Comecei o marketing de conteúdo nos primeiros dias do meu negócio. Tão cedo que quando conheci o fundador do WordPress, ele tinha levantado US $ 1,1 milhão para o WordPress. Neil Patel.

Avanço rápido para hoje e WordPress vale mais de um bilhão de dólares.

Da mesma forma, quando comecei com marketing de conteúdo, havia menos de 30 milhões de blogs que existiam e agora há mais de um bilhão.

Em outras palavras, as coisas mudaram drasticamente e agora é o que é mais competitivo.

Estamos em um ponto em que você já sabe que precisa aproveitar o marketing de conteúdo. Mas em quais áreas de marketing de conteúdo você deve se concentrar?

Quantos posts você precisa escrever? Quais são as melhores formas de rentabilizar o seu tráfego?

Como você pode garantir que o que você está fazendo funcionará no futuro?

Para lançar alguma luz sobre a direção do marketing de conteúdo, reuni dados de 183 empresas que estão aproveitando o marketing de conteúdo. Cada empresa fatura pelo menos 5 milhões de dólares por ano e gera menos de 1,9 bilhão de dólares por ano.

Essas empresas estão em todos os diferentes setores, de B2B a B2C, e fazem parte de todos os principais setores lá fora. Mais importante, eles têm aproveitado o marketing de conteúdo há pelo menos 8 anos.

Agora, eu sei que muitos de vocês não têm uma empresa que gere pelo menos 5 milhões de dólares por ano, mas as estatísticas e dados que mostrarei ainda são relevantes para o seu blog.

Então, vamos nos aprofundar nas estatísticas para ver para onde o marketing de conteúdo está indo.

Espere menos tráfego de sites sociais

O que você acha que aconteceu com as ações sociais ao longo do tempo?

Número médio de compartilhamentos por posts

Como você provavelmente adivinhou, os compartilhamentos sociais caíram porque os algoritmos (como no Facebook) realmente limitam o alcance orgânico.

Nos primeiros dias, as pessoas viram grandes elevações em sua contagem de compartilhamentos sociais devido ao fato de que esses sites sociais ainda estavam crescendo em popularidade. Mas uma vez que o crescimento deles desacelerou, o mesmo aconteceu com o número de vezes que as partes geraram cada parte do conteúdo.

Se você está se perguntando por que pensar assim … quando as pessoas compartilham conteúdo em sites sociais, isso tira os usuários da plataforma. Mantendo as pessoas no Facebook por mais tempo (ou qualquer outra plataforma social), elas ganham mais dinheiro quando as pessoas clicam nos anúncios.

Se você está esperando para crescer seu blog através da web social, pense novamente. Está lentamente dirigindo menos e menos tráfego a cada ano e você deve esperar que piore.

Você precisa adotar uma abordagem omnichannel, mas focar na pesquisa

Você consegue adivinhar qual é o canal de tráfego mais popular para um blog?

SEO representou 51% do tráfego do blog e, para surpresa, a mídia social foi o 5º canal mais popular.

Mas o que foi surpreendente é que o tráfego de referência estava em 3º lugar em 11% e o e-mail estava em 9%.

Em vez de se concentrar apenas no link building para impulsionar seus rankings, você deve se concentrar no link building para aumentar seu tráfego de referência. Em essência, você pode obter mais retorno para seu investimento, aumentando duas maneiras diferentes de direcionar o tráfego com uma estratégia.

Seja guest posting ou gerando PR, você deve tentar obter o máximo de tráfego de referência possível, pois isso cria um tráfego estável que não é muito afetado pelas atualizações de algoritmo.

Quanto ao e-mail, você pode pensar que está morto, mas está vivo e forte. Lembre-se, todos que trabalham no mundo corporativo ainda usam e-mail.

Não tenha vergonha de coletar e-mails. Você pode usar ferramentas como o Hello Bar para fazer isso com facilidade.

Agora voltando para SEO por um momento… aqui está porque você tem que blogar.

Como você pode ver no gráfico acima, o Google mudou continuamente de páginas da Web de classificação para aumentar o conteúdo ao longo do tempo. E não parece que a tendência está parando tão cedo.

