2022 teve estreia do 5G no Brasil; relembre e veja próximos passos

0

Nova geração de internet móvel chegou ao país em julho.


Depois de muito atraso, 2022 foi o ano em que o 5G chegou ao Brasil. A estreia aconteceu no início de julho , na capital federal, oito meses depois da conclusão do leilão do 5G .

Brasília foi seguida por outras capitais que, gradualmente, se juntaram ao rol de cidades que tiveram a frequência do 5G liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Inicialmente prevista em edital para acontecer em julho,  a conexão ao 5G em todas as capitais só foi ocorrer no início de outubro, quando as cinco últimas capitais, todas na região Norte, tiveram a nova geração de internet móvel liberada.

Além das 27 capitais, o 5G foi liberado, em dezembro, em mais 15 cidades, após antecipação da Anatel . O Brasil encerra 2022, portanto, com 42 dos 5.568 municípios brasileiros com a frequência do 5G liberada.

Por enquanto, o a nova geração de internet móvel só funciona em alguns pontos das cidades contempladas, e tem muito a avançar. Além da ampliação do sinal nos municípios já liberados, 2023 será marcado por novas localidades com 5G.

Já no dia 1º de janeiro, 20 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes terão a faixa do 5G liberada, permitindo a implementação do sinal pelas operadoras de telefonia vencedoras do leilão. A seguir, confira a retrospectiva do 5G no Brasil em 2022.

Notícia anteriorPosse do Lula: veja roteiro, horários e onde assistir
Próxima notíciaSancionada lei que regulamenta prática da telessaúde no país