Códigos do iOS 13 dão pistas sobre óculos de realidade aumentada da Apple

0

Recentemente, MacRumors desvendou algumas pistas nas entranhas do iOS 13 as quais sugerem que “Apple Glasses” estão vivíssimos (e possuem até um codinome).


Há anos comentamos a possibilidade de a Apple lançar um headset de realidade aumentada, mas em julho passado o DigiTimes jogou um balde de água fria sobre esses rumores, afirmando que a empresa teria cancelado o projeto de desenvolvimento dos seus óculos de AR — ecoando os acontecimentos deste ano envolvendo o AirPower.

Entretanto, no mundo da tecnologia não deve-se levar certos rumores ao pé da letra, sempre valendo da máxima: ver para crer. Recentemente, o MacRumors desvendou algumas pistas nas entranhas do iOS 13 as quais sugerem que os “Apple Glasses” estão vivíssimos (e possuem até um codinome).

Internamente, o iOS 13 possui um aplicativo chamado STARTester que pode ativar e desativar um “Modo Headset“, presumivelmente para replicar a funcionalidade de um sistema de AR num iPhone.

Há também um arquivo “Leia-me” nos códigos do iOS 13 que descreve um sistema chamado StarBoardpara aplicativos habilitados para AR, o que indica suporte a algum tipo de headset.

Porém, é o que vem em seguida que crava a possibilidade de a Maçã estar desenvolvendo o seu próprio hardware de AR: o arquivo também sugere o desenvolvimento de um dispositivo de realidade aumentada da Apple com codinome Garta — possivelmente um dos vários protótipos sob o registro T288.

Além disso, o MacRumors afirma ter encontrado diversas referências relacionadas ao sistema StarBoardque descrevem situações envolvendo “visualização” e “cena”, bem como tecnologias de AR, como ARStarBoardViewController e ARStarBoardSceneManager.

Diferentemente do DigiTimes, algumas fontes de renome já haviam afirmado que a Maçã poderia lançar um dispositivo de realidade aumentada em 2020, incluindo o analista Ming-Chi Kuo e Mark Gurman, daBloomberg. Até mesmo o desenvolvedor Steve Troughton-Smith declarou que esperava que o headset fosse lançado antes do esperado.

De qualquer forma, apenas se/quando os Apple Glasses forem lançados é que teremos certeza de que o projeto vingou; afinal, o AirPower também foi citado pela Apple diversas vezes, e… bem, nós sabemos bem no que deu.

Notícia anteriorChina teria aproveitado de vulnerabilidade do iOS para vigiar população Uigur
Próxima notíciaUsuários processam Samsung e Apple nos EUA por elevada emissão de radiação em seus celulares