Os blogs geram, em média, de 60 a 62% do tráfego de pesquisa de um site. Claro, vai ser diferente para a Amazônia do mundo, mas vocês não são eles … e nem eu.

SEO também está ficando mais competitivo porque há mais blogs surgindo e as pessoas estão criando toneladas de conteúdo. Mas você não tem escolha a não ser fazer o mesmo se quiser continuar.

Você precisa criar uma equipe de marketing de conteúdo…

Bem, olhe só desta maneira…

Em média, as empresas de médio porte agora têm pelo menos dois funcionários em tempo integral gerenciando seu blog. É porque eles sabem que o marketing de conteúdo não está indo a lugar algum sem colocar um esforço real e você precisa levar a sério se quiser crescer rapidamente.

E além de ter funcionários dedicados, a empresa média de porte médio tem um pouco mais de 10 contratados trabalhando em seu blog.

Agora, eu não quero que você fique assustado com esse número, já que muitos desses empreiteiros estão escrevendo conteúdo. Eles não estão trabalhando em tempo integral … é tão simples como alguns deles escrevendo apenas um punhado de conteúdo por mês.

Ou pode ser tão simples quanto ajudar a produzir conteúdo de vídeo ou criar infográficos.

Com o seu blog, você deve considerar a contratação de mais empreiteiros como escritores, em vez de contratar funcionários em tempo integral, pois é mais barato.

Também é mais eficiente ter empreiteiros, pois você pode aumentar ou diminuir a escala mais rapidamente. Além disso, você descobrirá que economizará dinheiro a longo prazo, já que empreiteiros e consultores tendem a ser mais baratos do que os funcionários em tempo integral.

Você precisa escrever em média 5,7 artigos por semana

Dos 183 blogs com os quais conversamos, eles publicam 22,8 conteúdos por mês em média.

E você consegue adivinhar quanto tempo cada um deles é?

Bem, eles dizem que se você quiser classificar na página 1, você precisa escrever um conteúdo de 1.890 palavras .

A maioria dos blogs que analisamos e conversamos seguiu um tema comum … com o passar do tempo, eles começaram a escrever posts mais longos.

Eles agora estão em média 2.118 palavras por post. Em 2016, esse número chegou a 2.381 palavras porque as pessoas começaram a produzir guias detalhados, o que fez com que esse número aumentasse.

Mas o que eles descobriram ao longo do tempo é que escrever conteúdo que é muito profundo, como guias, não garante necessariamente classificações mais altas.

Para se ter uma idéia, anos atrás eu escrevi um guia de 30.000 palavras sobre SEO. Você consegue adivinhar em qual página ele se classifica para o termo SEO?

Está classificado na página 2.

Em outras palavras, é melhor criar mais conteúdo do que criar uma postagem de blog super longa.

Pense no seu conteúdo como anzóis de pesca. Se você tiver mais anzóis, há uma chance maior de pegar um peixe.

O mesmo acontece com os blogs, quanto mais conteúdo você cria (supondo que seja de alta qualidade), maior a chance de atrair mais visitantes.

Pense no seu blog como um funil.

No topo do funil, você quer atrair o maior número de pessoas possível. Quanto mais pessoas você atrair, mais receita você acabará gerando.

Como você pode ver no gráfico acima, 24% dos clientes descobriram pela primeira vez sobre a empresa por meio de seu blog.

Agora, isso não significa que eles se converteram em clientes quando chegaram ao blog pela primeira vez. Mais ainda, eles aprenderam sobre a empresa primeiro através de seu blog.

Não só os motores de busca amam blogs, como as pessoas. E a tendência está aumentando continuamente ao longo do tempo.

Os leitores do blog aumentarão sua taxa de conversão

Quando alguém lê seu blog, ele gera confiança e faz com que sua taxa de conversão aumente.

O gráfico acima mostra como alguém que lê seu blog tem 74% mais chances de converter em um cliente em comparação com alguém que não leu seu blog.

A publicidade só está ficando mais cara a cada ano. Ao blogar com mais frequência, você pode aumentar suas taxas de conversão.

Mas não espere que as pessoas se convertam imediatamente quando lerem o seu blog.

O número médio de vezes que alguém precisa voltar ao seu blog antes de converter é 3,15 vezes e eles tendem a converter em um período de duas semanas.

