Google paga bilhões à Apple e Samsung para manter o domínio do mecanismo de busca

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O Google paga bilhões de dólares todos os anos à Apple, Samsung e outros gigantes das telecomunicações para manter ilegalmente seu lugar como o mecanismo de busca nº 1, disse o Departamento de Justiça dos EUA a um juiz federal na quinta-feira.


O advogado do Departamento de Justiça dos EUA, Kenneth Dintzer, não divulgou quanto o Google gasta para ser o mecanismo de busca padrão na maioria dos navegadores e em todos os telefones celulares dos EUA, mas descreveu os pagamentos como “números enormes”. 

“O Google investe bilhões em inadimplência, sabendo que as pessoas não vão mudá-los”, disse Dntzer ao juiz Amit Mehta durante uma audiência em Washington que marcou o primeiro grande confronto no caso e atraiu altos funcionários antitruste do DOJ e o procurador-geral de Nebraska entre os espectadores. . “Eles estão comprando exclusividade de default porque os defaults são muito importantes.

Os contratos do Google formam a base do processo antitruste histórico do DOJ, que alega que a empresa tentou manter seu monopólio de busca online violando as leis antitruste. Procuradores-gerais estaduais estão entrando com um processo antitruste paralelo contra o gigante das buscas, também pendente perante Mehta.

Um julgamento não deve começar formalmente até o ano que vem, mas a audiência de quinta-feira foi a primeira substantiva no caso – um tutorial de um dia inteiro onde cada lado expôs suas opiniões sobre os negócios do Google.

O processo antitruste do Google, aberto nos últimos dias do governo Trump, foi o primeiro grande esforço do governo federal para controlar o poder dos gigantes da tecnologia, que continua sob o presidente Joe Biden. A Casa Branca organizou na quinta-feira uma mesa redonda com especialistas para explorar os danos que as principais plataformas de tecnologia podem causar à economia e à saúde das crianças.

O advogado do Google, John Schmidtlein, disse que o DOJ e os estados não entendem o mercado e se concentram muito estreitamente em rivais menores dos mecanismos de busca, como Bing e  DuckDuckGo , da Microsoft Corp. Em vez disso, o Google enfrenta a concorrência de dezenas de outras empresas, disse ele, incluindo TikTok, da ByteDance Ltd., Meta Platforms Inc., Amazon.com Inc., Grubhub Inc. e sites adicionais onde os consumidores procuram informações.

“Você não precisa ir ao Google para comprar na Amazon. Você não precisa ir ao Google para comprar passagens aéreas na Expedia ”, disse. “O fato de o Google não enfrentar a mesma concorrência em todas as consultas não significa que a empresa não enfrente uma concorrência acirrada.”

Ter dados atualizados sobre as consultas de pesquisa do usuário é a chave para o sucesso de um mecanismo de pesquisa, concordaram os advogados do DOJ, dos estados e do Google. O Google controla o navegador mais popular, o Chrome, e o segundo sistema operacional móvel mais popular, o Android.

Em sua apresentação, Dintzer, do DOJ, concentrou-se na mecânica do mecanismo de busca do Google e em como seus contratos padrão cercaram rivais em potencial. No celular, o Google contrata a Apple, fabricantes de smartphones como Samsung e Motorola Solutions Inc., a maioria dos navegadores e as três operadoras de telecomunicações dos EUA – AT&T Inc., Verizon Communications Inc. e T-Mobile US Inc. – para garantir que seu mecanismo de busca esteja definido. como padrão e vem pré-instalado em novos telefones, disse Dntzer. O mecanismo de busca da Microsoft, Bing, é o padrão no navegador Edge da empresa e nos tablets Fire da Amazon, disse ele.

Os contratos do Google o tornam o “portal” pelo qual a maioria das pessoas encontra sites na internet, o que permitiu que os rivais ganhassem a escala necessária para desafiar seu mecanismo de busca, disse Dntzer.

“A exclusividade padrão permite que o Google negue sistematicamente os dados dos rivais”, disse ele.

Schmidtlein, do Google, disse que a empresa tem contratos com a Apple e navegadores como o Mozilla desde o início dos anos 2000. O DOJ e os estados não explicaram por que esses acordos agora são problemas, disse ele. Os acordos de compartilhamento de receita que o Google oferece aos navegadores são essenciais para empresas como a Mozilla Corp., disse ele, porque oferecem seus produtos aos usuários gratuitamente. 

“A razão pela qual eles fazem parceria com o Google não é porque eles precisavam; é porque eles querem”, disse Schmidtlein. A empresa “teve um sucesso extraordinário e estava fazendo algo incrivelmente valioso. A competição pelo mérito não é ilegal.”

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