iOS 14.5 é liberado com desbloqueio pelo Apple Watch; iPadOS 14.5 vem com Scribble em português

0

Após oito versões beta e uma Release Candidate, finalmente as versões finais do iOS 14.5 e do iPadOS 14.5 estão entre nós.


 

No geral, versões “.x” não rendem tantos holofotes nem merecem destaques tão grandes, mas essa não é uma versão “.x” qualquer: como vocês provavelmente viram nos meses que se passaram, tratam-se de atualizações bem generosas para ambos os sistemas (especialmente o iOS), com uma série de novidades em termos de recursos, funcionamento e privacidade.

Desbloquear o iPhone com o Apple Watch

São muitas novidades — muuuitas mesmo! A mais relevante delas, sem dúvidas, é a possibilidade de desbloquear iPhones (com Face ID) com o Apple Watch ao utilizar uma máscara — algo fundamental em temos de pandemia.

Transparência do Rastreamento de Apps

Outra que gerou bastante polêmica é a chegada do sistema antirrastreamento chamado pela Apple de App Tracking Transparency (ou ATT), o qual permitirá que usuários escolham se querem ou não compartilhar informações com aplicativos como Facebook e companhia.

Ainda no quesito segurança, a Apple não mais enviará IPs de usuários para o Google no novo sistema e implementou proteção extra contra ataques remotos.

Música e Podcasts

No segmento musical, a Siri agora está um pouco mais inteligente e aprende qual é o seu tocador preferido ao pedir uma música, e você pode compartilhar letras das faixas pelo iMessage ou pelo Instagram.

A Apple também implementou atalhos (gesto de deslizar da esquerda para a direta em cima de uma música) para você adicioná-la à fila de reprodução e terá listas de músicas mais ouvidas por cidade (os chamados “City Charts”).

O aplicativo Podcasts ganhou uma repaginada por conta das mudanças anunciadas, que envolvem a possibilidade de um criador cobrarem pelos seus programas.

Mapas e Lembretes

No Mapas, é possível relatar acidentes e eles também poderão informar quando houver aglomeração em algum local; já no Lembretes, a Maçã agora nos deixa ordená-los como preferimos e imprimir listas à distância.

A interface de compartilhamento de rotas no CarPlay também foi melhorada.

Emojis

Você gosta de emojis? Então se prepare, pois o iOS/iPadOS 14.5 traz 217 novos deles.

No iPad, aliás, agora é possível fazer uma busca entre eles — algo que já estava disponível no iPhone desde o lançamento do iOS 14.

Scribble

E já que estamos falando de iPadOS, a Apple finalmente implementou uma tela de boot decente quando o iPad está na horizontal (agora, a maçã fica na orientação correta também quando você liga o iPad dessa forma).

E, não menos importante, o recurso de escrita à mão Scribble — que só funcionava em inglês e chinês — ganhou suporte ao português junto ao alemão, ao espanhol, ao francês e ao italiano.

Saúde da Bateria

O iOS 14.5 recalibra o sistema de saúde da bateria de iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max, ou seja, a Apple reconheceu que havia uma falha na contagem desses modelos.

Tradutor

O aplicativo Tradutor, agora, conta com a opção de reproduzir a palavra/frase traduzida em velocidades diferentes (seja para mais ou para menos) — ótimo para quem tem dúvida de uma pronúncia e quer escutar a Siri falando lentamente para entender tudo.

Buscar

No app Buscar, a novidade é a chegada do suporte aos fones Powerbeats Pro — além de, é claro, ao rastreador AirTag.

Siri

A Siri, por sua vez, deixa de ter a voz feminina como padrão (nos Estados Unidos, inicialmente) e se torna mais diversificada. Agora, também podemos atender ligações com a Siri usando fones de ouvido.

Apple News

O Apple News continua indisponível no Brasil, mas ele também ganhou novidades como um feed redesenhado no News+ pelo qual usuários podem encontrar, baixar e gerenciar rapidamente edições de revistas e jornais. Além disso, a experiência de pesquisa foi renovada para ajudar a encontrar tópicos, canais e histórias relevantes.

Bugs

A Apple corrigiu alguns bugs que estavam incomodando usuários, como brilho reduzido, tela esverdeada e tela piscando em alguns cenários de uso — aparentemente, quando o Modo Escuro está ativado.

E muito mais!

Tudo indica que desenvolvedores ganharam uma nova forma de anunciar suas criações na App Store (o anúncio aparecerá na aba “Buscar” da loja).

Também temos melhorias importantes como suporte ao 5G no modo Dual SIM, AirPlay 2 no Apple Fitness+, compatibilidade com joysticks dos mais novos consoles da Microsoft (Xbox Series X e S) da Sony (PlayStation 5), entre outros.

Notícia anteriorSamsung começa a liberar Android 11 em atualização ao Galaxy A01
Próxima notíciaWhatsApp: mensagens que se autodestroem em 24 horas estão a caminho