Agora, você também descobrirá que, à medida que você cria conteúdo, as pessoas não apenas abrem suas carteiras e dão seu dinheiro. Você precisa empurrá-los para converter.

A tendência que vimos é que os blogs estão aproveitando mais métodos do que nunca para converter visitantes em clientes.

E-mail marketing é o principal método que os blogueiros estão usando, o que não é uma surpresa. Mas o método número 2 é o remarketing.

Quando investiguei, essas empresas gastam, em média, US $ 51.409 por mês em anúncios pagos. E todos os anos eles viram seus custos de anúncios aumentarem drasticamente. Mas o que ajudou a reduzir o CPA combinado é o remarketing de todos os leitores do blog.

Nos próximos anos, o remarketing ultrapassará o e-mail como a principal forma pela qual as empresas estão convertendo os leitores em clientes.

Você desejará aproveitar esse canal, além de ser muito mais acessível do que os anúncios de pesquisa.

Oportunidades de crescimento estão fora dos Estados Unidos

De quais países você acha que a maioria dos leitores de blogs vem? Você provavelmente vai adivinhar os Estados Unidos ou outros países nativos de língua inglesa.

Isso costumava ser assim há 10 anos, mas as coisas mudaram.

Em um ponto foi 91%, mas agora caiu para 53%. Isso também criou uma tendência em que as empresas agora estão traduzindo seu conteúdo para diferentes idiomas.

Demorou um pouco para que as empresas adotassem o conceito de globalização com seu marketing digital, mas agora está se recuperando rapidamente.

Eu pude acompanhar a tendência antes da maioria das pessoas porque fui pressionado a fazer isso por um funcionário do Google. Foi o melhor conselho de marketing e parece ser verdade para praticamente todos os blogueiros por aí.

Como você pode ver no gráfico acima, os maiores provedores de tráfego que os profissionais de marketing estão recebendo atualmente são da tradução de seu conteúdo para vários idiomas.

O segundo maior ganho está vindo da atualização de conteúdo antigo. O marketing de conteúdo não é mais um jogo de gerar centenas de artigos por mês. Se você quiser continuar bem, precisa manter e manter seu conteúdo antigo atualizado.

Ao criar sua equipe de marketing de conteúdo, concentre 50% de seus esforços na atualização de conteúdo antigo.

Mover o WordPress

A última grande tendência é que o WordPress não é o único player de conteúdo atualmente. Se você for escrever uma postagem no blog, também pode obter o máximo de tráfego colocando-o em todos os lugares.

Medium e Tumblr também são ótimos para o conteúdo. Lembre-se, o Google não penaliza por conteúdo duplicado . Não há nada de errado em colocar conteúdo em seu blog e publicá-lo no Medium e no Tumblr uma semana depois.

Você pode fazer o mesmo com os compartilhamentos sociais … além de compartilhar seu conteúdo no Facebook, você pode publicar sua postagem toda uma semana depois no Facebook.

E se você estiver criando conteúdo de vídeo e áudio, poderá enviá-los para o Facebook, LinkedIn, YouTube, Instagram e qualquer outra plataforma que os aceite.

Você verá um enorme crescimento em conteúdo de vídeo e áudio nos próximos anos.

Facebook, YouTube e todas as grandes plataformas querem sua fatia do mercado de televisão.

Por causa disso, seus algoritmos estão agindo de forma mais favorável aos tipos de conteúdo que mantêm as pessoas em sua plataforma e engajadas por horas… portanto, você precisa expandir fora apenas do conteúdo baseado em texto .

É também por isso que eu sou grande no YouTube agora. Ele diversifica suas origens de tráfego caso você seja atingido por uma alteração no algoritmo do Google .

Conclusão

Se você vai tirar uma coisa dos gráficos acima, você precisa se concentrar em traduzir seu conteúdo para outros idiomas, pois não é tão competitivo.

Além disso, você precisa se concentrar na criação de conteúdo baseado em vídeo e áudio. Os vídeos já começaram a decolar, o podcast não está lá ainda, mas acontecerá nos próximos anos.

Eu também diria para o blog, mas você provavelmente já tem um. 😉

Quais outras tendências de marketing de conteúdo você percebeu?

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