Coronavírus em Santa Catarina: acompanhe a evolução da doença no Estado

0

Santa Catarina tem evolução no número de casos da Covid-19 e medidas restritivas incentivam a quarentena dos moradores em casa



Santa Catarina está em estado de emergência por causa da pandemia do coronavírus. Um decreto publicado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (18) estabeleceu medidas de quarentena em todo o território catarinense.

A medida foi tomada a partir do momento em que foi registrada pelos órgãos de saúde a transmissão comunitária da Covid-19 em Santa Catarina. Ou seja, quando não é mais possível determinar a origem dos casos da doença.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o governo de Santa Catarina decretou situação de emergência nesta terça-feira (17) e anunciou medidas drásticas de restrições para a maioria dos serviços no Estado. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) em coletiva de imprensa no início da noite, após três horas de reunião com o secretariado.

O documento, assinado ainda na noite desta terça-feira, esclarece que a decisão tomada pelo governo busca conter a propagação do Covid-19, uma vez que Santa Catarina registrou transmissão comunitária — quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. O governo também afirmou que esse tipo de transmissão foi identificado no Sul do Estado.

Entre as decisões tomadas, o transporte público foi proibido de circular em todo o território catarinense por sete dias. Também vão ficar fechados bares, restaurantes, lojas, agências bancárias e demais comércios que não considerados essenciais.

A medida começa a valer nesta quarta-feira (18). O governo estadual esclareceu que a aplicação das medidas é imediata, e que as empresas afetadas não precisam esperar notificação para que interrompam suas atividades. No entanto, o próprio governo reconhece que é natural um período para adaptação, esperado para ocorrer ao longo desta quarta.

Fiscalização

O governo de SC informou que a Polícia Militar, a Polícia Civil e as demais forças de segurança estão de prontidão para fazer valer o decreto publicado pelo governador Carlos Moisés. No caso dos transportes, as equipes da Aresc farão a fiscalização.

Notícia anteriorPresidente do Twitter vai doar US$1 bi para combate a efeitos do Covid-19
Próxima notíciaQual o app do auxílio emergencial? Veja como se proteger de apps falsos