Cibersegurança em apps de relacionamento, Loft, Nuvemshop & Muito Mais

0

Pesquisa da Kaspersky analisa cibersegurança de apps de encontros


 

Com o intuito de analisar os avanços e desafios no uso de aplicativos de relacionamento no que diz respeito à segurança online dos usuários, a Kaspersky, empresa global de cibersegurança, decidiu repetir a pesquisa “Investigating the Security of Online Dating Apps”, de 2017. Para isso, a companhia avaliou os aplicativos Tinder, Bumble, OkCupid, Mamba, Pure, Feeld, her, happn e Badoo.

Os resultados mostraram que, do ponto de vista técnico, essas plataformas tornaram-se mais seguras, especialmente em termos de transferência de dados. No entanto, a empresa notou que ainda há um excesso de exposição de informações pessoais dos usuários, que ficam vulneráveis a ciberameaças como a perseguição virtual (stalking) e o doxing (revelação dos dados pessoais). Outra descoberta é que, em 2017, quatro desses aplicativos possibilitavam a interceptação dos dados enviados, enquanto muitos usavam o protocolo HTTP não criptografado. Porém, em 2021, essa situação melhorou significativamente, uma vez que nenhum dos apps analisados utiliza o HTTP, e nenhum dado é enviado quando o protocolo não é seguro.

Segundo a Kaspersky, no entanto, ainda existem preocupações em relação à privacidade nos aplicativos de namoro. A maioria deles permite que os usuários façam o cadastro usando uma conta já existente nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Spotify. A empresa considera que, com todos esses dados, fica mais fácil encontrar os perfis nas redes – assim como muitas outras informações pessoais. A companhia alerta, ainda, para o compartilhamento da localização em plataformas como happn, Her, Bumble e Tinder, que expõem, em tempo real, onde os usuários estão geograficamente.

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

Streamings nos EUA devem gerar US$ 8,7 bilhões em 2021

O número de usuários de serviços de streaming de música nos Estados Unidos deve chegar a 100 milhões em 2021 e gerar a maior receita do mercado global – US$ 8,7 bilhões, aumento de 16,6%, segundo dados apresentados pela Tradingplatforms.com.

Segundo a empresa, a tendência é que a taxa de penetração do serviço no país ultrapasse a marca de 30% ainda este ano, em comparação a pouco menos de 20% em 2018. A previsão é que a taxa alcance 40% até 2025. Em 2020, essa indústria cresceu 28% em território norte-americano e gerou uma receita global de US$ 7,4 bilhões. Até 2025, estima-se que este valor salte para US$ 12,4 bilhões.

Notícia anteriorMark Zuckerberg promete remuneração bilionária para influenciadores em 2022
Próxima notíciaNetflix planeja ter games nos pacotes de assinatura já em 2022.