Como fazer bots no Telegram, o rival do do WhatsApp

0

Os aplicativos de mensagens são os preferidos pelos usuários de smartphones, já que permitem-nos poupam grande quantidade de dinheiro ao dar-nos a possibilidade de enviar mensagens sem nenhum tipo de custo.

É fato que o mais popular é o Whatsapp, mas existem outros como Telegram que nos oferecem mais funcionalidades e propostas inovadoras.

Nesta oportunidade, decidimos realizar este pós para explicar-lhes Como fazer bots no Telegram.

Telegram é um serviço de mensagens por Internet desenvolvido pelos irmãos Nikolai e Pavel Dur.. Fundamentalmente, consiste em enviar e receber mensagens (seja texto, documentos ou fotos) através da arquitetura MTProto, desenvolvida por eles mesmos, em lugar da popular XMPP.

A novidade é que agora vamos poder  fazer bots no Telegram e aqui vamos lhes explicar como.

Quando em utiliza o termo “bot” em informática em general trata-se de um software que imita um comportamento humano, ainda que na prática às vezes está longe desta definição.

Neste caso, Telegram, que já contava com bots próprios, quer aproveitar a interação dos bots e que exista a possibilidade de a especializar,  por exemplo, em jogos, ajuda, questionários, etc.

Uma vez explicado de que se trata tudo isto, vamos começar a explicar Como fazer bots no Telegram:

O primeiro que devemos fazer é nos dirigir a @BotFather e o nos guiará no processo, e o primeiro passo será usar o comando /newbot. O primeiro que fará @BotFather é perguntar pelo nome de nosso bot.

Este nome será o que figure nos detalhes do contato e no resto de lugares, será o nome genérico.

A parte está o nome de usuário, o nickname com “@”, que é o que se usará nos enlaces “telegram.me”

Outros comandos que há a disposição para configurar o bot são os seguintes:

  • /setprivacy: determina que mensagens receberá, em função de se deixamos ativado ou não o modo de privacidade, com os envolvimentos que temos comentado anteriormente.
  • /setabouttext: é o texto que aparece no perfil, uma espécie de “bio”, de até 120 carateres. Será o texto que aparece ao compartilhar o bot acompanhando o enlace.
  • /setuserpic: para a foto de perfil do bot.
  • /setcommands: as ações de nosso bot se pedirão com comandos. Mediante este poderemos mudar a lista dos nossos, com os requisitos de começar com uma barra “/” e conter até 32 carateres alfanuméricos para seu nome, bem como indicar os parâmetros e uma descrição. O usuário poderá ver a lista de comandos correspondentes ao bot digitando “/” na conversa com ele.
  • /setjoingroups: aqui podemos configurar a que nível se terá acesso a nosso bot, se de forma privada (isto será necessário) e o acrescentando a grupos.
  • /setdescription: para a descrição do que faz nosso bot. Pode ter até 512 caráteres, e será o texto que vejam os usuários ao iniciar a conversa com ele baixo o título o que pode fazer este bot?

Galeria de Bots: http://web.telegram.org/#/im?p=@storebot

Telegram Android: http://play.google.com/store/apps/details?id=org.telegram.messenger&hl=pt_BR

Telegram IOS: http://itunes.apple.com/br/app/telegram-messenger/id686449807?mt=8

Notícia anteriorFacebook testa recursos para ajudá-lo a fazer novos amigos
Próxima notíciaVazamento do iPhone 8 revela emoji animado e reconhecimento facial