Marcas que anunciam no Facebook estão perdendo seus clientes

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O número médio de engajamento com postagens do Facebook criadas por marcas e editores diminuiu mais de 20% desde janeiro de 2017.


Analisamos mais de 880 milhões de postagens publicadas por marcas e editores no ano passado. Nesta amostra, o número médio de engajamento caiu de 340 para 264 nos primeiros seis meses do ano, conforme mostrado no gráfico abaixo.

A maior queda no envolvimento foi com postagens de imagens e posts. De acordo com os dados de vídeos, esses sofreram a menor queda no engajamento e agora ganham o dobro do nível de engajamento de outros formatos de postagem em média. O gráfico abaixo mostra envolvimento médio por tipo de publicação em junho de 2017.

Por que o envolvimento dos usuários do Facebook está diminuindo?

Nossos dados de pesquisa incluem envolvimento para todas as postagens, incluindo aqueles apoiados por promoção paga. Há uma série de explicações possíveis para esse declínio do nível de engajamento.

  1. Uma possível interpretação é que as marcas e os editores gastaram menos nos anúncios pagos ao longo do ano, resultando em menos exposição e engajamento. No entanto, as pesquisas mostram que marcas e editores gastaram mais nos anúncios pagos.
  2. Uma explicação mais provável é que o alcance orgânico do Facebook diminuiu significativamente e os aumentos nos anúncios pagos não permitiram às marcas e editores manter seus níveis de participação no Facebook.

A segunda explicação também é mais provável, pois o próprio Facebook reconhece que o alcance orgânico está em declínio. Eles dizem que isso é por dois motivos principais:

  1. Mais conteúdo. O Facebook diz que agora há em média 1.500 histórias que podem aparecer no feed de uma pessoa. Portanto, a concorrência está aumentando e nem tudo pode ser mostrado.
  2. A empresa também vem fazendo mudanças no algoritmo que decide qual conteúdo exibir os usuários. O Facebook diz que olha milhares de fatores para decidir quais histórias exibir na tentativa de mostrar aos usuários o conteúdo mais relevante. O Facebook também fez uma série de mudanças no algoritmo de feed, por exemplo, para rebaixar conteúdo de qualidade inferior e manchetes sensacionalistas que buscam atenção do leitor.
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