Facebook Anuncia ‘Shops’ para Facebook e Instagram

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Depois de anos trabalhando ao redor do mundo, e tentando encontrar maneiras de dar um mergulho maior no eCommerce, a pandemia do COVID-19 finalmente deu ao Facebook o impulso necessário para dar o próximo passo importante.


Hoje, o Facebook lançou ‘ Shops‘ no Facebook e no Instagram.

Como explicado pelo Facebook:

“As lojas do Facebook facilitam a criação de uma única loja on-line para os clientes acessarem no Facebook e no Instagram. A criação de uma loja no Facebook é gratuita e simples. As empresas podem escolher os produtos que desejam exibir em seu catálogo e depois personalizar o aparência e aparência de sua loja com uma imagem de capa e cores de destaque que mostram sua marca. Isso significa que qualquer vendedor, independentemente do tamanho ou orçamento, pode colocar seus negócios on-line e se conectar com os clientes onde e quando for conveniente para eles “.

O processo funciona assim:

Em breve, o Facebook fornecerá às empresas elegíveis um link para uma nova plataforma ‘Shop Builder’, uma extensão de suas ferramentas existentes na Página do Facebook.
No Shop Builder, as empresas poderão fazer upload de suas listagens de produtos individualmente ou conectar-se ao fornecedor de comércio eletrônico existente para transmitir através de seu catálogo atual – o Facebook está trabalhando com Shopify, BigCommerce, WooCommerce, ChannelAdvisor, CedCommerce, Cafe24 , Tienda Nube e Feedonomics para facilitar esse processo.

Aqui está um exemplo de como o Shop Builder se parece atualmente:

O principal objetivo do Facebook será tornar esse processo o mais simples possível, a fim de maximizar a aceitação comercial da opção Lojas. A partir de uma única plataforma, as marcas poderão construir suas lojas no Facebook e no Instagram – mas não estarão disponíveis para todos imediatamente.

De acordo com o Facebook:

“A partir de hoje, iniciaremos uma implantação faseada de lojas para todas as empresas no mundo todo no Facebook e no Instagram Shopping. Começaremos com empresas elegíveis que usam as Lojas de perfis do Instagram e expandiremos o acesso nos próximos meses. As empresas qualificadas receberão um email quando a loja estiver pronta para começar a personalizar “.

Não há uma palavra definitiva sobre quando cada região e / ou empresa será capaz de acessar as Lojas, mas, como observado, o Facebook permitirá que os gerentes de páginas saibam, com o tempo, à medida que isso traz mais integração.

E esse é o único começo.

A fim de facilitar melhor a nova experiência de compra na plataforma, o Facebook também facilitará o envio de mensagens às empresas a partir de suas listagens de lojas, via WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct. E no futuro, os clientes também poderão visualizar a loja de uma empresa e fazer compras de dentro de um fluxo de mensagens. 

O Facebook está explorando mais maneiras de facilitar o comércio eletrônico via mensagem na Índia , que agora também busca expandir, e a conexão entre o novo processo e as mensagens do Shops facilitará que mais empresas adotem essa opção e se conectem a mais compradores em potencial em seus vários aplicativos.

Além disso, o Facebook também adiciona novas ferramentas de conexão de vídeo para facilitar ainda mais a atividade de comércio eletrônico:

“As pessoas usam vídeo ao vivo em nossos aplicativos para exibir produtos há anos, desde lojas de calçados anunciando novos tênis até influenciadores de beleza experimentando batons diferentes. Agora, estamos facilitando a compra de produtos em tempo real. Em breve, vendedores, marcas e criadores poderão etiquetar produtos de sua loja ou catálogo do Facebook antes de serem lançados, e esses produtos serão mostrados na parte inferior do vídeo para que as pessoas possam tocar facilmente para saber mais e comprar “.

O Facebook também está testando maneiras de conectar programas de fidelidade do cliente – e até mesmo ajudar pequenas e médias empresas a criar esquemas de fidelidade – dentro das novas opções de compras, oferecendo mais maneiras para as empresas estabelecerem uma conexão contínua com seus públicos.

