Em SP, feira mostra novidades tecnológicas que facilitam a vida

0

Mobilidade é um grande desafio para o futuro, principalmente nos grandes centros; o tema ocupa grande espaço na feira.


Uma feira que vai até domingo (10) em São Paulo, está mostrando exemplos de como a ciência e a tecnologia seguem produzindo ideias para facilitar a vida das pessoas.

É claro que o carro daquele filme de viagem no tempo, não poderia faltar. Nem robôs jogando o esporte das multidões, ou tentando, pelo menos.

Tem equipamento também para equipes médicas visitarem pacientes, em hospitais, onde cirurgias também podem ser robóticas.

Existe todo um setor dedicado ao trabalho que, cada vez mais, vai ser feito a distância, em casa ou em espaços compartilhados. A ideia é eliminar ou reduzir os deslocamentos. A mobilidade é um grande desafio para o futuro, principalmente nos grandes centros. Não é à toa que ela ocupa um espaço enorme na feira, em todas as suas modalidades.

O tuk tuk já comum em certas partes do mundo. Patinetes, motonetas, carros elétricos. Soluções até para o transporte pesado.

Caminhão bem moderno mesmo, futurista, não tem mais espelho retrovisor. Só câmera e monitor. Dizem que melhora até a performance do veículo. Melhora a aerodinâmica. Por dentro tudo digital. Tem até tablet para o motorista. E do lado de fora, na frente, mais uma câmera com sensor. Segundo o fabricante, elimina a possibilidade de atropelamento. O caminhão para sozinho.

Novas tecnologias virão, inevitavelmente. E a humanidade precisa estar pronta para elas.

“Que tipo de seres humanos a gente está construindo para lidar com esse mundo digital?”, pergunta Flávio Tavares, fundador do Welcome Tomorrow”.

Não adianta brigar com a modernidade. Só aproveitar um mundo mais e mais com cara de videogame, virtual, até divertido. A gerente de compras Nayara Berto, relaxava curtindo dar trombadas num Fórmula 1.

“Ai, que vergonha, é muito difícil sem óculos, é impossível”, divertia-se ela.

Falando em barbeiragem, a feira tem até um simulador de capotamento. A experiência lá dentro deve ser bem educativa.

Notícia anteriorSamsung? “Tela infinita” do Mi Note 10 vem da mesma fornecedora do Mi Mix Alpha
Próxima notíciaAlunos de escola estadual usam sucata para construir carregador de celular movido a energia solar