Esse ano o mundo conheceu a Bitcoin. Mas o que é isso? Para que serve? Como comprar? E principalmente, como usar? Nós respondemos essas perguntas.


O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma nova moeda que foi criada em 2009 por uma pessoa desconhecida usando o apelido de Satoshi Nakamoto. As transações são feitas sem pessoas no meio – ou seja, sem bancos! Bitcoin pode ser usado para reservar hotéis na Expedia, comprar móveis, carros, roupas, jóias, jogos e muito mais pela internet. Mas a grande euforia do momento é sobre como ficar rico ao negociar essa moeda. O preço do bitcoin disparou em milhares em 2017.


Por que Bitcoins?

Bitcoins pode ser usado para comprar mercadorias de forma anônima. Além disso, os pagamentos internacionais são fáceis e baratos porque os bitcoins não estão vinculados a nenhum país ou sujeitos a regulação. Pequenas empresas podem gostar deles porque não há taxas de cartão de crédito. Algumas pessoas apenas compram bitcoins como um investimento, na esperança de que eles aumentem o valor.


Adquirir Bitcoins

Comprar em um Exchange
Muitos mercados denominados “trocas de bitcoins” permitem que as pessoas compram ou vendam bitcoins usando moedas diferentes. Coinbase é uma troca líder, juntamente com Bitstamp e Bitfinex. Mas a segurança pode ser uma preocupação: bitcoins que valem dezenas de milhões de dólares foram roubados do Bitfinex quando foi pirateado em 2016. No Brasil, o Mercado do Bitcoin e FoxBit se destacam entre as exchanges no país.

Transferências
As pessoas podem enviar bitcoins entre si usando aplicativos móveis ou seus computadores. É semelhante ao envio de dinheiro digitalmente.

Mining (Mineração)
Pessoas competem para “minerar” bitcoins usando computadores para resolver enigmas matemáticos complexos. É assim que os bitcoins são criados. Atualmente, um vencedor é recompensado com 12,5 bitcoins aproximadamente a cada 10 minutos.

Possuindo Bitcoins

Os Bitcoins são armazenados em uma “carteira digital”, que existe na nuvem ou no computador do usuário. A carteira é uma espécie de conta bancária virtual que permite aos usuários enviar ou receber bitcoins, pagar bens ou economizar dinheiro. Ao contrário das contas bancárias, as carteiras bitcoin não estão seguradas por nenhuma agência do Governo.

Carteira na nuvem: A carteira fica na corretora. O risco é se os servidores forem pirateados ou se as corretoras fugirem com os Bitcoins dos clientes.

Carteira no computador: Você pode salvar seus bitcoins em uma carteira no computador. O risco é você excluí-los acidentalmente ou sofrer um ataque de vírus.


Anonimato

Embora cada transação bitcoin esteja registrada em um registro público, os nomes de compradores e vendedores nunca são revelados – apenas suas identificações de carteira. Enquanto isso mantém as transações dos usuários de bitcoin privadas, ele também permite que eles compram ou vendam qualquer coisa sem rastreá-lo facilmente para eles.


Futuro em questão

Ninguém sabe o que será do bitcoin. A moeda digital ainda não é regulamentada, mas alguns países como Japão, China e Austrália começaram a estudar a possibilidade dos regulamentos. Os governos estão preocupados com a tributação e a falta de controle sobre a moeda.

 

 

Agora que você já sabe o básico sobre bitcoins, vamos ao que interessa. Clique na imagem abaixo.

 

Notícia anteriorWaze mostra onde a gasolina está mais barata na sua região
Próxima notíciaReal Madrid x PSG e Chelsea x Barcelona nas oitavas de final da Champions League