Detran de São Paulo adere à venda digital de veículos pela Carteira Digital de Trânsito

0

Vendedores e compradores de veículos do estado já podem autorizar digitalmente a transferência de propriedade pelo aplicativo CDT.


Mais da metade das unidades da federação já disponibiliza a funcionalidade de Venda Digital de veículos por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito e para o Ministério da Infraestrutura.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo é o 15º a fazer a adesão ao serviço. Agora, vendedores e compradores de carros, motos, vans, caminhões e outros já podem assinar digitalmente a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e).

Desde que entrou em operação, em março deste ano, e até o último mês de agosto, foram realizadas mais de 36 mil vendas digitais. O Rio de Janeiro, cuja adesão aconteceu em junho, é o estado com mais transações: 12.416, seguido de Pernambuco (6.072), e do Rio Grande do Sul (4.272), que iniciaram o serviço ainda no final do primeiro trimestre.

Benefícios da venda digital

A funcionalidade da CDT permite que a pessoa que quer comprar e a pessoa que quer vender façam a comunicação da venda e assinem a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. Esse processo dispensa a necessidade de reconhecer firma ou realizar contrato em papel.

A transação conta com altíssimo nível de segurança, exigindo a autenticação com conta prata ou ouro na plataforma gov.br e também a biometria facial para a assinatura digital. O proprietário só precisa ir ao Detran, no final do processo, para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.

A tecnologia está disponível apenas para veículos com documentação emitida, por qualquer motivo, a partir de 4 de janeiro de 2021. Data a partir da qual o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído por uma versão digital, o ATPV-e. A disponibilidade da tecnologia depende da adesão de cada Detran. Os estados que já oferecem a Venda Digital são: AC, CE, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SE e SP.

Notícia anterioriPhone 14: Apple espera que 85% dos primeiros compradores optem por um modelo Pro
Próxima notíciaGoogle paga bilhões à Apple e Samsung para manter o domínio do mecanismo de busca