Inteligência artificial ajuda a detectar Alzheimer precocemente

0

Pesquisadores estão utilizando aprendizado de máquina e inteligência artificial para encontrar sinais sutis de Alzheimer em estágios iniciais. Dessa forma, eles ajudam médicos a diagnosticar a doença neurodegenerativa antes do declínio cognitivo se tornar acentuado.


Um novo estudo da University College London usou realidade virtual e análise de IA. O estudo identificou dificuldades específicas de navegação espacial em pessoas com Alzheimer leve. Essas dificuldades não foram observadas em idosos saudáveis.

Os testes criados pelos pesquisadores podem ser facilmente integrados em ambientes clínicos. Eles são rápidos e abrangentes para coletar dados. Dessa forma, conseguem um diagnóstico confiável de forma eficiente.

O diagnóstico precoce do Alzheimer é crucial. Ele permite o início do tratamento antes da piora dos sintomas. Novos medicamentos específicos para a doença estão sendo lançados. Isso torna a detecção precoce ainda mais importante. As avaliações cognitivas continuam sendo necessárias. Elas ajudam a determinar o início das primeiras deficiências cognitivas.

Os testes de navegação espacial criados pelos pesquisadores do Reino Unido têm potencial. Eles podem se tornar uma nova ferramenta de diagnóstico do Alzheimer. Não dependem de idioma ou educação formal. Visam oferecer uma solução prática e escalável para a detecção precoce em ambientes clínicos.

Notícia anteriorSTF escolhe empresas para desenvolver protótipos de IA de resumo de processos
Próxima notíciaStartup brasileira vence concurso na Web Summit e visa modernizar o Judiciário