Serviços do governo no mundo digital são seguros?

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Não basta prestar serviço no mundo digital, é preciso garantir a segurança dessas entregas pelo Governo.


Representantes do Governo da área de TI do Legislativo, Executivo e Judiciário reuniram-se para trocar experiências e ideias sobre Segurança Cibernética para o Setor Público.

Falar de segurança da informação hoje é falar sobre tudo que abrange o assunto em termos de produtos, soluções, ambientes, infraestrutura, enfim, é um termo que permeia toda a TI. Diante desse desafio, o Serpro reuniu em sua sede, representantes da área de Tecnologia da Informação do Legislativo, Executivo e Judiciário para trocar experiências e ideias sobre Segurança Cibernética para o Setor Público.

“O Serpro acredita que essa experiência é bastante proveitosa, pois é no decorrer das discussões que fica evidente que quando se trata de segurança da informação, os problemas e os desafios são os mesmos enfrentados por todos quando se deseja realizar uma verdadeira transformação digital. A partir daí, o diálogo flui entre as partes e fica mais fácil discutir o grau de preocupação de cada um, o estágio de maturidade em que se encontram, o quanto é necessário rever seus processos e, junto com especialistas, elevar o seu nível de segurança. A empresa, assim, está cumprindo o seu papel de ser o facilitador desse entendimento”, ressaltou o diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero, idealizador do evento.

O presidente do Serpro, Gileno Barreto, destacou que a empresa vem intensificando o seu trabalho de segurança da informação desde 2019. “Evoluímos e idealizamos o Centro de Operações de Segurança (SOC), que hoje pensa e define, de forma centralizada, como serão as nossas políticas, como serão definidas as ferramentas que utilizamos, as técnicas, metodologias e, na nossa opinião, demos um salto de qualidade. Agora, podemos disponibilizar esse know-how para toda a administração pública”, disse.

Secretaria de Governo Digital

Para um prestador de serviço público de TI, a segurança da informação é um desafio constante. O cidadão, por exemplo, somente embarca na jornada digital se houver segurança. “Essa segurança é um dos pilares da estratégia da Secretaria de Governo Digital. Em TI, é cada vez mais desafiador manter quadros de especialistas e, diante disso, é importante contar com fornecedores qualificados”, destacou o seu titular, Fernando Coelho Mitkiewicz.

“O Serpro é uma potência nesta área para acelerar as medidas de camada de segurança. Quando a secretaria faz recomendações para os órgãos, faz avaliação positiva sobre a plataforma GovShield, do Serpro, como medida de implementação rápida e relativamente barata, como uma das frentes para a implantação da segurança”, acrescentou.

“Em TI, é cada vez mais desafiador manter quadros de especialistas e, diante disso, é importante contar com fornecedores qualificados” Fernando Mitkiewicz

Ampliar parcerias

O Serpro trabalha com o Poder Executivo de uma forma muito atuante. “A ideia desse evento é reunir os outros poderes para criarmos parcerias, pois entendemos que somos um corpo único e, por isso, precisamos estar juntos para oferecer a segurança para os cidadãos. A empesa dispõe de portfólio amplo de soluções de segurança da informação, um desdobramento de tudo que a empresa faz para os sistemas internos. Hoje vamos mostrar para os presentes os nossos sistemas modelo para proteger o cidadão: SerproCloud, GovShield, Infovia, acesso Gov.br e outros”, informou o gerente da Diretoria de Operações Ismael Tedesco.

Troca de experiências

“Recebi este convite para participar desse painel com muita alegria, porque falar sobre segurança da informação, num momento mundial que é tão requisitada, é fundamental. Vir aqui para debater e ouvir sobre a experiência do Serpro e demais órgãos públicos é fundamental, porque ficar preso no gabinete não é mais atitude exigida nos tempos atuais. A segurança da informação ganhou outra relevância, ganhou corpo sozinha, é muito mais que um aspecto de TI, agora é da responsabilidade de todos os gestores envolvidos na área”, ressaltou o diretor de TI do Prodasen, Senado Federal, Alessandro Albuquerque.

Momento de transição

Estamos passando por um momento de transição para a transformação digital na administração pública, de um modo geral, e isso envolve também os tribunais. “Discutir segurança é essencial, porque não basta somente prestar serviços no mundo digital, é preciso ter a garantia de que esses serviços sejam prestados de forma segura. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem uma parceria com o Serpro na identificação nacional e, agora, ampliamos a parceria com a implantação de um centro de monitoramento de cibersegurança”, destacou o diretor de TI do Tribunal Superior Eleitoral, juiz Sandro Vieira.

Para o diretor de TI, do Tribunal de Contas da União, Eduardo Ferreira, “este evento é oportuno, e o TCU está presente neste painel a fim de compartilhar informações e experiências com os demais órgãos públicos para avançarmos na prestação dos serviços públicos digitais eficazes e seguros”.

Segurança de TI no setor público

O Serpro oferece soluções de segurança para o governo de forma simplificada, sem burocracia e com a agilidade que todo órgão precisa. Acesse a página de Segurança da Informação dentro da Loja Serpro e conheça todas as soluções e pacotes disponibilizados.

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