Brasília, o Berço da Inovação e Startups Transformadoras

0

A capital federal, Brasília, está se consolidando como um verdadeiro celeiro de startups e inovação tecnológica. Abrigando mentes brilhantes de pesquisadores e empreendedores, a cidade conta com a presença da Universidade de Brasília (UnB) e seu Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), fomentando o surgimento de empresas com potencial para oferecer soluções transformadoras.

Uma dessas startups de sucesso é a Krilltech, empresa de agrotecnologia nascida de uma parceria entre a Embrapa e a UnB. Utilizando nanotecnologia, a Krilltech desenvolveu produtos revolucionários, como a Arbolina, um fertilizante que fornece carbono orgânico e nitrogênio às plantas, aumentando sua saúde e produtividade. Segundo Marcelo Rodrigues, CEO da Krilltech e professor de Química da UnB, “É o produto nanotecnológico agrícola mais avançado do mundo e é 100% brasileiro.”

Inicialmente incubada no CDT/UnB, a Krilltech inspirou a criação da Fábrica de Spin-Offs, uma iniciativa que busca replicar a metodologia de sucesso utilizada pela empresa, apoiando startups com “DNA universitário”. Como explica Victor Seabra, coordenador de relações institucionais do CDT/UnB, “As spin-offs são projetos empresariais de alto risco e grande potencial de impacto social positivo. Elas surgem para resolver questões sociais relevantes com muita criatividade e espírito científico.”

Outra startup promissora é a People&Science, fundada pela biomédica Andreanne Vasconcelos e o pós-doutor José Roberto Leite. Com sede no CDT-UnB, a empresa atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de saúde humana e animal. Segundo Andreanne, “As universidades desempenham um papel crucial no desenvolvimento de startups, pois propiciam um ambiente à inovação e ao empreendedorismo com aproximação de laboratórios, centros de pesquisas, programas de pós-graduação, mentoria de professores e acesso a pesquisa e tecnologia de ponta.”

Além de desenvolver produtos nanotecnológicos para saúde, alimentos e cosméticos, a People&Science também realiza cooperações científicas e tecnológicas, como o projeto PepMast, um novo fármaco para tratamento de mastite bovina em fase de pesquisa clínica.

Marcelo Rodrigues, CEO da Krilltech, aconselha os jovens empreendedores a estudarem previamente o mercado e entenderem as dores do consumidor antes de inovar. “O mais básico de tudo é o propósito. É preciso ter muito bem definido qual o benefício que a sua tecnologia trará para a sociedade. Para inovar, é preciso humildade.”

Com programas de incentivo a micro e pequenas empresas nas áreas de tecnologia e inovação, Brasília se consolida como um polo promissor, reunindo talentos e fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto positivo na sociedade.

Notícia anteriorVozes Indígenas Ecoam nas Redes Sociais
Próxima notíciaAto em Copacabana gera embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes