Aplicativo do Ano: TikTok

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O aplicativo de vídeo social de propriedade chinesa foi um sucesso entre os profissionais de marketing, graças ao seu rápido crescimento, base de usuários jovens e talento para a viralidade.


Nos últimos anos, o vídeo social tem sido o domínio das principais plataformas, com Google (YouTube), Facebook (Instagram, Watch, Live) e Snap (Snapchat) lutando pelo domínio e pela atenção de jovens públicos inconstantes como a geração Z. enquanto essas plataformas faziam acordos de conteúdo e lançavam recursos de imitadores, outro jogador entrou na briga e interrompeu o cenário do marketing móvel organicamente: o TikTok.

Lançado pela primeira vez em 2016 como Douyin na China pela controladora ByteDance, o TikTok começou a ganhar força nos mercados internacionais em 2017. As coisas aumentaram ainda mais naquele ano, quando a ByteDance adquiriu o aplicativo de vídeo de sincronização labial Musical.ly, que se tornou popular nos EUA e Europa, mas lutava para monetizar seu conteúdo com anúncios e patrocínios. Após a aquisição de US $ 1 bilhão, a ByteDance acabou se fundindo com o Musical.ly com o TikTok em agosto de 2018, e está competindo desde então.

Sucessos da campanha

No início do ano, a TikTok começou a lançar blocos de anúncios e aumentar seus esforços para atrair mais dólares da marca. Um anúncio de cinco segundos para o GrubHub apareceu na plataforma em janeiro, seguido por anúncios em vídeo nativos no feed no mês seguinte. Logo depois, a empresa começou a lançar aquisições, desafios de hashtag e uma variedade de lentes e filtros. Os principais profissionais de marketing rapidamente embarcaram e passaram a primavera, o verão e o outono experimentando a plataforma – geralmente com sucesso.

A Uniqlo se tornou a primeira marca a realizar uma campanha TikTok de vários mercados em junho e, no mês seguinte, a Chipotle demonstrou o poder de alavancar os desafios de hashtag da TikTok. Ao longo de seis dias, o fornecedor de burritos instou os fãs a participarem de um desafio #GuacDance, recebendo 250.000 envios de vídeos e 430 milhões de vídeos iniciados – números de envolvimento surpreendentes para qualquer plataforma. O Walmart logo seguiu com um desafio próprio de hashtag, enquanto a Elf Cosmetics se tornou o primeiro desafio de hashtag da marca na plataforma a apresentar uma música original .

“Para os profissionais de marketing agora, há uma oportunidade de fazer algo novo, diferente e inovador no TikTok, não na venda difícil”, disse Alessandro Bogliari, CEO da Influencer Marketing Factory, ao Mobile Marketer. “Você não está promovendo o produto, mas sim conteúdo divertido e divertido”.

Talvez sem surpresa, o TikTok também tem um cenário de marketing fértil e crescente. A Sony Pictures usou os influenciadores da plataforma para promover o filme “Escape Room”, e as marcas de beleza Marc Anthony True Professional e Hero Cosmetics obtiveram sucesso viral com campanhas de influenciadores. Antes de seu desafio recorde de hashtag, a Chipotle conquistou uma vitória com um desafio liderado por influenciadores, gerando 110,00 envios de vídeos e 104 milhões de vídeos iniciados em seis dias.

Crescimento rápido

As campanhas virais provavelmente continuarão surgindo no TikTok, pois continua uma trajetória de crescimento meteórico. Após a fusão inicial que formou o serviço, a TikTok viu seu público aumentar de 100 para 130 milhões em apenas três meses, pois os downloads em todo o mundo aumentaram 20% e os downloads nos EUA aumentaram 25% em relação ao período de três meses anterior. No processo, o TikTok ultrapassou o YouTube, Instagram, Snapchat e Facebook em um ranking de downloads nos EUA da App Store da Apple e do Google Play.

Os usuários da geração Z foram atraídos pelo TikTok em vez do Instagram e do Facebook por dois motivos: a comunidade e a maneira como o conteúdo é criado, disse Bogliari. A comunidade, em particular, contrasta com o mundo polido do Instagram, influenciado por influenciadores.

“Você pode ser estranho, pode ser quem quiser, e a comunidade o aceitará como você é”, explicou Bogliari. Além disso, é fácil criar conteúdo, por mais estranho que seja.

“Mesmo que não façam sentido para as gerações mais velhas, fazem sentido para a geração Z”, disse Bogliari.

O maior sinal da ameaça do TikTok para os fanáticos pelas mídias sociais talvez tenha sido Lasso, a tentativa do Facebook de copiar o aplicativo de compartilhamento de vídeo. O Facebook já havia introduzido produtos copycat e clone para sua plataforma principal e Instagram antes, em tentativas de atrapalhar o crescimento de concorrentes como o Snapchat, mas alguns analistas acreditam que o gigante social está subestimando fundamentalmente o apelo do TikTok aos usuários e a ameaça ao seu próprio negócio.

Com seu rápido crescimento, uma base de usuários engajados de jovens consumidores e funcionalidades que incentivam a viralidade, o TikTok é adequado para interromper ainda mais o cenário de marketing móvel.

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