negociar Bitcoins no mundo inteiro ou nos EUA.
  • Compre Bitcoin Worldwide – Obtenha ajuda para encontrar uma troca de bitcoins.

Onde posso aprender do zero sobre compra e venda de bitcoin?

Nesse momento você quer fazer dinheiro e aprender as técnicas operacionais e psicológicas para dominar o mercado de Criptomoedas. Para aqueles que buscam um curso que ensine do zero, nós recomendamos o curso Mestres do Bitcoin, que te auxilia com um método passo a passo a iniciar a sua jornada neste mercado revolucionário.

O Curso Mestres do Bitcoin é um treinamento oferecido por meio de vídeo aulas que oferecem informações sobre Técnicas de Trading do Mercado Financeiro Relacionado a Criptomoedas e com a moeda digital Bitcoin e Altcoins. O acesso ao Curso Mestres do Bitcoin representa a aceitação expressa e irrestrita dos termos de uso abaixo descritos.

Acessar o Curso Mestres do Bitcoin