DrumWave e IBM anunciam carteira para gerenciar e vender seus dados

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Que tal se você pudesse ter controle ao acesso aos seus dados e ainda ser remunerado por eles?


Com essa ideia na cabeça, a DrumWave (empresa especializada em avaliar, certificar e precificar informações) e a IBM lançam no último trimestre do ano no Brasil (sim, seremos os primeiros) a dWallet, uma carteira de dados gratuita que permitirá que pessoas e empresas decidam se (e como) querem dar acesso aos seus dados a outras pessoas ou empresas, sendo pagas por isso.

“Queremos capacitar os verdadeiros donos dos dados para que possam decidir o rumo de suas informações e gerar renda com essa operação”, explica Fernando Teles, presidente da DrumWave. A DrumWave faz parte da IBM Open Ventures, uma iniciativa no Brasil baseada em inovação aberta, com o objetivo de identificar e integrar scale-ups em sua jornada digital por meio de treinamento e implementação de automação, inteligência artificial e segurança, entre outros.

“Nossa relação com a DrumWave começou no nosso programa de inovação aberta, no qual identificamos empresas que estejam desenvolvendo novos modelos de negócios, tecnologias que causem disrupção”, explica Joaquim Campos, vice-presidente das áreas de dados e inteligência artificial da IBM na América Latina. Segundo o executivo, a parceria é estratégica porque está relacionada ao que é o core do negócio da IBM hoje: nuvem híbrida e inteligência artificial.

O objetivo com a plataforma é tornar mais fácil para todos confiar, gerenciar e explorar o valor dos seus dados, ação importante em um período em que se fala tanto em violação e uso indevido de informações. Todas as informações alimentadas na plataforma podem ser disponibilizadas a empresas de diversos setores, como varejo, financeiro, telecomunicações, entre outros, dando ao usuário o poder de centralizar em um só local os seus dados coletados por diferentes tipos de serviços digitais.

O usuário pode monetizar seus dados de diferentes formas, como receber uma compensação financeira na forma de cash ou descontos, investir seus dados e também comprar pagando com dados.

Vale lembrar que os dados desempenham um papel fundamental na tomada de melhores decisões, tornar os processos mais eficientes, reduzir custos e acelerar o tempo de lançamento no mercado, mantendo-o centrado no cliente.

Mas as pessoas e empresas precisam disso?

“As empresas são responsáveis pelo armazenamento dos dados, então estamos visitando empresas e propondo a certificação dessas informações”, explica Teles, presidente da DrumWave. E por que as empresas devem certificar os seus dados? O executivo cita o exemplo do processo que está sendo movido pelo FTC dos Estados Unidos contra uma empresa que comercializou os dados de localização dos celulares de clientes sem autorização.

“Isso acontece porque esse dado não está certificado. O que vamos mostrar para as empresas é que é importante a certificação porque como o dado por lei hoje é do consumidor, todos os consumidores podem ir às empresas e pedirem seus dados. Se este dado não estiver certificado nas empresas, elas terão um trabalho enorme para enviar essas informação. Quando ele está certificado, basta mandar esse certificado para o cliente”, afirma Teles.

No último trimestre deste ano, as pessoas vão receber gratuitamente uma carteira de dados dWallet, e essa carteira será populada com os certificados. Segundo a DrumWave, aí começa o movimento das pessoas pedirem às empresas para que mandem os certificados dos seus dados, porque elas sabem que esses dados têm valor e querem controle sobre esse valor.

De acordo com a empresa, com a carteira, o usuário poderá baixar, por exemplo, os dados da sua geolocalização certificada para o seu celular. Na hora que esse dado está certificado na carteira, só pode ser utilizado quando o proprietário autorizar. “As pessoas farão isso por privacidade, por entender que tem valor, por entender que agora querem ter o controle sobre os seus dados. E as pessoas vão começar a receber ofertas pelos seus certificados”, ressalta o executivo.

É importante lembrar que esse tipo de produto ainda não existe, nem no Brasil e nem no exterior. “Temos como base um sistema muito robusto de propriedade intelectual e mais de 30 patentes mundiais dessa plataforma. Nos aliamos à IBM para robustecer isso, garantir escala, presença global e segurança”, explica o executivo da DrumWave.

E como a Inteligência é usada nessa solução?

“Nenhum dado que é do consumidor ou da empresa passa a fazer parte da nossa infraestrutura ou da DrumWave”, explica Joaquim Campos, vice-presidente das áreas de dados e inteligência artificial IBM na América Latina. “Fazemos a catalogação e a organização dos dados que estão dentro da empresa e o host, para a certificação e toda a parte da gestão do ciclo de vida do dado, durante a vigência daquele certificado”, explica o executivo.

Para essas funções são usados o Watson Knowledge Catalog, que faz toda a parte da catalogação do dado, e o Cloud Pak for Data, responsável pela gestão de todo o ciclo de vida do dado do certificado digital.

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