O Facebook lançou um programa piloto desse novo processo com a Sephora em março, fornecendo outra maneira de conectar o perfil de dados existente de uma marca em seus clientes com sua identidade no Facebook – facilitando assim novas formas de incentivar as atividades de compras na plataforma, além de ajudar as empresas a direcionar melhor suas ofertas para cada pessoa.

Além disso, no Instagram, o Facebook também está adicionando uma nova seção ‘Shop’ ao Explore, aumentando a descoberta de produtos.

“Você pode se inspirar nas coleções da @shop, navegar pelas seleções de suas marcas e criadores favoritos, filtrar por categorias como beleza e casa e comprar os looks que você ama em um só lugar. E ainda este ano, adicionaremos um novo na barra de navegação para acessar a loja do Instagram com apenas um toque.”

Há muito o que captar aqui, e ainda não temos todos os detalhes, já que o Facebook ainda está finalizando seus planos e processos. Mas é seguro dizer que seus aplicativos do Facebook estão prestes a ficar muito mais acessíveis para compras – haverá muito mais opções de compra direta e muito mais marcas competindo por sua atenção nesses e em seus feeds de notícias.

E dado o aumento da atividade de comércio eletrônico, como resultado dos bloqueios do COVID-19, agora é realmente a hora de o Facebook dar o próximo grande impulso nesse sentido.

Como observado, o Facebook trabalha há anos para incorporar mais opções de compras. Em 2015, escrevi sobre como o Facebook tentava dar os próximos passos nas compras na plataforma com as introduções dos anúncios Canvas, botões ‘Comprar’ e um feed dedicado ao Shopping, acessível através da barra de funções inferior.

Várias mudanças de direção e estratégia atrasaram esse impulso ao longo do tempo, incluindo a iniciativa de bots do Messenger, a fusão de suas funções de mensagens, a integração do Instagram ao mix, o projeto de criptomoeda Libra – cada um desses elementos se vincula ao seu avanço mais amplo no comércio eletrônico, em de alguma forma, e toda vez que há um problema com um, isso é forçado a reconsiderar o Facebook como melhor abordar a opção.

Mas agora, realmente, é a hora. Como observado, o Facebook procura dar um empurrão maior em regiões como Índia e Indonésia com o Facebook Pay, o que facilitará mais o comércio on-platform, enquanto o aumento da atividade de comércio eletrônico como resultado dos bloqueios do COVID-19 provavelmente se tornará um longo tendência de mudança de comportamento a longo prazo.

De qualquer forma, as vendas de comércio eletrônico estão em constante crescimento há algum tempo, e os bloqueios apenas exacerbam a mudança mais ampla para as compras on-line. Quando os consumidores percebem a facilidade com que podem comprar em casa – o benefício de, digamos, fazer suas compras na despensa ou fazer uma compra rápida no momento, para que você não esqueça. Uma vez que os consumidores estão acostumados a essas opções, enraizados por meses com a necessidade de confiar nelas, muitos continuarão a utilizar esses mecanismos, em vez de simplesmente voltarem às suas rotinas regulares nas lojas.

E o Facebook, onde a maioria das pessoas já está ativa, pode se apoiar nisso.

Os principais elementos de benefício do Facebook são:  audiência, oferta e funcionalidade.

O Facebook tem audiência, com quase 3 bilhões de usuários ativos mensais em toda a sua ‘Família de Aplicativos’, e em breve terá a oferta, com o Shops. O passo chave e desafiador é a funcionalidade. O Facebook procurou maneiras alternativas de otimizar os pagamentos, via Libra e outros meios, e trabalhou para melhorar a funcionalidade de suas listagens do Marketplace, com o objetivo de incentivar a atividade de comércio eletrônico.

Se, de fato, as lojas do Facebook são fáceis de criar para as empresas e oferecem uma ótima experiência ao cliente, elas podem ser enormes e causar uma grande mudança no espaço de comércio on-line.

Continuando o que podemos ver, isso parece provável, o que terá implicações imediatas para as marcas, mas também impactos mais abrangentes no mercado on-line mais amplo.

Manteremos você atualizado sobre cada elemento, pois o Facebook fornece mais informações.

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